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O que é o Storytelling? Bom, o Storytelling é a arte básica de contar uma história. 

 

Essa técnica gera vida ou significado para um cenário, além de provocar sentimentos de êxtase, tristeza, paz e, dessa forma, cativar a sua audiência através de uma história.

 

Quer saber mais sobre o que é storytelling no mundo do marketing e como essa técnica pode ajudar você a atrair mais clientes e vender mais

 

Então continue lendo este post!

O que é Storytelling

Storytelling é um termo em inglês que significa, em tradução literal, o ato de contar histórias. Mais do que uma simples narrativa, essa estratégia permite envolver o público, transmitir mensagens com mais eficiência e aumentar as vendas.

 

Essa prática consiste em transmitir mensagens relevantes por meio de uma história. 

 

Ela é aplicada por meio de técnicas de roteiro e costuma ser utilizada para conversão de vendas e fortalecimento de marca.

 

O storytelling também procura dar singularidade e significado a um determinado negócio.

 

Diretamente ligado às estratégias de marketing de conteúdo, o storytelling é capaz de conectar clientes à empresa e provocar maior engajamento entre o público e, assim, gerar mais vendas.

 

Então, agora que você sabe o que é Storytelling, por que você também deveria usar storytelling no marketing de conteúdo?

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Vantagens do Storytelling

A principal vantagem do storytelling é que ele consegue humanizar a comunicação entre a marca e os seus consumidores. 

 

Compartilhar histórias de sucesso farão você moldar seu relacionamento com os clientes.

 

Não é de hoje que as empresas perceberam o que é storytelling de verdade. Essa é uma forma de estreitar o relacionamento com seus públicos e fazer com que as pessoas se identifiquem com a mensagem que aquela organização quer passar.

 

É muito mais eficiente contar uma história que ilustra os benefícios e as vantagens de determinado produto ou serviço do que limitar-se a descrevê-lo de maneira “fria” e focada apenas na relação “compra e venda”.

 

Contar boas histórias por meio do storytelling não é importante apenas para aumentar a retenção da mensagem pelo público. 

 

Ao colocar essa estratégia em prática, você estará produzindo um material muito mais atraente, único e com mais chances de conversão!

 

Ninguém gosta de propagandas invasivas e que tentam vender alguma coisa de maneira insistente. 

 

Nesse sentido, o storytelling é uma estratégia mais sutil de promoção, já que o objetivo é gerar uma conexão emocional com as pessoas.

 

Como vimos, as boas histórias geram identificação e empatia no público. Quando isso acontece, as pessoas se sentem mais dispostas a engajar com esses conteúdos, seja por meio de comentários, curtidas ou compartilhamento.

 

E quanto mais engajamento, mais reconhecimento sua marca e seus produtos e serviços terão no mercado, o que pode, inclusive, ajudar em ações de marketing do seu e-commerce.

 

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Como aplicar o Storytelling no seu negócio

Agora que você já sabe o que é storytelling e qual a sua importância para os negócios, agora vou dar dicas de como desenvolver essa técnica e contar uma história cativante para os seus clientes! 

 

Vamos lá!

 

Primeiramente, toda boa história precisa ser, no mínimo, interessante. 

 

Independentemente do meio escolhido, uma narrativa de storytelling bem sucedida consegue chamar a atenção do receptor, mantê-lo interessado e fazer com que ele sinta empatia por aquilo que está sendo contado.

 

O storyteller precisa saber:

 

 

  • O que falar?
  • Com quem falar?
  • Por que falar?
  • Onde falar?
  • Quando falar?
  • Como falar?

 

 

As respostas para essas perguntas funcionarão como um guia para a escrita do seu próprio Storytelling. 

 

Além disso, lembre-se das seguintes dicas na hora de criar sua técnica de Storytelling:

 

  1. Não coloque informações desnecessárias ao andamento da narrativa;
  2. Não coloque personagens genéricos e rasos na sua história, pois despertar a empatia do público é fundamental;
  3. Priorize por contar histórias reais de sucesso e que inspirem o público;
  4. Para envolver e engajar o público, não seja muito direto ao apresentar a história. Mas também evite delongas.

 

Agora é só colocar a mão na massa e divulgar sua história nas mídias sociais da sua marca, no seu blog, site e loja virtual, se tiver uma!

 

Neste post, você aprendeu o que é Storytelling, suas vantagens e como aplicar essa técnica nos seus negócios. Boa sorte e boas vendas!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.
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