A área da tecnologia é um dos segmentos mais promissores no mercado virtual. Esse nicho de e-commerce vem sempre evoluindo e criando inovações tecnológicas constantemente, algo que faz com ele cresça bastante também!

 

Hoje em dia, não há quem não use eletrônicos. Eles são essenciais para várias tarefas no dia a dia e vem cada vez mais entrando em nossas vidas. Tudo isso também contribui para que os clientes desse segmento também sejam mais atentos às novidades e comprem com bastante frequência!

 

Depois de escolher esse nicho de e-commerce, as opções de segmentação são muitas, possibilitando um mar de oportunidade de lucro no mundo virtual! Por isso, neste post, iremos ajudar você a criar uma loja virtual de eletrônicos.

 

Abrir uma loja de eletrônicos pode ser uma excelente alternativa se você está pensando em começar a vender pela internet. Mas se você ainda não está convencido, vamos para o próximo tópico: vale a pena investir em um loja de eletrônicos? Continue lendo!

Vale a pena investir em um loja de eletrônicos?

Investir em um loja de eletrônicos é uma ótima forma de entrar no comércio virtual brasileiro e ainda se dar bem!

 

Entre janeiro e agosto de 2020, o e-commerce cresceu 56,8% em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com Estudo do Movimento Compre&Confie em parceria com ABComm. Dado impressionante que mostra um mercado muito promissor!

 

Confira abaixo a evolução do faturamento do e-commerce de 2001 a 2020. Veja que o 1° semestre de 2020 faturou 38,8 bilhões de reais, crescendo 47% em relação a 2019, incrível não é?

 

 

Ainda de acordo com o mesmo estudo, as 3 categorias que registraram as maiores variações de crescimento foram:

 

  • Beleza e Perfumaria, alta de 107,4%, com faturamento de R$ 2,11 bilhões no período;
  • Móveis, com alta de 94,4% e faturamento de R$ 2,51 bilhões;
  • e Eletroportáteis, com 85,7% e faturamento de R$ 1,02 bilhão.

 

Além disso, a categoria de Eletrônicos teve alta de 68,4% e faturamento de R$ 3,93 bilhões!

 

 

Sendo assim, os fatos apenas mostram como o loja de eletrônicos é uma excelente forma de entrar no mercado e conseguir bons resultados em vendas. Se você está interessado em abrir uma loja virtual neste nicho, isso com certeza é uma boa ideia!

 

Agora que te convenci a criar uma loja virtual e investir no loja de eletrônicos, você deve estar se perguntando como começar, certo? Não se preocupe, vou te ajudar!

 

Abaixo separei tópicos para você focar nesta parte tão importante de um empreendimento: planejamento. Vamos lá!

Como criar um loja de eletrônicos

Para você sair desse post preparado para criar sua loja virtual, separei todos os passos em tópicos para facilitar o seu trabalho. Aqui você vai conferir tudo o que você precisa saber para montar ainda hoje seu loja de eletrônicos.

 

Confira os 15 passos para criar seu loja de eletrônicos!

1- Segmente ainda mais

É muito importante que você garanta a segmentação do seu negócio, mesmo dentro do nicho de loja de eletrônicos, ainda existem mais variedades. Prefira especificar do que vender de tudo, pois é muito mais fácil para atingir clientes e realizar vendas conhecendo exatamente o público do produto.

2- Escolha seus produtos e serviços

Escolher os produtos eletrônicos para a venda em um e-commerce pode ser mais fácil depois de você definir a segmentação do seu negócio. Faça uma pesquisa de mercado e veja quais são os produtos que estão em lançamento e o que está atraindo as pessoas hoje em dia. Para te ajudar, recomendamos que leia este post especial sobre: “9 produtos eletrônicos que você precisa vender em sua loja virtual”!

3- Faça o planejamento estratégico do seu negócio

Fazer um planejamento estratégico para o seu loja de eletrônicos economiza tempo e dinheiro a longo prazo. Com ele, você pode identificar potenciais problemas e desafios que poderiam atrasar suas operações por dias ou meses. Caso você veja dificuldade nesta etapa, uma boa opção é contratar uma empresa especializada.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

4- Defina seu público-alvo

Estude o público-alvo do seu loja de eletrônicos, procure entender quais são os seus interesses e necessidades e foque nos itens relacionados a isto para investir, isso também pode te ajudar nas estratégias de marketing digital. Para fazer isso, crie formulários e pesquisas em troca de conteúdos valiosos para seus clientes, como ebook sobre os melhores produtos da Apple ou um guia de uso de smartwatches, por exemplo.

