Você sabe https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar o caixa da sua empresa? Ainda hoje, muitas pequenas empresas não têm um controle sólido das suas contas nem uma projeção de futuro. E isso é muito perigoso para qualquer negócio! Por outro lado, fazendo um controle eficiente de Fluxo de Caixa, você pode ter uma visão clara de como está a saúde financeira da sua empresa e conseguir mais informações para planejar o futuro dela. Ficou interessado? Então veja como fazer o seu neste guia e saiba como essa ferramenta pode mudar o jeito que você vê sua empresa!

O que é o Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta que te permite analisar a movimentação financeira da sua empresa em determinado período. Esse controle é feito comparando suas receitas (recebimentos) e despesas (contas a pagar). Siga nosso passo a passo para saber como fazer um controle fluxo de caixa eficiente e preciso!

Passo 1: Preparando o terreno.

O objetivo aqui é preparar o terreno e ter uma visão clara de como está a parte financeira da empresa hoje. Para isso, vamos começar com um registro simples dos seguintes dados:

  • Saldo inicial do dia: Registre quanto a empresa tem em caixa no início do dia.

  • Receitas: Registre as receitas do dia divididas em categorias. Você pode definir uma categoria para cada tipo de produto que a empresa oferece.

  • Despesas: Tudo que você gastou no dia de forma detalhada. Separe as contas por origem como aluguel, gastos com pessoal, custos https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrativos, fornecedores, telefone, internet entre outras.

Esse controle deve ser feito diariamente ou até semanalmente, dependendo se a empresa tem movimentações de caixa mais frequentes ou mais espaçadas, mas o importante é fazê-lo sempre!

Após um mês fazendo o Fluxo de Caixa de forma constante, você pode analisar qual foi o resultado real do seu negócio, se ela obteve lucro, quanto foi e de onde ele veio! Registre tudo e compare bem para conhecer a fundo cada detalhe da sua empresa e estar preparado para o segundo passo.

Passo 2: “Prevendo” o futuro.

O segundo passo é projetar a sua empresa baseando-se nas informações que você obteve com o Fluxo de Caixa. Mais do que analisar a situação presente, é importante fazer as previsões de receitas e despesas para o próximo mês. Esse processo é chamado de “Projeção de Fluxo de Caixa”. Faça os seguintes registros:

  1. Registro de caixa: Quanto a sua empresa tem em caixa.

  2. Previsões de recebimento: Quanto sua empresa tem para receber em cada dia do próximo mês.

  3. Previsões de pagamento de despesas: Qual a previsão de pagamento das suas despesas, pagamento de salários, contas da empresa e o pagamento de fornecedores. Tente se aproximar o máximo da data possível do pagamento.

  4. Comparar pagamentos e recebimentos: Agora que está tudo separado por datas, compare o volume de recebimentos com as contas mais importantes em cada dia do mês.

Qual é o objetivo?

O objetivo da projeção de fluxo de caixa é detectar um desarranjo no seu planejamento mensal. Por exemplo: no dia 15 de determinado mês, a empresa terá que arcar com uma dívida de 3.000 reais com um fornecedor. Se até lá o seu saldo não for o suficiente para pagar essa fatura, você deverá agir para aumentar sua captação de recursos, como incentivar vendas a vista, ou até negociar a dívida com seus fornecedores.

Fazer o fluxo de caixa te conduz a tomar medidas simples para solucionar possíveis problemas, mas é essencial que o controle seja feito para detectá-los antes que aconteçam. Por mais que esse processo seja uma “previsão”, você irá notar que a sua projeção vai ficando cada vez mais precisa à medida que você a faz.

O fluxo de caixa te leva a conhecer as características do seu negócio e te fornece dados para projetar o futuro, sendo o passo inicial para várias mudanças na sua empresa.

Então o que você está esperando? Tire as ideias do papel e faça o seu controle! Gostou do nosso artigo? Comente!

Não deixe de se inscrever em nossa newsletter e seguir a gente no Twitter, Instagram, YouTube e no Facebook!