Abrir uma empresa familiar é uma alternativa interessante em diversas áreas do mercado. Esse tipo de negócio, além de ter um charme especial, proporciona algumas vantagens em termos de orçamento, estratégia e execução.

 

Trabalhar com parentes, no entanto, traz muitos desafios. É extremamente difícil separar as coisas e profissionalizar os processos, mas com disciplina e organização, uma empresa familiar pode ser muito bem-sucedida. Quer descobrir como? Então confira essas 6 dicas para expandir a sua.

Separe o pessoal do profissional

O primeiro passo para expandir a sua empresa familiar é separar completamente o lado pessoal do profissional. Misturar as coisas é um erro comum nesse tipo de empreendimento e isso pode levar a sérios problemas como descontrole do caixa, ingerências e ineficiência. Jamais caia na tentação de pegar dinheiro da empresa para uso pessoal.

Delimite as funções

Procure delimitar, desde o início, as obrigações de cada membro familiar que trabalha no negócio. Não permita que as responsabilidades se cruzem e estabeleça quem é o sócio majoritário e como será a ordem de tomadas de decisão. Enquanto estiverem no ambiente corporativo, dê preferência ao tratamento pelos nomes e deixe o grau de parentesco – pai, mãe, filho, tio, tia – para momentos informais.

Profissionalize a corporação

O passo seguinte para atrair novos clientes é profissionalizar a corporação, pois negócios familiares costumam pecar por amadorismo. Isso não quer dizer que a empresa precise perder sua identidade, mas o fato é que não dá para ser amador em dias concorridos como os de hoje. Implemente um programa eficiente de gerenciamento, com um excelente controle de entradas e saídas do estoque.

Procure ajuda para gerir

Avalie também a contratação de uma consultoria empresarial, permanente ou provisória, para fazer um planejamento adequado, estipular metas e otimizar os processos. As empresas familiares têm uma tendência natural a estarem menos organizadas e esse auxilio pode ser de grande ajuda para aprimorar a performance de todos os membros.

Monte uma plataforma de e-commerce

Uma medida crucial para expandir sua empresa familiar é marcar presença na internet. E acredite: usuários do mundo digital também amam produtos e serviços originais, que têm charme e identidade. Com uma plataforma de e-commerce, você pode atender melhor o seu público e aumentar a carta de clientes.

 

Outro ponto positivo é que sustentar uma loja digital é muito mais simples e barato que manter uma loja tradicional. O número de funcionários é menor, você não precisa alugar um local físico de atendimento e suas preocupações principais são a logística, o estoque e a manutenção da qualidade.

Invista em marketing digital

Investir em marketing digital é outra estratégia fundamental para quem quer expandir a sua empresa familiar. Ainda que o seu empreendimento seja bem tradicional, esse tipo de divulgação pode fazer maravilhas pelos seus resultados. E o melhor de tudo é que é muito mais barato que o marketing tradicional.

 

Um bom site, perfis nas principais redes sociais, um blog sobre o dia a dia do negócio e uma boa lista de e-mail marketing já são um excelente começo. Com o tempo, você pode passar a gerar conteúdo de qualidade, publicar e ainda se tornar referência na sua área de atuação!

 

Essas são as melhores dicas para expandir a sua empresa familiar! Gostou de conhecê-las? Tem alguma outra sugestão? Conte para nós nos comentários!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.