Como usar o YouTube para crescer seu e-commerce: 12 passos para vender mais com os seus vídeos

Quando estamos falando de compartilhamento de vídeos, o YouTube é autoridade!

 

O YouTube é considerado como o 2º maior site de buscas do mundo, perdendo apenas para a própria empresa que o possui: o Google. A rede social conta, atualmente, com nada menos que 1,9 bilhões de usuários ativos por mês.

 

Segundo o relatório We Are Social 2018, o YouTube é a rede com mais usuários ativos no Brasil, seguido na cola pelo Facebook.

 

Se você ainda está subestimando a plataforma, saiba que o maior canal de YouTube do mundo possui quase 95 milhões de inscritos!

 

No Brasil, o maior canal no YouTube é a produtora musical Kondzilla que possui 45 milhões de inscritos e é o 8º no ranking mundial.

 

Hoje em dia 80% do conteúdo consumido na internet é vídeo, por isso, muitas lojas virtuais já utilizam vídeos no YouTube para vender mais online e crescer o e-commerce.

 

Portanto, já está na hora do seu e-commerce começar a usar vídeos no YouTube para vender mais!

 

Pensando nisso, fiz esse post bem completo para você aprender tudo que precisa para usar o YouTube para crescer seu e-commerce, você irá conferir também os 12 passos para vender mais com seus vídeos.

 

Tudo pronto? Vamos lá!

 

É possível vender mais com vídeos no YouTube?

Diante das informações acima, você deve ter percebido que a plataforma funciona ao mesmo tempo como um buscador e como uma rede social de vídeos.

 

Por esse motivo, o YouTube deve ser visto mais como uma ferramenta de fortalecimento de marca e criação de autoridade e credibilidade no seu segmento de e-commerce.

 

Isso quer dizer que a plataforma oferece a possibilidade de as marcas produzirem e divulgarem materiais complementares para os seus produtos, estreitando a visibilidade da sua loja e se aproximando dos clientes.

 

O que vende mais no YouTube?

A produção de vídeos permite que você explore características dos seus produtos que são difíceis de serem abordadas em outros formatos, como texto.

 

  • Mas como usar vídeos no YouTube para vender mais online?

 

O mais importante, primeiramente, é entender e conhecer muito bem o interesse do seu público. Existem muitos exemplos bons para se inspirar: muitas marcas de maquiagem apostam em tutoriais na forma de vídeos para apresentar os seus produtos e ensinar as consumidoras a se maquiarem. O conteúdo apresentado conduz os clientes para o site da marca, onde concretizam as compras.

 

Dica: produzindo conteúdos do tipo você pode atrair muitas pessoas realmente interessadas no seu nicho e depois conduzi-las para o seu e-commerce.

 

Quais são as vantagens de usar vídeos no YouTube para vender mais?

O YouTube é um dos três sites mais acessados do mundo, ao lado do Google e do Facebook.

 

Além disso, quando se trata de audiência de televisão aberta, o YouTube está apenas atrás da Globo, sabia?

Isso significa que publicar vídeos no YouTube é uma ótima estratégia de marketing digital e Inbound Marketing.

 

  • Basta saber se o seu público se encontra na plataforma, é claro.

 

Separei abaixo as maiores vantagens de usar vídeos no YouTube para vender mais online, confira!

 

Destaque nas buscas através do google

Sem dúvidas, uma das principais vantagens em investir no YouTube é na possibilidade de aparecer nas buscas realizadas no Google.

 

Os vídeos costumam ganhar destaque no “Pagerank” do Google, e isso já é uma grande vantagem.

 

Investimento descomplicado

Você pode não ter uma agência de publicidade, pode não ter um bom equipamento, muito menos experiência para anunciar dentro da plataforma. Mas se você souber como vender mais usando vídeos no YouTube, com certeza terá o que os seus clientes e o seu público em potencial quer: conteúdo qualificado.

 

Mais visibilidade para a sua marca

Uma das grandes vantagens em produzir conteúdos em vídeos no Youtube é que as pessoas gostam de ver e conhecer as coisas.

 

  • Por exemplo, é muito mais fácil entender sobre o funcionamento de um cortador de gramas assistindo a um tutorial do que o lendo no formato de texto.

 

Produzir conteúdo para o público-alvo do seu negócio é o caminho para o reconhecimento deles com sua marca online.

As possibilidades de assuntos variam de acordo com o nicho do seu e-commerce e também com os produtos vendidos.

