Na primeira parte do nosso guia (Passo 1: como decidir o que vender), você viu algumas dicas para escolher um nicho lucrativo para começar o seu próprio e-commerce.

Agora que você já decidiu exatamente o que irá vender em sua loja virtual, é hora de escolher os seus fornecedores online.

Vamos aprender hoje algumas dicas de como escolher um fornecedor para o seu negócio e garantir a tranquilidade no abastecimento do seu estoque! Confira:

 

Pesquise ao máximo

Seu primeiro passo será levantar uma lista com o máximo de fornecedores online na sua área de atuação. Procure em listas, catálogos e fale com lojistas de ramos afins. É importante ter diversas opções para comparar antes de fazer uma escolha.

Não ter uma alternativa para determinado produto significa ficar na mão daquela empresa. Se, por exemplo, os preços sobem, você não tem alternativa além de aceitar, sacrificando sua margem ou elevando seu preço final.

Procure manter uma lista sempre atualizada, com o máximo de fornecedores, mesmo sabendo que você não irá fazer negócios com todos eles no início.

 

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Saia da internet

Quando falamos em pesquisar, a primeira imagem que vem à mente da maioria dos empreendedores é sentar no computador e abrir o Google! Você deve usar ao máximo as ferramentas à sua disposição online, mas ater-se apenas a elas é uma armadilha.

  • Frequente feiras e eventos relacionados ao seu negócio;
  • Faça visitas à fábricas, associações comerciais e centros de produção da sua região;
  • Converse com as pessoas que trabalham na sua área, inclusive com os seus concorrentes, quando possível.

Uma rede de contatos pode lhe fazer indicações e recomendações valiosas. Além disso, nem todas as pessoas fazem negócios online ainda. Se restringir à internet pode lhe privar de parcerias valiosas.

 

Preço não é tudo

Você deve, antes de começar qualquer negociação, saber o preço de um mesmo item em pelo menos 3 fornecedores online diferentes.

É necessário ter uma base realista para o começo de qualquer negociação.

Entretanto, a sua decisão final não deve ser baseada apenas no preço mais baixo, Desconfie de quem oferece preços muito abaixo do mercado. Muitas vezes são mercadorias negociadas sem nota fiscal, de qualidade inferior ou mesmo fruto de roubo e descaminho.

Além dos problemas legais, lidar com este tipo de produto mancha a reputação do seu negócio.

Outro fator determinante é a forma de pagamento que cada fornecedor online oferece.

Por exemplo, pode ser vantajoso pagar um pouco mais caro em um item quando a oferta de prazo é maior.

Examine com detalhe quais os juros cobrados em parcelamentos e quais são os prazos, além da oferta de descontos para pagamentos à vista.

 

Entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente, você sabe definir qual a melhor opção para sua loja virtual? Veja alguns meios de pagamento aqui!

 

Se informe sobre o histórico do fornecedor online

Antes de fechar negócio, sobretudo em compras maiores, procure saber qual é o histórico anterior deste fornecedor no mercado.

Peça ao representante de vendas que indique clientes mais antigos para que você entre em contato.

Pergunte sobre a regularidade nas entregas, cumprimento de prazos e como eles se comportaram em casos onde houveram problemas.

Pesquise junto à quaisquer agências reguladoras da sua área se são distribuidores autorizados e se não têm impedimentos legais ou problemas pendentes na justiça.

Na impossibilidade de levantar informações mais detalhadas, faça compras menores no começo, mesmo que fique um pouco mais caro. É melhor que ver um investimento significativo ser perdido em produtos não entregues!

A escolha do seus fornecedores online é importante para que seu negócio consiga manter a competitividade, tanto em seus preços como em seus prazos.

Um fornecedor não deve ser apenas um prestador de serviço para a sua empresa. Deve ser um parceiro, que mantenha boas relações e tenha interesse em ver sua loja online crescer. Afinal, seu lucro é dele também.

 

A localização do fornecedor

A localização é sem dúvidas um fator importante a ser considerado, já que tem grande influência sobre a logística.

Portanto, para que você tenha sucesso em escolher fornecedores online, considerar a distância entre eles e sua empresa é essencial antes de fechar negócio.

Examine se fornecedores online distantes ou de outras cidades podem prejudicar o seu estoque. Não se esqueça que a localização deles também é capaz de aumentar os custos e gerar mais gastos do que o necessário.

É recomendado que você também verifique a disponibilidade de entrega dos fornecedores, é essencial que sua empresa não fique desamparada. Caso seja necessário realizar um pedido com urgência ou com prazos menores.

Alguns gateways oferecem vários pontos de entrega, o que é muito interessante para baixar o preço do frete.

 

 

Flexibilidade

Esta é sem dúvidas uma qualidade essencial no mundo dos negócios. Pois, tudo pode acontecer com sua marca. As vendas podem se multiplicar de uma hora para outra ou então o contrário.

É muito importante ter fornecedores online capazes de acompanhar esta mudança, com aptidão e condições mais maleáveis.

Poucos empresários prestam a atenção necessária para este ponto e acabam fechando contratos muito inflexíveis, levando em consideração apenas a capacidade de venda atual.

Portanto, olhe sempre para o futuro. Tire quaisquer dúvidas que tiver antes de assinar o contrato.

Nesse artigo nós demos dicas valiosas sobre como escolher um fornecedor para o seu negócio. Com estas orientações você escolherá de forma mais assertiva os seus fornecedores online e começará suas vendas com o pé direito.

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