O Cloud Computing, ou computação em nuvem, além de ser uma realidade já presente no mercado, é apontado como uma das mais fortes tendências de TI para os próximos anos.

Se você não sabe exatamente do que se trata, pode estar certo de que já utiliza diversos sistemas baseados neste conceito, como o Facebook, Twitter, Gmail, serviços para armazenamento de arquivos online (Dropbox, Google Drive) dentre outras aplicações avançadas que funcionam na web, dispensando a instalação de softwares e utilização de espaço físico de armazenamento local.

 

Mas o que é, exatamente, o Cloud Computing?

Cloud computing é a capacidade de computação infinitamente disponível e flexível. A nuvem é tudo aquilo que fica por detrás da conexão.

As preocupações com a largura de banda, espaço de armazenamento, capacidades de memória, poder de processamento, confiabilidade e segurança, são deixadas de lado.

Através do cloud computing é possível ter acesso instantâneo a recursos de TI em pacotes adequados ao volume de uso demandado, o que representa maior economia.

Com o cloud computing, não é necessário realizar investimentos volumosos na aquisição de planos de hospedagem custosos ou até servidores dedicados. Pelo contrário, a lógica é adquirir pacotes flexíveis e com volumes sob medida de recursos computacionais para cada necessidade, pagando apenas por aquilo que é utilizado.

 

Utilizando o Cloud Computing para o seu e-commerce com a EC2 da Amazon

O Amazon EC2 é um serviço de cloud computing que oferece recursos computacionais altamente confiáveis e flexíveis na nuvem. Seu propósito é simplificar a computação em nuvem na web e permitir que o foco esteja no desenvolvimento e evolução da aplicação.

O Amazon Elastic Compute Cloud se diferencia dos serviços similares pela extrema simplicidade no dimensionamento do volume de capacidade computacional demandado.

O serviço oferece total controle sobre o que será utilizado em um período determinado, além de funcionar no ambiente computacional da Amazon, o que dispensa comentários sobre o seu nível de qualidade e segurança.

Com o Amazon EC2, você tem muito mais agilidade para obter e inicializar, de acordo com a sua demanda, novas instâncias do servidor. Isso pode ser feito em poucos minutos, possibilitando que altere rapidamente a capacidade computacional demandada, na medida das necessidades do seu negócio.

 

Veja outras vantagens do serviço:

Controle

Você tem total controle das instâncias contratadas, acessando a raiz de cada uma e interagindo como numa máquina local. Isso lhe permite interromper o serviço para retomada posterior, sem perda de dados.

 

Flexibilidade

O Amazon EC2 oferece configurações totalmente personalizadas de memória, sistema operacional, CPU, armazenamento e tamanho da partição.

Além disso temos a Amazon EC2 já é integrada com a maioria dos serviços da AWS como Amazon ElastiCache (Aceleração via cache), Elastic Load Balancer (Gerenciamento de fluxo de acessos), Amazon Relational Database Service (Cluster elásticos de banco de dados) para oferecer uma solução completa e segura para a computação, processamento de consultas e armazenamento na nuvem.

 

Confiabilidade

O Amazon EC2 funciona dentro dos datacenters da Amazon, com capacidade e disponibilidade consagradas. Seus acordos de nível de serviços exigem disponibilidade de 99,95%.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Seus serviços são disponibilizados por regiões, de acordo com a localização física de seus datacenters e mesmo que ocorra algum desastre natural em uma região, é possível subir todos os seus backups em pouco tempo em outra região, com a mesma qualidade e estabilidade de infraestrutura, garantindo assim o máximo de disponibilidade ao seu negócio mesmo em momentos de crise.

 

Elasticidade

As instâncias Amazon EC2 e os bancos de dados dentro da Amazon podem ser colocados em Clusters auto-gerenciáveis e auto-escaláveis que garantem uma alta disponibilidade dos serviços mesmo no caso de sobrecarga da estrutura, pois ele aumenta o número de “máquinas e recursos” automaticamente quando percebe um aumento de consumo nos serviços.

 

Segurança

A segurança do ambiente é outra prioridade da Amazon, que oferece recursos como intervalos de IPs e instâncias controladas e https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistração de acesso de entrada e saída das suas instâncias.

Contando também com os serviços da AWS Shield e WAF que mitigam automaticamente tentativas de SQL Injection, DDoS Attack e diversos outros mecanismos de invasão.

Além de várias opções de conectividade que permitem conexões privadas ou dedicas aos serviços online, com todo o trânsito de informações criptografado para aumentar a sua segurança ou até mesmo a possibilidade de isolar uma aplicação da internet e criar canais únicos e controlados de acesso à mesma o que reduz drasticamente a quantidade de possíveis brechas de segurança.

 

Facilidade de inicialização

A implementação do serviço é extremamente simples e rápida, com custos totalmente adaptáveis a cada necessidade.

 

Gerenciamento de Backups

A AWS Backups e o Imagens de Máquinas da Amazon (EC2 AMIs) fornecem um serviço de backup gerenciado que facilita a centralização e automatização de backups não apenas entre os serviços da AWS na nuvem, mas também da infraestrutura que é utilizada. Garantindo maneiras ágeis de restaurar qualquer serviço em pouquíssimo tempo.

 

A iSET fornece o Amazon EC2 sob medida para a sua loja virtual

Se interessou em conhecer mais sobre este serviço diferenciado oferecido pela Amazon?

A iSET traz para você, no Brasil, todas as vantagens do EC2, de forma totalmente voltada para lojas virtuais. É a forma mais fácil de aproveitar as vantagens da computação em nuvem no seu e-commerce, de forma personalizada, escalável, muito mais eficiente e econômica se comparada à aquisição de hospedagem dedicada.

 

 

Isso ocorre pois na iSET já estará utilizando os melhores recursos oferecidos pela tecnologia de nuvem da Amazon, em uma infraestrutura completamente otimizada para plataformas de e-commerce, sem necessidade configurar e nem entender nada de Cloud Computing.

A iSET criou uma arquitetura extremamente customizada para e-commerce, sendo reconhecida pela Amazon Brasil devido a sua qualidade.

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.