Integrar a gestão do seu negócio é um processo importante e necessário para o crescimento da sua empresa.

A tecnologia existe para ajudar os processos de trabalho e é uma forma de https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar seu negócio de maneira mais intuitiva e descomplicada.

Neste artigo, vamos entender um pouco melhor sobre o que é um ERP e quais são as principais vantagens que ele apresenta para o seu negócio. Confira!

 

O que é ERP?

Do inglês “Enterprise Resource Planning“, que significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”.

ERP é um software usado para cuidar de operações diárias de uma empresa, desde a gestão de estoque, compras, departamento de recursos humanos, controle financeiro, logística, entre outras.

O sistema de gestão também é importante para fazer integrações aos canais de venda, desta forma, proporcionar a sincronização dos setores, vendas e entregas, capazes de melhorar a experiência de compra do cliente.

 

Por que utilizar um ERP online?

Diferente dos sistemas de gerenciamento implementados por sistemas de computador, o ERP online traz mobilidade para a gestão e pode ser acessado de qualquer lugar e em qualquer horário.

Suas principais facilidades são:

 

1- Mobilidade

É possível acessar os dados do seu negócio através de qualquer plataforma e local, a mobilidade ganha sentido e poderá demonstrar números durante reuniões ou congressos de trabalho.

 

ERP

 

2- Organização

Sempre que o sistema torna-se atualizado e sincronizado, a organização fica melhor e mais eficiente, o que acaba tendo como consequência o aumento da produtividade.

 

3- Segurança de dados

Somente o gestor e os funcionários autorizados podem acessar o sistema, e com a atualização constante, os dados do seu negócio ficam mais seguros.

 

ERP

 

4- Redução de custos

O aumento da produtividade traz mais lucros e menos custos, já que os processos integrados pedem uma equipe mais enxuta.

Outro fator que reduz os custos é a diminuição de material impresso, já que o sistema é todo online e com armazenamento em nuvem, o que diminui espaço físico de arquivos e documentos impressos.

Profissionais de TI que seriam necessários para controlar a infraestrutura não serão mais necessários, podendo aplicar esse investimento em outras áreas.

 

Quais as principais vantagens de utilizar um ERP para o seu negócio?

Integrar os setores de compra, financeiro e logística de forma estabilizada já é uma grande vantagem, além disso, outros benefícios podem ser destacados, como, por exemplo:

 

ERP

 

1- Integrações

Com o sistema de gestão integrado, os processos ficam organizados e as informações se mantêm sincronizadas e sempre atualizadas.

Outras integrações externas também são fundamentais: seja a logística de entrega ou os canais de venda integrados à gestão do negócio.

São processos que facilitam o empreendedor que deseja investir nas vendas em múltiplos canais.

 

2- Eficiência nos processos

Com toda a operação de vendas integrada, seja em lojas físicas, online, venda em marketplaces e redes sociais, as chances de erros internos são menores, já que os processos ocorrem de forma automatizada.

Por exemplo, se um produto for vendido em algum canal, ele automaticamente sai da contagem do estoque central.

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

 

3- Visão ampla sobre o negócio

Outra vantagem importante é a visão ampla que o gestor passa a ter sobre o próprio negócio.

A partir de relatórios gerados pelo sistema é possível ver quais os itens de venda que têm tido maior ou menor saída, tornando possível o foco em campanhas de venda mais específicas e assertivas.

 

4- Impacta na experiência de consumo do cliente

Quando a jornada de compra, desde a pesquisa até a logística de entrega está integrada, o cliente passa a ter uma melhor experiência com a marca, aumentando as chances de fidelizar suas compras com aquele canal.

Agilidade na entrega também é um fator capaz de gerar muitos pontos com o cliente na hora dele finalizar a compra.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Gestão eficiente e integrada

O ERP em nuvem mostra-se uma estratégia inteligente para contar com a tecnologia na gestão do seu negócio, sem gastar mais do que se deve.

Pequenas, médias e grandes empresas já estão investindo em ERP e melhorando sua otimização de tarefas, aumentando a eficiência dos projetos graças à tecnologia.

O sistema de gestão passa a se tornar um aliado no trabalho do dia a dia, aumentando a produtividade dos colaboradores e garantindo mais tempo para a equipe pensar no negócio de forma inteligente, criativa e estratégica.

O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças, além de propostas comerciais.

Ele também é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas de e-commerce do país.

Viu como é vantajoso usar um ERP no seu e-commerce?

Se ainda não é cliente Bling faça um teste grátis por 3 meses utilizando o cupom #e confira na prática as vantagens que o ERP online e em nuvem traz para o seu negócio.

 

Leia também:

 

Não se esqueça de se inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.