De acordo com a pesquisa Webshoppers,o setor de e-commerce teve um crescimento de 12% no primeiro semestre de 2019 comparado com o mesmo período do ano anterior. Isso mostra o quanto o mercado virtual tem se tornado lucrativo e atrativo.

 

Porém, 80% dessas lojas virtuais encerram suas atividades dentro de 18 meses. Isso se dá pela euforia de criar um negócio online sem fazer sequer uma simples pesquisa.

 

Isso se resume à falta de planejamento.

 

Planejar é pensar no futuro do seu negócio, no seu futuro e no que deseja. Um planejamento estratégico é um meio de planejar algo de modo mais técnico, profissional e completo.

 

O planejamento estratégico tem o poder de prevenir problemas, facilitar metas e chegar mais rápido ao objetivo de uma empresa. Não é um processo super complexo e pode ajudar muito na elaboração de um negócio.

 

Ele pode ser muito importante, como você talvez tenha percebido, e pode fazer a diferença ao tentar alcançar o sucesso com as vendas virtuais.

 

De nada basta ter as melhores intenções ou até os melhores produtos, é sempre necessário definir assuntos, como: logística, situação financeira, orçamento para investimento, lucratividade de um mercado, objetivos pessoais, dentre outros.

 

Se sua dúvida é o que é o planejamento estratégico e qual é a sua importância para o seu negócio, continue a leitura e vamos te mostrar tudo isso e mais um pouco!

O que é planejamento estratégico?

Bom, o planejamento estratégico é a criação e execução de uma série de objetivos pré-determinados. Começar um planejamento é tomando decisões para se mobilizar com foco no sucesso do seu e-commerce.

 

Ele pode ser feito semanalmente, mensalmente ou anualmente, dependendo das suas metas. Envolve a sua empresa em seu estado atual, onde você deseja que ela esteja e como chegar lá.

 

Além de oferecer uma orientação estratégica geral para a empresa, o planejamento estratégico dá uma direção específica para diversas áreas, como para o setor financeiro, de marketing, recursos humanos, logística, entre outros.

 

Sendo assim, todos esses outros planejamentos devem ser guiados pelo planejamento estratégico, por isso ele é tão importante.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

Qual é a importância do planejamento estratégico?

Um dos motivos para começar a fazer o planejamento do seu e-commerce é entender melhor o mercado em que seu negócio se encontra. É fundamental ter análises do cenário atual da sua empresa.

 

Mas por que? Sabendo o cenário atual do negócio fica mais fácil entender como chegar aonde sua empresa deseja.

 

Além disso, com uma análise do mercado, também é possível descobrir o que seus clientes querem comprar de verdade e selecionar suas mercadorias com base nisso.

 

Por se tratar de uma loja virtual, entender seus produtos e como eles irão se comportar no ambiente digital é importantíssimo para traçar suas estratégias de marketing e vendas, por exemplo.

 

Entender o custo do seu produto, sua margem de lucro, a disponibilidade do mesmo, facilidade de entrega são alguns pontos chave para se pesquisar para entender como ter sucesso no e-commerce.

 

Com o planejamento estratégico, é possível ter uma visão melhor do perfil de cliente ideal para sua loja virtual. Não é vantajoso sair tentando atrair todo tipo de pessoa para o seu site, isso custa dinheiro e tempo e não traz muito retorno.

 

Assim, conhecer seu público-alvo é imprescindível na hora de montar as suas estratégias de venda. Isso traz mais rentabilidade ao seu negócio e te poupa muito mais tempo!

 

Ademais, as chances de conversão e finalização de compra aumentam, tornando seu negócio mais lucrativo!

 

O planejamento estratégico também é importante para saber quais ações você deve seguir para alcançar as metas do seu negócio. Ele ajuda a definir seus objetivos, assim, fica mais fácil saber qual caminho seguir, quais ações devem ser feitas, quais projetos iniciar.

 

Isso impacta diretamente na produtividade da sua empresa e equipe, já que tudo está bem determinado em prazos e como realizar as tarefas.

 

Por fim, o planejamento estratégico é importante pois proporciona mais assertividade nas ações tomadas no seu negócio. O planejamento proporciona mais clareza, acabando com aquelas dúvidas à respeito do que deve ou não ser prioridade.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Sem dúvida, o planejamento estratégico para e-commerce traz mais segurança às empresas. Com ele é identificar os objetivos, saber o que vender, para quem vender e qual caminho seguir no imenso mundo do varejo digital para garantir o sucesso e o aumento das vendas.

 

Agora, já deve ter ficado claro como o planejamento estratégico é importante. Então, tendo isso em mente, comece agora a fazer o seu! Não sabe como? Leia este post sobre: “Planejamento estratégico para e-commerce: por onde começar?”.

 

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