Passo a passo completo para sua empresa se proteger de fraudes na Black Friday

A Black Friday está se aproximando e com ela as promoções tão aguardadas pelos consumidores, diversas pessoas esperam por essa data para realizar suas compras de fim de ano.

Entretanto é preciso estar atento às fraudes na internet, durante o evento de Black Friday os números do comércio virtual aumentam significativamente e com isso o número de golpes também aumenta.

Com descontos atrativos e promoções que chamam a atenção do cliente, é necessário estar atento para não cair em uma fraude na internet e acabar fazendo parte dos lojistas que tomaram prejuízo durante o evento por causa de consumidores mal intencionados.

Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas para proteger sua empresa de fraudes na internet durante a Black Friday.

 

Se protegendo de fraudes na Black Friday

De acordo com dados divulgados pela Globo, sabe-se que a cada 5 segundos uma ação criminosa acontece em compras relacionadas ao e-commerce. Esses dados são de 2018 e mostram o quanto vem crescendo o número de fraudes na internet.

 

1- Conheça sua persona e seus produtos

Conhecer os seus produtos e o comportamento dos seus consumidores é essencial para evitar fraudes na internet, durante o evento Black Friday o número de vendas aumenta, porém mesmo durante esse período é necessário manter os cuidados.

Vamos supor que você possui um e-commerce que têm o ticket médio no valor de 300 a 350 reais e costuma ter compras nesse valor, você conhece bem o comportamento do seu cliente e sabe com clareza o quanto ele gasta em média por compra.

Porém chega um consumidor e realiza uma compra no valor de 5 mil reais, isso já é um motivo de alerta para que você fique atento a uma possível fraude. A partir disso você pode:

 

  • Verificar os produtos referentes a compra do consumidor;
  • Analisar se todos os dados dele estão corretos, nome, telefone, endereço etc;
  • Consultar se o CPF dele possui alguma restrição e se ele é realmente válido.

 

Caso você julgue necessário, não hesite em entrar em contato com o cliente para saber se está tudo certo com sua compra.

Por isso é tão importante conhecer sobre seus produtos e sobre sua persona, desconfie de qualquer comportamento fora da curva, isso vai te ajudar a evitar fraudes na internet.

 

2- Não se esqueça do pós-venda

O pós-venda é super importante para o atendimento ao cliente, entretanto ele pode ser usado para evitar fraudes da internet como por exemplo o tão temido chargeback ou estorno.

O pós-venda é baseado em entrar em contato com o consumidor alguns dias após a compra perguntando se ela realmente recebeu a mercadoria, se ela gostou do produto, se ela está fazendo o uso da forma correta, enfim, trata-se de pedir um feedback sobre a compra para o cliente.

Por isso, é importante treinar seus colaboradores para identificar possíveis sinais de alerta, como por exemplo alterações no endereço de entrega e reclamações de chargeback.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

3- Fique atento a várias tentativas de compra

Identifique qualquer comportamento estranho de compra na sua loja virtual.

Se você observar que foram feitas mais de 4 ou 5 tentativas de compra com o mesmo nome sem sucesso e só depois de várias tentativas o consumidor consegue comprar, você pode estar presenciando uma tentativa de fraude na internet.

Estamos falando de fraudes na internet já conhecidas pelos lojistas, na maioria das vezes o criminoso rouba dados de vários cartões de crédito e fica tentando realizar diversas compras para testar se os cartões roubados realmente possuem crédito disponível.

Dependendo da plataforma em que você estiver utilizando é possível até bloquear esse usuário.

Por isso, caso você identifique várias tentativas de compra vindas do mesmo consumidor, possivelmente esse usuário está tentando realizar uma fraude. Por isso, durante o período de Black Friday é necessário dobrar a atenção.

 

Você sabe o que é o certificado de segurança SSL e porquê ele é essencial em sua loja virtual? Saiba aqui!

 

4- Se mantenha informado sobre as atuais fraudes na internet

Evitar as fraudes na internet é uma missão que precisa ser cumprida de forma colaborativa, principalmente na Black Friday.

Tratando-se da Black Friday, os lojistas precisam se atentar pois estamos falando de um período em que existem muitos envios e transações, portanto os lojistas precisam se unir e compartilhar informação entre si.

É muito importante estar atento sobre os golpes que estão sendo aplicados no momento atual, em quais cidades e estados eles são mais comuns e de que maneira os criminosos estão agindo.

Trabalhando em equipe e colaborando entre si, os lojistas têm mais chance de combater e evitar as fraudes na internet.

 

5- Se atente a invasões nos servidores da sua loja virtual

Além de pedidos feitos através de cartões clonados, você precisa estar atento também contra as invasões ao seu servidor.

Nessa modalidade de fraude na internet, os criminosos procuram por brechas na segurança do seu sistema, caso eles encontrem alguma falha, os criminosos vão tentar ter acesso a dados sigilosos e delicados do seu e-commerce, tanto dados dos consumidores quanto dados da sua loja virtual de forma geral.

 

 

6- Dê uma atenção especial aos produtos com alto valor agregado

Os criminosos preferem aplicar fraudes na internet sobre produtos com preços mais elevados com a finalidade de conseguir vender esses itens no mercado negro.

Por isso, notebooks, tablets, smartphones e artigos eletrônicos de forma geral são os mais procurados pelos golpistas, além de serem revendidos com facilidade apresentam uma margem de lucro maior para o criminoso.

Nesse artigo, nós pudemos acompanhar alguns passos que podem ser tomados pelos lojistas e donos de lojas virtuais, com o intuito de evitar as fraudes na internet durante o evento de Black Friday.

Agora resta a você escolher qual desses passos se aplica melhor ao seu modelo de negócio e colocá-los em prática. Boas vendas!

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