Quando um negócio precisa de dinheiro para pagar contas, gerar fluxo de caixa ou investir em expansão, a antecipação de recebíveis é uma das opções de crédito disponíveis no mercado.

 

Uma das formas mais saudáveis de ter dinheiro mais rápido em caixa, a antecipação de recebíveis é uma ótima alternativa para o fim de ano. Isso porque permite que você tenha recursos para fazer investimentos na sua loja para as compras de Natal e começar o novo ano operando no verdinho.

 

Principalmente após a Black Friday, em que as vendas na sua empresa provavelmente aumentaram, a antecipação é uma opção para você ter em mãos, o quanto antes, todos os seus ganhos.

 

Neste artigo, você vai saber o que é antecipação de recebíveis, quando recorrer a ela e como utilizá-la de forma sustentável. Continue a leitura!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis trata-se de uma espécie linha de crédito que permite que as empresas adiantem o recebimento de suas vendas. Assim, é possível que o lojista use no presente um dinheiro que só chegaria no futuro.

 

Quando o consumidor compra um produto e decide parcelar o pagamento em três vezes, por exemplo, o proprietário do estabelecimento pode levar até 90 dias para receber o valor total da venda. Ao contratar uma antecipação, ele pode receber o dinheiro em poucos dias!

 

Entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente, você sabe definir qual a melhor opção para sua loja virtual? Veja alguns meios de pagamento aqui!

Como funciona antecipação de recebíveis?

Você, lojista interessado em adiantar os seus recebimentos, deve entrar em contato com o banco ou o provedor de pagamentos que oferece essa modalidade de crédito e conhecer as condições envolvidas na transação. Imagine que, na Black Friday, você vendeu muito e, por isso, tem uma quantia mais alta do que esperava para receber nos próximos seis meses.

 

Então, você pode escolher antecipar parte dessa quantia “extra” para incrementar o seu fluxo de caixa e fazer mais investimentos no seu negócio. Assim, você pode solicitar a antecipação pontual ao seu provedor de tecnologia de pagamento, que vai verificar qual é seu volume financeiro disponível para antecipação e, em seguida, avaliar seu pedido.

 

Então, seu pedido é autorizado e, em pouco tempo, você recebe parte daquele valor que demoraria seis meses para chegar até o seu caixa. O prazo de recebimento do valor antecipado também depende do acordo com o provedor.

 

Há, ainda, a possibilidade de optar por antecipações automáticas – para isso, você deve conversar com um agente da solução de pagamentos e verificar a possibilidade de ter prazos fixos para receber antecipadamente toda e qualquer venda que você faça.

 

Tanto na antecipação pontual quanto na automática, é o provedor de serviços financeiros que efetua o pagamento adiantado para o seu negócio. Então é o seu provedor que passa a receber o pagamento parcelado feito pelo cliente final.

 

E para que isso aconteça, há uma taxa de antecipação que pode variar de acordo com cada caso.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

Por que antecipar seus recebíveis?

A antecipação é uma boa estratégia quando o valor antecipado é usado para gerar mais receita e lucro para o seu negócio. Isso porque a antecipação pode ser uma grande aliada em negociações, ações mais agressivas de marketing ou investimentos estratégicos, por exemplo.

 

Com mais dinheiro em caixa, você consegue melhores negociações com fornecedores e ainda garante uma margem mais vantajosa para o seu negócio. E com a proximidade do Natal e do Ano Novo, você provavelmente tem uma série de compras e investimentos para fazer, certo? Agora, principalmente após a Black Friday, quando você vendeu mais, é o momento mais interessante para solicitar antecipações!

Quais são as principais vantagens desta oferta?

  • Diferente de outras opções de crédito, a antecipação de recebíveis não gera nenhum endividamento: o dinheiro já é seu;
  • A antecipação de recebíveis transforma suas vendas a prazo em recursos líquidos e imediatos;
  • A antecipação de recebíveis te ajuda a garantir um fluxo de caixa mais saudável e flexível para reinvestir no seu negócio;
  • A operação é muito mais simples e menos burocrática;
  • Você recebe o valor antecipado já com o desconto das taxas, ou seja, nada de surpresas;
  • As taxas de juros também são definidas de acordo com o perfil financeiro do solicitante, mas costumam ser mais baixas do que as cobradas pelos bancos no rotativo do cartão de crédito e no cheque especial, por exemplo. Isso porque, como o dinheiro pago antecipadamente pela instituição financeira tem origem em uma venda já realizada, o risco de inadimplência é menor.

 

[rock-convert-cta id=”49570″]

 

Seja cauteloso!

 

Cuidado para que a antecipação não se torne um “tapa buraco”. Se qualquer gasto inesperado for compensado com uma antecipação, você verá consequências e prejuízos em pouco tempo.

 

Sem um planejamento adequado, a antecipação de recebíveis pode ajudar a resolver um problema hoje e gerar outro maior no futuro. Para saber se a empresa tem condições de trabalhar com a antecipação de recebíveis, é
necessário ter uma boa projeção do fluxo de caixa para entender se o valor adiantado fará falta no futuro.

 

A antecipação de recebíveis pode ser uma estratégia para flexibilização do seu fluxo de caixa e, se bem usada, principalmente para fazer investimentos na sua loja, pode ajudar seu negócio a gerar ainda mais lucro no longo prazo.

 

Por fim, se você tem interesse em fazer antecipações de recebíveis, saiba que com o Pagar.me isso é possível. Somos uma empresa do grupo Stone Co. que oferece soluções de pagamento digital para transações financeiras (via cartão e boleto) entre consumidores plataformas digitais. Aqui você encontra segurança, praticidade e um atendimento 100% pessoal. Experimente!

 

Ficou interessado nas soluções de pagamento do Pagar.me? Preencha o formulário que o nosso time irá apresentar as melhores soluções em pagamentos para o seu e-commerce.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

 

Artigo escrito pela equipe da Stone Co. Digital.