 

Dica: o mais clássico e que funciona muito bem é dando dicas de utilização de alguma coisa que você vende em sua loja virtual.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Criar um canal no Youtube e personalizá-lo

1- Primeiramente, você precisa ter uma conta no Google para utilizar o Youtube como produtor, afinal, o Youtube pertence ao Google.

 

Você pode criar uma conta Gmail através do próprio Youtube. Caso você já tenha uma conta Gmail, basta estar logado para acessar as opções de produtor.

 

2- Acesse o Youtube e, logado no e-mail, clique no ícone de usuário na parte superior direita da tela. Selecione a opção “Seu canal”.

 

 

3- Para personalizar o canal basta acessar a opção “Personalizar Canal” na tela do seu canal.

 

 

Ao clicar no botão, você será redirecionado a uma área onde poderá personalizar a imagem de avatar e capa, além de definir como será a estrutura do seu canal.

 

 

Subindo vídeos para o Youtube

1- Para subir um vídeo no Youtube, acesse o seu Youtube Studio.

 

2- Clique em “Criar”, na parte superior direita da tela.

 

 

3- Há duas opções: subir um vídeo pré-gravado (“Enviar vídeos”) ou ainda iniciar um vídeo ao vivo (“Transmitir ao vivo”). Escolha a opção “Enviar vídeos” para apenas postar um vídeo no Youtube.

 

 

Os vídeos ao vivo dão bastante resultado também, mas é importante que você já tenha uma boa base de inscritos antes de começar a usar essa opção.

 

4- Após selecionar a opção “Enviar vídeos”, você poderá escolher o vídeo que deseja subir. Clique em “Selecionar arquivos”.

 

 

5- Em “Detalhes”, faça as seguintes configurações:

 

  1. Escolha o título;
  2. Escolha a descrição;
  3. Selecione uma miniatura do vídeo;
  4. Escolha a playlist que deseja adicioná-lo;
  5. Faça as configurações de Público. Deixe o vídeo com privacidade na opção público, em vez de privado ou não listado, para que todas as pessoas possam ver seu vídeo.

 

 

  • Mais a frente ainda neste post darei dicas sobre essas etapas!

 

6- Clique em “Mais opções”. Faça as seguintes configurações na tela “Detalhes”:

 

  1. Promoção paga: quando você aceita algo de valor de um terceiro para fazer um vídeo, a plataforma precisa ser informada para exibir uma mensagem aos espectadores dizendo que o vídeo contém promoção paga. Caso seja o caso, marque a opção “Meu vídeo contém promoção paga, como a inserção, o patrocínio ou o endosso de produtos”. Além disso, ao selecionar essa caixa, você confirma que a promoção paga segue as políticas de anúncios e as leis e regulamentações aplicáveis. Para saber mais sobre isso, clique aqui.
  2. Depois disso, preencha as Tags. Elas podem ser úteis caso as pessoas escrevam errado ao pesquisar o conteúdo do seu vídeo. Caso contrário, a contribuição das tags na descoberta do seu vídeo será pequena.
  3. Preencha as opções de “Idioma, legendas e closed captions (CC)”. Se você possui clientes que falam outro idioma, é essencial que você tenha legendas na língua deles.
  4. Preencha as opções de “Data e local de gravação”. Adicione a data e o local em que o vídeo foi gravado. Os espectadores também podem procurar vídeos pela localização.
  5. Configure as opções de “Licença e distribuição”. Saiba mais sobre tipos de licenças e distribuição.
  6. Adicione o vídeo a uma categoria para que os espectadores o encontrem com mais facilidade na opção “Categoria”. Escolher uma categoria é importante para que o Youtube consiga ranquear seu vídeo de modo mais assertivo.
  7. Por fim, escolha se você quer permitir comentários e como eles serão exibidos nas opções de “Comentários e avaliações”.

 

7- Clique em “Próximo” para ir para a próxima etapa para postar seu vídeo no Youtube. Faça as seguintes configurações na tela “Elementos do vídeo”:

 

 

Você pode usar cards interativos e uma tela final para mostrar vídeos relacionados, sites e calls-to-action aos espectadores.

 

  1. Adicionar uma tela final”: promova conteúdo relacionado no final do vídeo.
  2. Adicionar cards interativos”: promova conteúdo relacionado durante seu vídeo.