5- Defina a identidade da sua marca

Agora, pense em como você quer que seus clientes e potenciais clientes identifiquem sua marca onde quer que ela esteja, em um banner em redes sociais, na loja ou no blog. Que visão e ideia você deseja passar? Tente transmitir isso por meio das partes visuais. Para garantir que o seu e-commerce terá uma identidade visual autêntica e que todo o trabalho terá boa qualidade, pode ser uma boa ideia contratar um designer.

6- Defina seus fornecedores

Escolher bons fornecedores é parte fundamental para entregar bons produtos e serviços. Busque um bom custo-benefício e avalie a qualidade dos itens, prazos de entrega e prazos para pagamento. Tome muito cuidado com a pirataria pois isso pode manchar a sua marca e acabar com a credibilidade e confiança do seu negócio!

7- Registre seu domínio

O domínio da sua loja online é o endereço dela. Escolha um domínio sucinto, curto, sem acento e um nome que lembre o nome da marca, produto ou segmento. O melhor domínio para a sua loja é o nome dela. Depois de escolher o endereço, valide se ele está disponível acessando http://www.registro.br/. Caso esteja livre, basta dar continuidade aos passos da ferramenta para adquiri-lo e registrá-lo.

 

8- Escolha a plataforma de e-commerce

Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce para criar uma loja virtual para vender pela internet, você deve procurar por uma que ofereça as funcionalidades necessárias para o bom funcionamento do seu negócio online, principalmente, uma que seja confiável e esteja disposta a sempre lhe ajudar com suporte. Veja se o atendimento é rápido e eficiente, que esteja disposto a ajudar você a criar sua loja virtual e a escalar suas vendas.

 

Para não ficar na dúvida na hora de escolher a melhor plataforma de e-commerce para você, baixe o maior comparativo de plataformas de e-commerce Brasil gratuitamente clicando abaixo!

 

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9- Invista no layout

Para obter melhores resultados com o layout da sua loja virtual, o melhor a ser feito é seguir a identidade visual da sua marca. Além disso, se a sua loja virtual estiver confusa, os internautas sairão rapidamente da página e procurarão os sites concorrentes. Portanto, tenha certeza de que ela é intuitiva, clean, rápida e atrativa.

10- Pense na logística

Para garantir o sucesso do seu loja de eletrônicos, é preciso pensar em todas as etapas de compra do seus clientes e garantir a qualidade e boa experiência em todas elas. Sendo assim, uma delas é a parte do frete e entrega. Procure cumprir os prazos de entrega contratando transportadoras ou serviços que façam sentido para o seu negócio. Além disso, preocupe-se com a segurança e integridade do pedido do cliente usando boas embalagens e etiquetas.

11- Escolha as formas de pagamento

Oferecer diversas formas de pagamento pode ser um diferencial do seu loja de eletrônicos, os clientes adoram ter essa grande liberdade. Quanto mais alternativas você oferecer, maiores serão as chances de que o cliente irá de fato efetuar a compra. Pense em usar boleto, cartão de crédito, Pix e outras. Tenha certeza de que todas elas são 100% seguras fazendo pesquisas profundas na internet. Além disso, dê preferência ao checkout transparente.

12- Crie redes sociais para a sua empresa

A presença nas redes sociais é essencial, pois é lá que você irá criar um relacionamento mais próximo com o seu público. Além de se mostrarem como um importante canal de comunicação com os clientes, as redes sociais possibilitam também interação entre os consumidores, como por exemplo a indicação de sua loja ou produto. Além disso, as redes sociais também são ótimos lugares para você divulgar seus produtos!

13- Crie um blog

Estude a possibilidade de criação de um blog, pois com ele será possível fornecer informações úteis aos seus consumidores, com publicação de artigos sobre temas relacionados ao segmento de loja de eletrônicos. Montar um blog é uma estratégia de marketing digital de conteúdo que gera resultados diretos para seu e-commerce. Além de aumentar o número de visitantes, esta exposição se converte em vendas.

14- Faça estratégias de marketing digital

O sucesso de uma empresa, de fato, está cada vez mais dependente de suas estratégias de marketing digital. Hoje em dia, é preciso investir muito nessa área para fazer sucesso. Portanto, não deixe essa etapa de fora, estabeleça objetivos e estude formas de alcançá-los por meio do marketing. Existem inúmeros formatos e cada um pode se adequar melhor para cada nicho de mercado online. Se você quiser saber mais sobre estratégias de marketing digital, leia este post sobre: “5 estratégias de marketing digital para impulsionar seu e-commerce“.

 

Depois, não se esqueça de revisar suas ações e adaptá-las! Os dados que forem recolhidos também são importantes para criar novos planos de marketing digital.

 

Pronto, acredito que agora você está preparado para abrir seu loja de eletrônicos hoje mesmo! Gostou das dicas ou ficou com alguma dúvida? Deixei seu comentário!

 

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