Google Trends: guia básico para turbinar os seus negócios

Descubra como utilizar o Google Trends e saia na frente dos seus concorrentes, conferindo quais são os assuntos mais pesquisados do momento e agradando a sua audiência!

O Google Trends é uma ferramenta inteiramente gratuita que tem como principal objetivo mostrar as palavras-chave tendências e quais são os assuntos que estão com mais buscas no Google.

Dessa forma, o buscador Google indica todos os termos que estão sendo mais pesquisados referentes a um determinado local e um período em específico.

Se você atua com marketing digital e utiliza as técnicas de SEO para realizar a otimização dos seus conteúdos, é essencial que você também faça o monitoramento para saber tudo aquilo que mais interessa a sua persona.

Por isso, algumas ferramentas são essenciais, objetivando a otimização de processos, garantindo mais tranquilidade para sua equipe e claro, para os seus negócios.

Por isso, agora iremos te contar um pouco mais sobre o Google Trends, que sem dúvida é uma das ferramentas mais utilizadas no marketing digital e como você deve utilizá-la para garantir processos mais eficientes e capazes de gerar resultados positivos para os seus negócios.

Confira abaixo e boa leitura!

 

Afinal, o que é, de fato, o Google Trends?

O principal objetivo do Google é que o usuário consiga ter uma boa experiência ao realizar uma pesquisa.

Sendo assim, o buscador atua pensando também em quem realiza a produção dos conteúdos que precisam ser relevantes e, claro, atraentes para a internet. Por isso, o Google Trends surgiu.

Assim, a sua principal função é disponibilizar quais são as palavras-chave e assuntos que mais estão sendo pesquisados por quem está na internet.

O Google Trends conta com informações que são geradas por uma base do Google de maneira direta, sendo este o mecanismo de busca mais usado de todo o mundo.

Sem gastar nada, você poderá acompanhar como estão os níveis de busca de uma determinada palavra na internet, podendo ser uma em específico ou um tópico mais geral.

Dessa forma, através do Google Trends, é possível ainda realizar comparações entre os diferentes termos pesquisados. Além disso, você consegue acessar as palavras-chaves mais pesquisadas pensando em regiões específicas.

 

Tela inicial do Google Trends

 

Como o Google Trends funciona?

Uma das grandes dúvidas de muitos sobre o Google Trends é como a plataforma é capaz de ter acesso a todos os dados e essa resposta é muito simples.

O Google faz o armazenamento e organiza as pesquisas realizadas no próprio buscador, assim como em outras plataformas, por exemplo, o YouTube.

Por meio desse processo, são tiradas as informações pessoais, pesquisas realizadas por uma mesma pessoa em um curto tempo e muito mais.

Ao realizar pesquisas de determinados termos, o Google Trends realiza a criação de um gráfico. Nele. Você consegue observar todas as variações de acordo com as buscas. Assim, você saberá qual é o real interesse de um determinado tipo de público, principalmente, sua persona.

 

Tela de gráfico de palavra-chave no Google Trends

 

De maneira resumida, você tem acesso a base de dados do Google e contará com informações detalhadas e organizadas de diversos temas, identificando qual é o comportamento de quem está realizando pesquisas.

 

Por que você deve utilizar o Google Trends?

Você já pode perceber que o Google Trends te apresenta uma série de possibilidades. Mas, essa estratégia é muito maior, facilitando ainda mais os seus processos de Marketing digital, por exemplo:

  • Auxilia a criar textos e todo tipo de conteúdo de acordo com as palavras-chave mais relevantes e pesquisadas;
  • Faz com que você faça ações no momento correto por saber o que as pessoas estão buscando;
  • ·Auxilia você a encontrar quais são as tendências do segmento que atua;
  • Muito mais!

Está mais do que provado que a ferramenta é fundamental para que você alcance de maneira correta a sua audiência e garanta o aumento nas suas vendas e consequentemente, sucesso nos negócios.

Por isso, agora chegou o momento de você aprender como utilizar a ferramenta.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Como utilizar o Google Trends?

Para iniciar o processo, você deve acessar a página principal do Google Trends. Não há a necessidade da realização de cadastro para iniciar a utilização da plataforma.

Logo na primeira página, você já encontra aqueles temas que mais estão sendo discutidos na internet quando você está acessando.

Então, você pode digitar um determinado termo na caixa “explorar tópicos”. Nele, você poderá explorar termos que represente o seu segmento no período da sua escolha.

É muito importante que você repare que algumas pesquisas são bem específicas com termos apresentados entre aspas, porém elas podem não ter um bom volume de busca para gerar um gráfico, por exemplo.

Descendo a página, você consegue encontrar ainda quais os países onde o termo está sendo mais pesquisado, além de pesquisas relacionadas. Além disso, você pode ainda comparar termos diferentes para a busca.

 

Entenda como interpretar as informações no Google Trends

Quando você digita um determinado termo no campo do Google Trends direcionado à pesquisa, você acessa uma diversidade de informações. Nele, você consegue distinguir interesses de um longo tempo.

Um valor apresentado em 100 significa a máxima popularidade do termo, quando está em 50, representa a metade da população e assim, consequentemente, quanto menor o valor, menor também será a taxa de pesquisa daquele termo.

 

 

Você ainda poderá encontrar termos por região, ou seja, identificar o que determinado local mais está pesquisando em um período específico.

 

 

Esses valores são calculados de 0 a 100, onde 100 recebe a máxima popularidade e 0 representa menos de 1% da população daquela região.

É muito importante que você se lembre que quando há um número maior de pesquisas, é mais difícil que você se posicione com aquele termo.

Porém, é fundamental que você utilize aqueles termos para estar juntamente aos seus concorrentes, objetivando passá-los.

 

Crie estratégias diferenciadas com o Google Trends

Com a ferramenta, é possível encontrar novas palavras e todas elas, relevantes, principalmente, as de cauda longa. O desenvolvimento da sua estratégia de conteúdo também faz parte do recurso de pesquisas relacionadas.

Aqui você poderá conectá-las a ferramentas de SEO, verificando as dificuldades apresentadas na palavra-chave e qual o seu volume de busca.

Com isso, você poderá cobrir tópicos populares além de tendências que serão capazes de atrair um tráfego orgânico qualificado para o seu negócio.

 

E-book 6 Estratégias pouco exploradas por quem vende em e-commerce

 

Por isso, o Google Trends é uma estratégia de suma importância. Já que, caso a ferramenta seja bem utilizada, você irá atingir os melhores resultados dentro do marketing e estará sempre à frente da sua concorrência, gerando leads que realmente farão parte do seu quadro de clientes.

Além disso, é muito importante a sua utilização para que você seja capaz de criar conteúdos capazes de evidenciar aquilo que realmente faz parte daquilo que realmente interessa o seu público, garantindo qualidade e estando dentro de uma estratégia eficiente.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre esse programa, deixe o seu comentário e responderemos para você. Ah, aproveite e comece agora a utilizar o Google Trends e veja a diferença nos seus conteúdos!

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