fbpx

Trabalhar em casa é muito legal, aqui na iSET estamos todos em home office. Porém, é preciso saber seguir uma rotina e se manter na “vibe” do trabalho, digo isso por experiência própria. Para começar, seguir seu cronograma de trabalho, ter postura e usar roupas adequadas (vencendo a vontade de usar pijama) são ações essenciais para um bom home office e um dia de produtividade.

 

Também há várias outras dicas circulando pela internet, por isso, fiz este post pensando em te ajudar! Neste post, vamos dar algumas dicas para empreendedores digitais montarem um home office que seja produtivo, aproveitando melhor seu espaço.

 

Mesmo que você trabalhe em casa, é muito importante ter um local apenas seu, para exercer suas atividades diárias. Assim, você não terá que dividir um espaço de lazer e descanso em sua casa com seu escritório.

 

Montar um home office pode ser mais fácil do que você imagina. Seguindo as dicas deste post, você conseguirá criar um ambiente mais adequado para sua rotina de trabalho e manter a produtividade lá em cima!

 

É importante lembrar que o trabalho em home office no Brasil e no mundo não é mais apenas uma tendência, é uma realidade para um número cada vez maior de pessoas.

 

Nos dias de hoje é cada vez maior o número de pessoas que em função do caos urbano, com seus engarrafamentos e transportes públicos superlotados, buscam por mais qualidade de vida e adotam o home office como solução, que vem se mostrado bastante efetivo neste caso.

 

Se você está entre os profissionais que estão começando a trabalhar em casa, trazemos neste artigo uma série de dicas de como montar um home office. Aqui você vai encontrar:

 

 

  • Encontre um local para o home office;
  • Organize o ambiente do seu home office;
  • Invista em tecnologia;
  • Organize sua rotina.

 

 

Então, vamos lá!

1- Encontre um local para o home office

A primeira dica de como montar um home office está justamente no local. Escolha muito bem a localização, pois seu trabalho ficará restrito a esta área e por isso mesmo, precisará ser o mais adequada possível.

 

Se você dispuser de um cômodo só para seu escritório em casa, isso é ótimo e você é privilegiado. Mas se esse não for o caso, você pode dividir algum cômodo da sua casa como exemplo, a sala de estar ou uma parte do seu quarto.

 

Uma boa dica é manter seu home office perto de uma janela, pois o sol faz bem e pode te ajudar a se manter acordado. Mas lembre-se de que trabalhar por muito tempo sem uma parada é prejudicial à saúde e à própria produtividade, então não tem problema fazer uma pausinha.

 

Um escritório só seu, no qual você possa fechar a porta com chave e não ser incomodado é fundamental, principalmente para quem faz palestras, treinamentos gravados ou outras coisas do tipo em seu home office.

 

Além da porta fechada impedir que alguém estrague uma gravação ou mesmo uma transmissão ao vivo, pense também em investir em janelas antirruído.

2- Organize o ambiente do seu home office

Para ter um home office produtivo, um dos segredos está na organização do seu espaço de trabalho. Nada de coisas espalhadas por todo o lado, pois isso acaba comprometendo a sua produtividade e o próprio ambiente da sua casa. 

 

Portanto, tenha móveis que possuam bastante espaço para guardar todo o seu material de forma organizada e não perder o seu tempo procurando coisas. Se estiver compartilhando um cômodo da casa, tente dar uma nova arrumação para o espaço que você irá ocupar, de forma a guardar todo o seu material neste local.

 

É importante não ousar demais. Móveis cheios de curvas, como os vistas em revistas de design e redes sociais como o Pinterest, podem não ser funcionais: uma cadeira toda descolada pode causar problemas na coluna. Então, cuidado ao pensar somente na estética.

 

Observação importante: não caia na tentação de trabalhar na cama!

3- Invista em tecnologia

O trabalho em casa e produtividade está intimamente ligado à tecnologia, portanto, invista nesta área. Invista em um computador de alto desempenho e com uma ótima capacidade de armazenagem. Além de Internet de bom desempenho, pois  é fundamental, principalmente se você tem o costume de fazer ligações de vídeo.

 

Umo outra ótima dica é, para deixar seu home office mais compacto e funcional, principalmente se você estiver compartilhando um determinado cômodo da casa, usar equipamentos multifuncionais como impressoras 3 em 1 e outros equipamentos conjugados. Não se esqueça também do mundo virtual. Use ferramentas e softwares gratuitos para montar um home office e se manter produtivo

 

Fiz uma listinha, confira:

 

  • Trello;
  • Asana;
  • Buffer;
  • Beefree;
  • Taskade;
  • Habitica;
  • Aplicativos do Google, como Planilhas, Documentos, Agenda, Drive, Apresentações, Google Meet, dentre outros.

 

Use o armazenamento em nuvem. Trabalhar em nuvem é a melhor opção para quem resolve trabalhar em casa pela Internet. Jogue o máximo de arquivos e aplicativos para um Cloud, pois isso vai lhe proporcionar uma flexibilidade muito grande.

 

Isso é ótimo para compartilhar seus arquivos com outras pessoas, não perder dados pela falta de luz ou conexão e continuar suas tarefas em vários dispositivos. Use isso como mantra: não se trata apenas de saber como montar um home office, mas também de como deixá-lo funcional!

 

Leia este post e descubra cinco diferentes tarefas que podem ser automatizadas em seu e-commerce!

4- Organize sua rotina

Por último, mas não menos importante! Na verdade, eu diria que é a etapa mais essencial para manter a produtividade alta. Para trabalhar em casa não basta saber apenas como montar o seu home office. É preciso também saber como criar uma rotina de trabalho e procedimentos para que a coisa dê realmente certo.

 

Em primeiro lugar, crie horários para começar e principalmente para parar de trabalhar. A disciplina no home office é um dos aspectos fundamentais para ter sucesso nesta área.

Conclusão

Se você está pensando em trabalhar em casa, sugerimos que também leia um outro artigo que publicamos aqui em nosso blog sobre: “Home office: vantagens de trabalhar em casa”.

 

Agora que você já leu nossas dicas de como montar um home office, é só uma questão de planejar e colocar a mão na massa.

 

Aprenda a definir objetivos claros para alcançar suas metas de maneira eficiente.

 

várias maneiras de montar um home office, e tudo depende do seu estilo pessoal e dos equipamentos que você precisa para executar suas tarefas diárias. Independentemente disso, você precisa sempre pensar em um lugar confortável e tranquilo para que você trabalhe com mais organização e produtividade!

 

Espero que o post tenha te ajudado, mas caso tenha qualquer dúvida, deixe seu comentário!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais  também:  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn YouTube.


Comentários

Comentários

Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.
Post criado 64

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo