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Os resultados do e-commerce na Black Friday, período importante para o comércio, já foram divulgados: as vendas realizadas entre a véspera da Black Friday (27/11) até a Cyber Monday (30/11) totalizaram R$ 7,72 bilhões.

 

Os brasileiros realmente aproveitaram a data e fizeram suas compras online. O valor representa um aumento de 27,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram mais de 13 milhões de pedidos, 21,9% a mais que em 2019.

 

Além disso, o ticket médio — valor total de cada transação — subiu quase 5%. O brasileiro que abriu o bolso gastou R$592,85 por compra.

 

O pico de acessos e vendas da Black Friday e Cyber Monday acabou. Agora, o foco é vender no Natal. Essa data comemorativa também gera uma movimentação maior dos consumidores, um dos fatores é a liberação do 13º salário, por exemplo.

 

Com a conclusão da Black Friday e da Cyber Monday, a temporada de vendas no Natal está oficialmente aberta para os e-commerces, então já é preciso começar a pensar nela e se planejar. As ideias que vamos apresentar servem tanto para você que vendeu muito bem nessa Black Friday quanto para quem não atingiu a meta esperada, mas agora tem a chance de bater recordes de vendas.

 

Continue lendo para conferir nossas ideias para vender no Natal depois do sucesso da Black Friday!

13° salário: oportunidade para vendas de Natal

São 83 milhões de brasileiros que receberam o 13° salário até o fim de novembro. É quase metade da população brasileira, um número bem alto. E as vendas de Natal seguem firme e forte como data promocional no calendário dos varejistas. Sendo assim, aproveitar a data para criar ações de marketing e promoção é uma ótima ideia!

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Lembre seu consumidor de presentear quem ele gosta

Outro ponto que merece destaque é como o consumidor da época de Natal costuma fazer compras. Ele pensa em presentear amigos e familiares e não só ele mesmo, como é na Black Friday.

 

Analisando por esse lado, vale a pena apostar em uma comunicação mais voltada para lembrar seu consumidor de presentear quem ele gosta. Considere destacar a alegria e o divertimento que pode ser o ato de presentear, em vez de simplesmente focar em promoções e descontos. 

Organize o cronograma para vender mais no Natal

Como dono de e-commerce, é importante fazer a organização do cronograma de atividades do e-commerce. Isso serve para o planejamento, criação das peças de marketing e comunicação e execução das campanhas.

 

O ideal é colocar em operação as campanhas de Natal duas semanas antes da data. O planejamento de uma loja virtual precisa ser realmente certeiro nessa época após a Black Friday, devido a um fato importante: se comparada a esta data, as vendas no Natal perdem um pouco no que se refere às vendas online. Por isso, é essencial que o e-commerce esteja funcionando perfeitamente.

 

Portanto, com a antecedência necessária, planeje suas ações de promoções de Natal e verifique se a sua plataforma de e-commerce realmente está atendendo suas expectativas e acompanhando o crescimento do seu e-commerce, suprindo todas as suas necessidades.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

Conteúdos e atendimento personalizados 

Atualmente, os consumidores têm valorizado bastante a personalização do conteúdo e produtos da loja virtual e o atendimento humanizado.

 

Os compradores estão buscando e-commerces que ofereçam conteúdo relevante e personalizado sobre os produtos à venda, com explicação em vídeos sobre como funcionam, por exemplo. 

 

Além disso, um atendimento multicanal, envolvendo WhatsApp, redes sociais, chat online, telefone e e-mail, favorece uma melhor experiência de compra do usuário, aumentando bastante as chances de venda no Natal.

Espalhe seu conteúdo além do seu e-commerce

Tendo muito conteúdo exclusivo e personalizado, é necessário espalhá-los pela internet para alcançar reconhecimento da marca. Para isso, use os buscadores, as redes sociais, vídeos, enfim, todas as mídias que forem possíveis e pertinentes para o seu público-alvo.

 

Pense na possibilidade de usar o Pinterest, por exemplo, para oferecer listas de presentes específicos para pais, mães, amantes de cachorros ou aquela pessoa que já tem basicamente tudo o que você possa imaginar. Pense em criar um ebook e disponibilizá-lo no blog do seu e-commerce, isso irá atrair leads realmente interessados no seu segmento.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Use estratégias de remarketing para não perder o consumidor

O Remarketing é um tipo de publicidade que busca re-impactar pessoas que já tiveram algum tipo de contato com a sua empresa, simplificando bastante.

 

É preciso oferecer os caminhos certos para que esse tipo de comprador se convença de comprar o presente perfeito no seu e-commerce. O melhor meio de fazer isso é trabalhando com a comunicação mais emocional, deixando a compra menos estressante.

 

Confira aqui quais as vantagens e como fazer o remarketing do seu e-commerce!

Use o one page checkout

Fazer com que o seu processo de checkout seja o mais fácil possível também ajuda a diminuir a taxa de abandono de carrinho e aumentar as suas vendas no Natal. Tentar colocar tudo em uma única página pode funcionar se for um processo bem desenhado e bem executado, assim como é o one page checkout.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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