 

8- Depois de fazer as configurações em “Elementos do vídeo”, clique em “Próximo” para ir para a próxima etapa para postar seu vídeo no Youtube. Faça as seguintes configurações na tela “Visibilidade”:

 

 

  1. Escolha quando publicar e quem poderá ver seu vídeo, as opções são:

 

  • Salvar ou publicar: torne o vídeo público, não listado ou privado:
  • Privado: seu vídeo está disponível apenas para você e pessoas que você escolher;
  • Não listado: seu vídeo está disponível para todos que tiverem o link;
  • Público: seu vídeo está disponível para todos.
  • Programar: selecione uma data para tornar o vídeo público. O vídeo será privado antes da publicação.

 

9- Clique em “Publicar”.

 

Pronto, você publicou o seu vídeo no YouTube!

 

Como vender mais usando vídeos no YouTube?

Existem inúmeras maneiras de vender mais os produtos do seu e-commerce com os vídeos no YouTube.

 

Veja alguns exemplos legais de vídeos que podem ser interessantes para você testar no seu canal:

 

  • Apresentação do seu melhor produto ou serviço;
  • Conteúdos gerais relacionados com o seu segmento de e-commerce;
  • Depoimentos de seus clientes;
  • Entrevistas com especialistas no seu nicho de negócio virtual.

 

 

Dica: o importante é que você crie um material que demonstre seriedade e autoridade no assunto. Sem dúvidas, a qualidade do vídeo fala muito sobre seu produto e sobre seu e-commerce.

 

Dicas importantes vender mais usando vídeos no YouTube

Agora que você já sabe tudo que você precisa para subir um vídeo no YouTube, vamos para as dicas práticas para você vender mais com isso! Confira aqui alguns passos que podem ajudá-lo muito a crescer seu e-commerce:

 

1- Capriche na produção dos vídeos

Uma boa produção de vídeo não é fácil de ser feita. E não tem como vender mais com vídeos no YouTube com características amadoras e mal produzidas.

 

Por isso, é muito importante caprichar na qualidade de produção dos seus vídeos no YouTube, como iluminação, câmera e mais.

 

  • Tenha uma boa câmera

 

Você não precisa ter a melhor câmera do mundo, mas deve ter um câmera que permita uma gravação de qualidade. Isso significa que a imagem deve ter uma boa definição, com foco e cores equilibradas. Assim criará um vídeo que tenha a aparência de profissional.

 

  • Escolha um bom local para gravação

A luz e o som importam muito! Por isso, escolha um ambiente que seja claro e que tenha uma boa acústica. Muitas vezes o ambiente é silencioso, mas abafa o som e faz eco. A dica é gravar por cerca de 30 segundos e conferir o resultado. Se ficar ruim, procure por outro local.

 

  • Desenvolva um bom conteúdo

Para usar os vídeos no YouTube para vender mais é preciso ter um bom conteúdo. Produzir um conteúdo de qualidade significa abordar aquilo que é de interesse dos seus clientes.

 

  • Tenha atenção a duração do vídeo

O equilíbrio é a regra dos vídeos no YouTube! Assim como um material curto demais pode ficar incompleto, um material grande demais pode cansar os espectadores. Aposte em vídeos relativamente curtos e que deixem com gostinho de quero mais!

 

  • Faça chamadas

Isso é essencial para vender mais usando vídeos no YouTube. Sempre termine o vídeo com uma chamada de ação (CTA). Ou seja, convide seus clientes a assistirem outro conteúdo no seu canal no YouTube, a se inscreverem no canal ou a acessarem o seu e-commerce.

 

2- Faça conteúdos segmentados

Criar vídeos não é nem rápido nem fácil. Por isso, você não vai conseguir uma quantidade muito grande rapidamente.

 

Portanto, é preciso planejá-los de modo estratégico. Defina o público-alvo específico para cada conteúdo. Busque saber suas características e necessidades para atingi-las em cheio!

 

Dessa forma, você terá como dar um foco em sua produção de vídeos, podendo fazer uma quantidade menor, porém direcionada para as empresas e pessoas certas e com muito mais qualidade.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

3- Busque as melhores palavras-chave

Encontre as palavras-chave mais usadas em buscas na internet pelo público-alvo que tem relação com seu nicho de e-commerce. Use o Google Trends, Google Analytics ou o Ubersuggest.

 

Depois de selecionar as melhores palavras-chave, use-as nas descrições e títulos dos vídeos no YouTube.

 

4- Preencha corretamente as descrições e tags

Seu vídeo deve ter um título chamativo e interessante, uma descrição completa com todos os detalhes do vídeo e com links e tags bem pensadas. Use as palavras-chave que você separou em todos esses locais.

 

Assim, ficará muito mais fácil de seu vídeo ser encontrado quando alguém for procurar esses assuntos no YouTube ou Google.

 

5- Grave vídeos mostrando seus produtos

Se a sua loja vende bolsas, por exemplo, pode ser interessante gravar um vídeo mostrando os compartimentos internos. Assim, os clientes terão noção sobre todas as características do produto que pensam em comprar.

 

O importante é criar um vídeo completo e bem explicativo para os seus potenciais clientes entenderem bem como funciona o seu produto ou serviço.

 

6- Use vídeos com depoimentos de clientes

Outra estratégia interessante está em criar vídeos no YouTube com depoimentos reais e sinceros de seus clientes. Para conseguir estes depoimentos, peça diretamente aos seus clientes que eles sejam sinceros quanto ao atendimento e prestação de serviço da loja, entre em contato pelo melhor canal para eles, como as redes sociais ou WhatsApp.

 

7- Crie playlists organizadas

As playlists são uma excelente alternativa para organizar o conteúdo do seu canal. Através delas você consegue agrupar aqueles vídeos no YouTube que têm um conteúdo semelhante,facilitando a visualização dos usuários que se interessam pelos seus vídeos.

 

 

8- Abuse de links para outros locais

Outra ferramenta muito interessante é o direcionamento de links para outros locais, como o seu e-commerce. Você pode, no caso, adicionar um link direto para o produto do qual você está falando no vídeo e usar uma chamada de ação para que ele realize a compra na sua loja virtual.

 

9- Compartilhe os vídeos do YouTube

Assim como você pode fazer chamadas no vídeo e nas descrições para a sua loja virtual e redes sociais, você também pode fazer o contrário!

 

Então compartilhe também seus vídeos nas redes sociais da sua marca, seu blog e use eles no seu e-commerce também a fim de complementar os conteúdos, deixando eles mais ricos e completos!

 

Além disso, para converter leads e vendas, não esqueça de colocar na descrição do vídeo links para páginas de captura de leads, com formulários e também para suas páginas de vendas para vender mais online, dependendo do tipo de conteúdo do vídeo.

 

É importante lembrar que seus vídeos podem se tornar excelentes materiais complementares para os vendedores. Assim, eles podem ser usados em e-mails e no WhatsApp, sempre que um vendedor achar que seu conteúdo é relevante para ajudar a argumentar e negociar com um cliente, fazendo seu e-commerce crescer e sua marca vender mais!

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

10- Otimize seus vídeos no YouTube para o Google

É fundamental otimizar seus vídeos no Youtube para que eles fiquem bem indexados nas buscas da plataforma, mas também no Google.

 

Talvez você já tenha reparado, mas em algumas pesquisas o Google também mostra vídeos do Youtube como resposta. E, para vender mais, você precisa aparecer lá!

 

 

Para otimizar o vídeo para ambos é importante que você coloque palavras-chaves nos títulos e descrição do seu vídeo. Estou repetindo isso porque é muito importante!

 

Outro ponto importante do SEO no Youtube são os likes e deslikes do vídeo. Quanto mais likes e deslikes seu vídeo tiver, mais relevante ele será na plataforma.

 

Por isso não esqueça de fazer suas chamadas (CTAs) nos vídeos, pedindo para as pessoas darem like e compartilharem seu vídeo.

 

11- Responda os comentários dos vídeos

Responda a todos os comentários dos seus vídeos no YouTube.

 

Isso porque as pessoas que fazem comentários sérios são clientes em potencial do seu produto, e uma resposta educada e útil pode criar um laço de confiança entre você e a pessoa que comentou.

 

Tire todas as dúvidas e sempre que possível, conduza as pessoas para a sua loja virtual.

 

12- Analise os seus resultados

No Youtube é possível monitorar a performance de seus vídeos, o que é muito importante para analisar se a sua estratégia está dando certo ou não.

 

Para ver as estatísticas do Youtube, siga os passos abaixo:

 

  1. Acesse o Youtube Studio.
  2. Clique na opção “Estatísticas”.

 

Você poderá ver em “Visão geral”, suas visualizações, tempo de exibição e inscritos. Tudo em tempo real.

 

Você ainda pode ver mais análises em “Alcance”, “Envolvimento” e “Público”.

 

Chegamos ao final do post! Agora você tem conhecimento de como usar o YouTube e como usar os vídeos para vender mais online! Basta começar a seguir todos os passos e dicas que demos.

 

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIne YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais