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Um conjunto de funcionalidades de comunicação em um único aplicativo é como podemos descrever o WhatsApp. E toda essa praticidade se adaptou para também atender a demanda de contato entre empresa e cliente. 

 

A vantagem de ter conhecimento sobre como usar o WhatsApp Business é utilizar o aplicativo para trabalhar em casa e alavancar vendas.

 

Ficou mais fácil usar o WhatsApp como ferramenta para trabalhar em casa pois foi lançada a extensão WhatsApp Business, especialmente como um novo canal de comunicação corporativa.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma aplicativo gratuito disponível para Android e IOs para atender a pequenos negócios, ajudando-os a se expandir. Esse app ajuda aos empresários a interagir de modo fácil, prático e até automático com seus clientes, com muitas ferramentas de automatização, de forma a oferecer suporte ao cliente de forma muito mais rápida; e organização, possibilitando a categorização e classificação dos consumidores.

  

Se você tem um loja, e principalmente, uma loja virtual, O WhatsApp Business com certeza será muito útil para o dia a dia do seu negócio. Também pode trazer mais profissionalismo, uma vez que esse aplicativo possibilita a criação de um perfil comercial, onde você pode exibir informações importantes, como o endereço, o email e o site da empresa. Além de incluir estatísticas sobre quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.

 

Caso queira, você pode continuar usando o WhatsApp Messenger e baixar o WhatsApp Business no seu celular. Mas, é recomendado que você separe os números de telefone pessoais e comerciais para poder trabalhar em casa de modo mais profissional.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Além de todos os recursos do WhatsApp Messenger, o WhatsApp Business também conta com:

Possibilidade de criar um Perfil Comercial

A sua empresa pode disponibilizar no perfil do WhatsApp informações importantes, como o link para o site ou loja virtual, a localização da loja física, informações de contato, endereço de e-mail e até horário de funcionamento para trabalhar em casa.

Mensagens automáticas

É uma ferramenta de mensagens para negócios que fornece um meio de comunicação mais eficiente com os clientes, as mensagens automáticas podem ser de ausência, que indica quando você não está online no momento, quando o negócio não está no horário de funcionamento ou para saudar um consumidor que entrou em contato com a sua empresa pela primeira vez. 

Respostas rápidas

Elas possibilitam salvar e reutilizar mensagens enviadas com frequência para responder a perguntas comuns de maneira rápida, prática e eficiente ao trabalhar em casa.

Etiquetas

Organize e categorize seus contatos ou conversas com etiquetas para gerenciá-los e encontrá-los novamente com facilidade, economizando muito o seu tempo.

Utilização de número fixo

Com o WhatsApp Business é possível usar o número de telefone fixo, e seus clientes podem enviar mensagens para este número.

 

Outra possibilidade é utilizar um aparelho celular especificamente para uso profissional. Assim é possível reduzir os riscos de engano de envio de mensagem e será mais fácil deixar claro qual o período de funcionamento do seu negócio mesmo ao trabalhar em casa, sem comprometer suas relações pessoais.

 

Se deseja saber como usar o WhatsApp Business e muito mais, leia nosso post: “Tudo o que você precisa saber sobre o WhatsApp Business”!

 

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Dicas para usar o WhatsApp Business para trabalhar em casa

Defina objetivos

Toda mídia da sua empresa deve ter um objetivo, inclusive o WhatsApp. Para usar o WhatsApp Business para trabalhar em casa preciso determinar como será a abordagem da empresa pelo aplicativo, o que poderá ser solucionado e definir o objetivo do aplicativo para o negócio.

 

Se o objetivo é aumentar as vendas é necessário determinar quais as estratégias serão utilizadas e quais serão as metas a atingir. A oportunidade de como ganhar dinheiro com o WhatsApp Business depende do objetivo que se espera com sua aplicação.

Grupo da empresa para processos internos

Criar um grupo da empresa para que os colaboradores de uma mesma equipe possam se comunicar é uma das formas mais efetivas de como trabalhar em casa com WhatsApp.

 

Ao invés de insistir em e-mails fora de hora e reuniões demoradas, você pode explorar o grupo como uma forma simples e rápida de passar uma mensagem relevante.

 

Acaba sendo uma maneira democrática e espontânea de interação. Afinal, praticamente todos utilizam o aplicativo e terão acesso inclusive para responder em tempo real.

Grupos e listas de transmissão para clientes

Além do uso interno, você também pode utilizar grupos e listas de transmissão para enviar informações aos principais clientes. Vale destacar que, para colocar números em um grupo, é importante receber autorização dos contatos.

 

Já uma lista de transmissão reúne destinatários pré-determinados para que você possa enviar a mesma mensagem rapidamente para vários contatos de uma vez.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Todos aqueles com seu contato adicionado no telefone receberão sua mensagem. Porém, não terão acesso às informações de outros contatos da lista. Quando responderem, as mensagens também serão enviadas somente para você.

Divulgação de ofertas e promoções

A divulgação de ofertas e promoções pelo WhatsApp é mais uma forma simples de comunicar uma ação ao trabalhar em casa.

 

Sem precisar investir grandes valores, você tem uma possibilidade nova de marketing para a empresa.

 

E, assim, as informações são mais fáceis de se espalhar pela rede, por meio do compartilhamento de outros usuários. Mas lembre-se sempre de enviar imagens atrativas e não abusar na quantidade de mensagens.

Vendas diretas no WhatsApp Business

A princípio, é importante que o WhatsApp sirva como um canal de comunicação entre a empresa e os clientes. O propósito inicial é aproveitar mais esta possibilidade de contato para esclarecer dúvidas e melhorar o atendimento.

Dicas de atendimento pelo WhatsApp Business

Para usar o potencial do WhatsApp Business ao máximo fique atento ao modo como atende seus clientes, pois isso irá se reverter nos seus resultados de vendas.

 

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Seja prestativo, paciente e claro ao atender seus clientes. Apresente sempre apenas informações pertinentes, responda de forma a resolver todas as dores e dúvidas de seus clientes. 

 

Seja rápido, otimize os seus processos e esteja sempre atento a garantir a satisfação do seu consumidor. O ideal é que você faça perguntas certeiras, pois nem sempre o consumidor sabe o que quer ou qual é a dúvida que tem.

 

Desse modo, sua marca se tornará conhecida pelo ótimo atendimento e, com certeza, realizará mais vendas mesmo ao trabalhar em casa!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.
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