Entenda o que é o eBit e qual a sua importância para as lojas virtuais

O último diagnóstico Webshoppers (36ª edição) deixou claro que os consumidores já se sentem mais à vontade para realizar suas compras pela internet. Por exemplo, 27,4 milhões de consumidores fizeram compras no e-commerce no primeiro semestre de 2018. Logo, saber o que é o eBit, o que ele faz e sua representação no mercado pode fazer a diferença na hora de obter informações relevantes.

 

É claro que esses resultados têm a ver com a profissionalização do setor, que passa por transformações frequentes de gestão, processos e segurança — principalmente em uma época em que as empresas praticam a inteligência de negócio por meio de dados e a experiência do cliente é tratada como prioridade.

 

Por isso, apresentamos alguns tópicos que ajudarão você a entender melhor o tema deste artigo. Quer descobrir? Continue a leitura!

O que é o eBit?

É uma empresa que mede a relevância das lojas virtuais brasileiras, avaliando se elas, de fato, são confiáveis. Esse sistema de avaliação permite aos lojistas, inclusive, entender as mudanças de hábitos no perfil do consumidor. A plataforma oferece um selo de credibilidade, que pode ser inserido na loja virtual, atestando que ela cumpre com o que promete.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

A missão do eBit é ser a principal fonte de informação e inteligência competitiva do e-commerce nacional. O intuito é entregar valor aos lojistas e ajudar o consumidor na decisão das lojas idôneas.

 

A instituição está presente em diferentes etapas do processo da compra virtual. Começa pelo momento de decisão de compra, em que atribui certificações às melhores lojas, até o feedback, quando pergunta diretamente ao consumidor como foi a experiência de compra junto à loja virtual em questão.

 

Desde 2001, o eBit analisa os pontos positivos e negativos das lojas virtuais cadastradas com base no que os consumidores acham. Para isso, são oferecidas premiações para os compradores que respondem a pesquisa. A partir daí são concedidas medalhas aos e-commerces de acordo com o índice da satisfação dos e-consumidores.

 

Outro ponto relevante do trabalho do eBit diz respeito às pesquisas realizadas, em especial o Webshoppers, mencionado na introdução. O relatório semestral traz informações completas do e-commerce nacional, como faturamento, categorias com maior volume de vendas, formas de pagamento mais utilizadas, entre outros pontos relevantes. A ideia é fazer um levantamento completo do mercado, além de seus pontos fortes e fracos.

 

Para o lojista, o eBit atua como uma fonte importante e segura de informação. Ele fornece informação aos empreendedores, a exemplo dos hábitos de consumo, perfil dos clientes, entre outros. Dessa forma, é possível entender como funciona o processo de compra do consumidor e, assim, elaborar uma estratégia assertiva baseado em suas necessidades.

Qual a importância do eBit?

Com uma certificação atestando a reputação do e-commerce fica mais fácil para os clientes decidirem. Mesmo porque a pesquisa também é a ferramenta de boa parte deles, que não compram nada sem antes buscar a veracidade das informações. E o selo eBit transmite exatamente isso: credibilidade e segurança.

 

 

Essa é uma demonstração básica de que sua loja se preocupa com o sucesso do cliente e, para tanto, se empenha na implementação de melhorias. O selo pesa de forma positiva na decisão dos usuários que acessaram a página pela primeira vez. Caso ele clique no selo da loja, será encaminhado para a página da loja no portal eBit. Lá, pode visualizar a avaliação e a opinião de outros usuários que já compraram naquela loja.

O que o eBit faz?

No geral, ele é usado para gerar informação e aumentar a confiança do consumidor. Isso sem falar que para o lojista, ele é fundamental no ganho de reputação e inteligência competitiva, uma vez que ose-commerces certificados passam a ter acesso a conteúdos do processo de compra dos clientes.

 

Aos integrantes são atribuídas medalhas, que classificam o rendimento da loja virtual, a partir das avaliações de pesquisa, entrega de serviço, entre outros aspectos, como a variação da nota entre 1 e 5. As medalhas são:

 

  • em avaliação: iniciantes que não preencheram todos os requisitos;
  • bronze: participantes com desempenho e entrega de 70%;
  • prata: lojistas com 75% de performance e entrega;
  • ouro: participantes com o mínimo de 80% de entrega e avaliação;
  • diamante: mínimo de 85% nos resultados referente às entregas e aos resultados do exame.

Segundo o eBit, mais de 10 mil questionários são respondidos pelos usuários todos os dias e mais de 30 milhões foram respondidos desde o início de suas atividades, em 2001. 25 mil lojas já foram avaliadas e apresentam algum selo da instituição.

Como funciona o eBit?

O consumidor busca por uma loja segura para comprar um produto ou adquirir um serviço. Encontra aquela que apresenta a medalha eBit e clica nela para confirmar a veracidade das informações. Depois de concluir a compra, o consumidor recebe o pedido da eBit na tela de confirmação de compra. Se clicar no link, é direcionado para responder o questionário sobre sua experiência de compra.

 

 

Os compradores avaliam a loja virtual em pontos como frete, facilidade de encontrar o que procura, formas de pagamento, prazo de entrega, entre outros. Em seguida, uma segunda pesquisa é solicitada pelo eBit após o vencimento do prazo para o recebimento da encomenda. O intuito é avaliar o pós-venda da loja virtual. Por fim, semanas depois do produto entregue, é enviada uma terceira pesquisa de avaliação a respeito da satisfação geral do produto comprado.

Como cadastrar uma loja no eBit?

Para participar do processo de adesão a empresa deve preencher alguns requisitos, como ser pessoa jurídica e não ter restrições no CNPJ, pois só assim é possível realizar o cadastro. Além disso, o site precisa disponibilizar o certificado de segurança de compra e ainda deve:

 

  • apresentar 2 formas de pagamento;
  • disponibilizar uma forma de pagamento via cartão de crédito;
  • ter política de troca;
  • destacar endereço, telefone do estabelecimento físico no site;
  • permitir a conclusão de compra na própria plataforma;
  • oferecer fotos reais dos produtos;
  • informar que o site não é de anúncios ou leilões.

Feito isso, os dados são analisados e, depois de 48 horas, uma equipe especializada entra em contato com a loja. Havendo aprovação, o gestor recebe instruções posteriores. Em caso de negativa, ele é informado dos motivos da reprovação e recebe orientações para realizar uma nova investida.

 

Saber o que é o eBit faz a diferença quando o objetivo é obter um selo de qualidade, que testifique todo o empenho e dedicação do seu e-commerce. Os selos e certificações têm o objetivo de diferenciar os negócios profissionais dos amadores, criando novas oportunidades, gerando indicações e abrindo caminhos para inteligência competitiva e reputação inabalável.

 

Você sabe o que é o certificado de segurança SSL e porquê ele é essencial em sua loja virtual? Saiba aqui!

 

Agora que você já sabe o que é o eBit e está por dentro da importância dessa certificação em um e-commerce, que tal compartilhar sua experiência conosco nos comentários? Se ainda tiver ficado com alguma dúvida, aproveite o espaço!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIne YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais