Empreender nem sempre é tão simples quanto parece. Mesmo assim, muitas pessoas têm embarcado nessa ideia. Tanto é verdade que o estudo organizado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), com o apoio do Sebrae, destacou um número bem expressivo de brasileiros que decidiram assumir o posto de patrão.

 

Quer saber quais as vantagens de ter um negócio próprio? Continue lendo!

Apostar naquilo que gosta

Você não tem chefe, então tem a chance de fazer o que gosta e de trabalhar com maior autonomia. Isso tudo faz parte do pacote de vantagens de empreender. Existe aí a oportunidade de deixar um legado, colocar toda a paixão para implementar ações, escolher produtos, enfim, a empresa é sua.

 

Cada empreendedor conhece as maravilhas de estar à frente de um negócio, mas também passa a ter ciência dos entraves do dia a dia. Pois se tornar dono de alguma coisa implica cumprir uma série de responsabilidades.

 

Mas é assim mesmo! Foque nos objetivos, pois essa é uma oportunidade que amplia os horizontes e que poucos têm a chance ou a motivação necessária para dar a partida.

Organizar a própria agenda

Se você conversar com os seus amigos e familiares sobre os benefícios de um negócio próprio, certamente, a possibilidade de horários mais flexíveis surge na lista das primeiras vantagens. Isso é animador, não há dúvidas. Trabalhar por conta própria deixa você à vontade para tomar determinadas decisões.

 

Mas não se engane! O fato de poder decidir sobre essa questão não quer dizer, necessariamente, que você entra e sai da empresa quando quer, pois, como dizem por aí, “o olho do dono é que engorda o gado”. Afinal de contas, o trabalho duro é a marca de sucesso de muitos empreendedores, mesmo que esses tenham em suas mãos a oportunidade de ter um cronograma flexível.

 

Para contrabalancear, você pode tirar um ou dois dias da semana para trabalhar remotamente, por exemplo. Assim é possível ganhar espaço no mercado, sem perder qualidade de vida.

Conquistar um rendimento melhor

Algumas pessoas até vão dizer que não é bem assim. Contudo, o sucesso é alcançado com esforço, determinação, coragem, planejamento e atualização de conhecimentos. O empreendedor que segue nessa linha e arrisca, mantendo os pés no chão, tem, sim, condição favorável para avançar e ser muito bem remunerado por isso.

Lidar com as desvantagens de ter um negócio próprio

Mas sabemos que ter um negócio próprio não oferece só vantagens. Se você se arrisca nesse meio, também deve reunir condições para superar os contratempos. Veja alguns deles:

 

  • Tudo depende de você: conduzir uma equipe é muito bacana, ninguém diz o que você deve fazer ou menospreza as suas ideias. No entanto, há responsabilidades fiscais, de contratação, riscos, etc. O estresse se torna algo inerente em determinados momentos e você não tem outra saída, pois a decisão final é sua;
  • Sem disciplina tudo pode ir por água abaixo: lembra da vantagem de organizar os próprios horários? Então, se isso for mal https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrado, a falta de organização poderá se tornar um grande problema para seus negócios;
  • O investimento sai do seu bolso: nesse caso, foque na organização. Mantenha as planilhas atualizadas e esteja por dentro de todos os passos do planejamento financeiro.

 

Estar à frente de uma empresa pode dar trabalho, no entanto, a oportunidade que se tem de transformar um contexto, promover ideias, facilitar a vida das pessoas e conquistar clientes, motiva e agrada bem mais a pessoas como você, que almejam ganhar terreno apostando em um sonho.

 

Se as desvantagens existem, algumas das vantagens de ter um negócio próprio estão aí para convencer você a fazer parte desse grande time de empreendedores.

 

Agora que você conhece algumas das vantagens de ter um negócio próprio, continue com a gente e veja como elaborar seu plano de negócio para e-commerce!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.