Abrir uma empresa familiar é uma alternativa interessante em diversas áreas do mercado. Esse tipo de negócio, além de ter um charme especial, proporciona algumas vantagens em termos de orçamento, estratégia e execução.

 

Trabalhar com parentes, no entanto, traz muitos desafios. É extremamente difícil separar as coisas e profissionalizar os processos, mas com disciplina e organização, uma empresa familiar pode ser muito bem-sucedida. Quer descobrir como? Então confira essas 6 dicas para expandir a sua.

Separe o pessoal do profissional

O primeiro passo para expandir a sua empresa familiar é separar completamente o lado pessoal do profissional. Misturar as coisas é um erro comum nesse tipo de empreendimento e isso pode levar a sérios problemas como descontrole do caixa, ingerências e ineficiência. Jamais caia na tentação de pegar dinheiro da empresa para uso pessoal.

Delimite as funções

Procure delimitar, desde o início, as obrigações de cada membro familiar que trabalha no negócio. Não permita que as responsabilidades se cruzem e estabeleça quem é o sócio majoritário e como será a ordem de tomadas de decisão. Enquanto estiverem no ambiente corporativo, dê preferência ao tratamento pelos nomes e deixe o grau de parentesco – pai, mãe, filho, tio, tia – para momentos informais.

Profissionalize a corporação

O passo seguinte para atrair novos clientes é profissionalizar a corporação, pois negócios familiares costumam pecar por amadorismo. Isso não quer dizer que a empresa precise perder sua identidade, mas o fato é que não dá para ser amador em dias concorridos como os de hoje. Implemente um programa eficiente de gerenciamento, com um excelente controle de entradas e saídas do estoque.

Procure ajuda para gerir

Avalie também a contratação de uma consultoria empresarial, permanente ou provisória, para fazer um planejamento adequado, estipular metas e otimizar os processos. As empresas familiares têm uma tendência natural a estarem menos organizadas e esse auxilio pode ser de grande ajuda para aprimorar a performance de todos os membros.

Monte uma plataforma de e-commerce

Uma medida crucial para expandir sua empresa familiar é marcar presença na internet. E acredite: usuários do mundo digital também amam produtos e serviços originais, que têm charme e identidade. Com uma plataforma de e-commerce, você pode atender melhor o seu público e aumentar a carta de clientes.

 

Outro ponto positivo é que sustentar uma loja digital é muito mais simples e barato que manter uma loja tradicional. O número de funcionários é menor, você não precisa alugar um local físico de atendimento e suas preocupações principais são a logística, o estoque e a manutenção da qualidade.

Invista em marketing digital

Investir em marketing digital é outra estratégia fundamental para quem quer expandir a sua empresa familiar. Ainda que o seu empreendimento seja bem tradicional, esse tipo de divulgação pode fazer maravilhas pelos seus resultados. E o melhor de tudo é que é muito mais barato que o marketing tradicional.

 

Um bom site, perfis nas principais redes sociais, um blog sobre o dia a dia do negócio e uma boa lista de e-mail marketing já são um excelente começo. Com o tempo, você pode passar a gerar conteúdo de qualidade, publicar e ainda se tornar referência na sua área de atuação!

 

Essas são as melhores dicas para expandir a sua empresa familiar! Gostou de conhecê-las? Tem alguma outra sugestão? Conte para nós nos comentários!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais