Grande sonho para a maioria das pessoas que estão em um emprego regular, a possibilidade de trabalhar em casa é muito animadora. Além da comodidade de não precisar sair todos os dias, outras formalidades como horários exatos para entrada e saída deixam de existir.

 

Sendo assim, não são poucas as pessoas que se organizam para começar o home office. Seja de maneira independente e empreendedora ou como funcionário de uma empresa. A verdade é que essa modalidade é muito atrativa, mas também necessita de disciplina.

 

Sendo assim, acompanhe as melhores dicas para ser mais produtivo trabalhando em casa. Continue lendo!

Dicas infalíveis para ser mais produtivo em seu trabalho home office

De fato, não são poucas as vantagens trabalhar em casa oferece. Afinal, na maioria das vezes é possível ser seu próprio chefe e se organizar conforme desejar. No entanto, o que é um benefício pode se tornar também um ponto negativo, com o passar do tempo.

 

Para se manter sempre produtivo é necessário dispensar tempo organizando a rotina e cobrando muito de si mesmo. Sabendo disso, acompanhe as melhores dicas para criar o dia a dia que fará seu trabalho render cada vez mais.

Faça uma lista de prioridades

Quando começamos a trabalhar em casa, muitas vezes entramos no piloto automático. Isso é bem comum por termos a consciência de que não terá ninguém para nos cobrar. Dessa forma, a produtividade pode cair bastante.

 

Afinal, o conforto de estar em seu lar o tempo todo é uma grande vantagem, mas pode acabar atrapalhando a produtividade. Com isso, os materiais e tarefas acabam ficando de lado e sendo substituídos pelas horas de procrastinação constante.

 

Leia este post e descubra cinco diferentes tarefas que podem ser automatizadas em seu e-commerce!

 

Para resolver esse problema, a melhor solução é criar uma lista de prioridades. Dessa forma, fica bem mais fácil definir o que deve ser feito no dia e o tempo que essa tarefa demandará. Sendo assim, não é difícil focar e organizar até mesmo as horas trabalhadas do dia.

 

Além disso, a lista também facilita para quem tem dificuldade em lembrar de datas e prazos. Com ela, pode-se visualizar as demandas mais urgentes e aquelas que podem esperar mais alguns dias para serem entregues.

Crie metas diárias

Em um primeiro momento isso pode parecer bastante assustador. Afinal, esse método lembra bastante os trabalhos comuns, onde se recebe a pressão diária dos chefes para entregar tudo antes de sair.

 

No entanto, a técnica é adotada na maioria das empresas porque, de fato, é bastante efetiva. Trabalhar com metas aciona um gatilho no nosso cérebro de modo a aumentar a produtividade e proporcionar picos a ela.

 

Dessa forma, sabendo o quanto devemos produzir por dia, conseguimos focar nesse número. Com isso, nos organizar durante todos os momentos de modo a entregar a quantidade e não deixar nada para trás.

 

Quando temos uma meta, dificilmente temos vontade de deixar de entregá-la. Afinal, sabemos que aquele é o ritmo ideal e que, se nos esforçarmos, não é difícil de ser alcançado.

 

No entanto, na hora de criar suas metas, seja bondoso consigo mesmo. Estabeleça números expressivos, mas possíveis de serem alcançados no dia. Considere também as pausas para almoço, descanso, atendimento de telefone e tempos para desligar um pouco durante a rotina.

 

Com isso, a produtividade será constante e seguirá na mesma linha. E, principalmente, você terá tempo para aproveitar os benefícios do trabalho home office.

Planeje seus horários de acordo com a sua produtividade

Todo ser humano é diferente. Temos nossa particularidade, gostos pessoais e, claro, horários de produtividade diferentes. Sendo assim, não defina um horário pronto para a sua rotina ou se adeque a aquele que funcionou ao seu amigo.

 

Cada um de nós tem um horário de produtividade diferente. Enquanto para alguns acordar cedo é uma verdadeira tortura, para outras dormir tarde é sinônimo de mal-estar.

 

EBOOK – Planeje o seu ano da melhor maneira possível com este planner exclusivo.

 

Sendo assim, respeite seus horários e gostos pessoais. Se você for mais produtivo a tarde e começo da noite, faça esse seu horário de trabalho. No entanto, se a noite é quando sua família está em casa e você deseja ficar com eles, esforce-se para acordar um pouco mais cedo.

 

O mais importante é se sentir confortável e trabalhar dentro do horário em que você tem mais energia para produzir. Porém, procure evitar a madrugada. Para muitas pessoas, é nela que a vontade de trabalhar vem com mais força, no entanto, fazer disso um hábito não é nem um pouco saudável.

 

Afinal, a rotina fica totalmente bagunçada e muitos dos compromissos só podem ser realizados durante o dia. Sendo assim, se você trabalhou durante a madrugada, mas tem obrigações com o horário comercial, provavelmente dormirá muito pouco. Dessa forma, seu sono será prejudicado, o que pode trazer péssimas consequências a curto e longo prazo.

Prepare um local confortável

Se tratando de trabalhar em casa, o ideal é ter uma sala ou quarto especial. No entanto, nem sempre isso é possível, seja por espaço ou investimento não disponível.

 

Sendo assim, se esforce ao máximo para criar um local confortável. Isso influencia diretamente sobre a produtividade, afinal, quando não estamos bem acomodados é difícil focar e passar horas sem se mover.

 

Caso seu trabalho seja diretamente com o computador, adquira uma poltrona ou cadeira almofadada e, principalmente, com apoio para a lombar.

 

Evite completamente usar o notebook sentado na cama. Isso atrapalha a respiração, além de causar dores na coluna e pescoço, por fazer com que o usuário esteja olhando sempre para baixo.

 

Ademais, ter um ambiente de trabalho específico também ajuda bastante na concentração. Dessa forma, quando estiver em sua mesa ou sala, procure deixar o celular bem longe. Caso prefira, coloque uma música ambiente, mas que não tire seu foco das tarefas diárias.

Faça uma coisa de cada vez

Quando trabalhamos em casa é muito comum misturarmos a rotina do dia a dia com a do trabalho. Dessa forma, tudo vira uma grande confusão, onde tentamos limpar a casa, responder e-mails, fazer almoço e atender o telefone, tudo ao mesmo tempo.

 

Sendo assim, estabeleça um foco e fique dentro dele, fazendo apenas uma coisa de cada vez. O que se trata da rotina pessoal deve ser realizado antes ou depois das horas de trabalho. Quando estiver trabalhando, por sua vez, se concentre em uma das tarefas e só comece outra depois de terminar.

 

Procure criar uma rotina e siga-a todos os dias. Por exemplo, ao começar responda todos os e-mails, depois, comece a produzir. Após terminar, realize as tarefas dos recados anotados do telefone e confira novamente o e-mail antes de sair.

 

Com isso, fica bem mais fácil não se perder em nada e ainda assim fazer tudo que foi designado para aquele dia.

Utilize aplicativos para facilitar o dia a dia

Atualmente, não são poucos os aplicativos existentes no mercado que tem como função organizar a rotina, como o Trello por exemplo. Podemos instalá-los para lembrar de beber água, ter uma rotina de exercícios, e também para cumprir com as tarefas do trabalho.

 

Calendários, blocos de notas e bancos de imagens podem ser muito práticos quando estão ao alcance das mãos. Sendo assim, baixe quantos deles achar necessário, até perceber que está tendo um dia a dia facilitado e com resultados produtivos.

 

Trabalhar em casa é um sonho que deve ser muito bem planejado para que não se torne um verdadeiro pesadelo. Porém, seguindo essas dicas, com toda a certeza vai ficar bem mais fácil se organizar. Sendo assim, comece hoje mesmo o seu planejamento estratégico e aumente os números do seu negócio!

Sobre o autor – Alex Vargas

Fundador da Live Media – Marketing e autor do site Nucleo Expert, ganhou o prêmio de Empreendedor Digital e melhor profissional de SEO do ano em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex Vargas é reconhecidamente um dos maiores especialistas em Marketing Digital do Brasil.

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.