Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. Não ter um patrão do lado o tempo todo e nem enfrentar um trânsito caótico duas vezes por dia são bons motivos para considerar o home office como uma opção interessante de melhorar a qualidade de vida.

 

No mundo inteiro, essa modalidade de trabalho está sendo cada vez mais adotada, porque o uso da tecnologia e a busca pela redução de custos são aspectos muito valorizados pelas organizações atualmente.

 

Para não transformar essa comodidade em problema no relacionamento com a família, amigos e colegas de trabalho, vamos apresentar seis dicas importantes de como trabalhar em casa com eficiência. Confira:

1. Estabeleça uma rotina

Se não tiver planejamento, a divisão das atividades familiares com as profissionais vai ser um problema sério para os que trabalham na própria residência. Mesmo que abra um espaço para a flexibilidade, é essencial ter horários definidos para exercer o seu trabalho e cuidar dos demais compromissos.

 

Com uma rotina estabelecida, fica bem mais fácil se organizar. Por exemplo, imagine que você trabalhe como redator e necessita escrever descrições para estimular a venda de produtos. Nesse caso, é fundamental reservar um tempo para fazer o serviço da melhor maneira possível.

2. Tenha um espaço dedicado para o home office

Principalmente para os que têm crianças em casa, não é nada fácil exercer as tarefas profissionais com um alto nível de produtividade. Se pretende manter a calma com os filhos e prestar serviços com qualidade, a melhor alternativa é ter um local dedicado apenas para o trabalho.

 

O ideal é que o cômodo possua um isolamento acústico. Dessa maneira, fica mais fácil manter a concentração. Por exemplo, um publicitário que pretende elaborar um e-mail marketing com o objetivo de fidelizar os clientes, precisa trabalhar em um ambiente tranquilo para que a criação possa fluir.

 

Conheça os 5 indicadores de desempenho mais importantes.

3. Seja organizado

A falta de organização é um dos maiores defeitos para os que pretendem conciliar a vida profissional com a familiar em casa. Jamais deixe espalhados pelos cômodos os documentos relacionados com o seu serviço.

 

A recomendação é dividir o material nos armários que ficam no espaço destinado às atividades profissionais. Assim, você terá mais tranquilidade para trabalhar.

4. Saiba estabelecer limites

Tudo na vida tem hora. Essa premissa deve fazer parte da rotina no seu lar. É importante indicar para os filhos, esposa, demais familiares e amigos que você está reservando um tempo do seu dia para cumprir seus serviços, como se estivesse em uma empresa.

 

Procure mostrar para os parentes que é preciso ficar sozinho e não ser interrompido constantemente quando está trabalhando. No início, essa mudança pode não ser tão facilmente assimilada, mas todos acabam se acostumando aos poucos.

5. Priorize ter um telefone exclusivo para o trabalho

O ideal é que se tenha um celular corporativo para estar em contato com a empresa ou com os clientes. Essa medida facilita a comunicação e não atrapalha a rotina da família.

 

Ao estar disponível para os colegas de trabalho e os fregueses de maneira direta, você evita que os parentes se envolvam muito com as suas atividades profissionais. Dessa forma, você também separa melhor a demanda do trabalho com a vida pessoal.

 

Aprenda a definir objetivos claros para alcançar suas metas de maneira eficiente.

6. Tenha foco

Não adianta você pedir ajuda para os parentes e amigos, se não tiver determinação para conciliar o trabalho com as demais ações do dia a dia.

 

Durante o expediente, esqueça a televisão e o uso da internet como entretenimento. É preciso levar o home office muito a sério, caso não queira ter problemas com os clientes ou com os familiares.

 

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