4 dicas para prosperar em tempos de crise

O Brasil vive momentos turbulentos em sua economia. Com previsões de pouco crescimento do PIB, extrema burocracia e muita desconfiança sobre a política econômica desse governo, ainda agravado pela realização de eleições em 2014, muitos empreendedores vêem um cenário desanimador à frente. Quando falamos em e-commerce, a situação é ainda mais delicada, visto que o mundo online reage com grande velocidade às variações e receios do mercado.

 

Além de possíveis crises trazidas pela economia e fatores externos, problemas internos da organização podem ocorrer e deixar o dono em maus lençóis! Erros estratégicos, problemas com estoque e atrasos de pagamento são alguns dos vilões do e-commerce que podem trazer graves consequências.

 

Mas não se preocupe! Mesmo em tempos difíceis é possível segurar as pontas, respirar fundo e colocar a máquina no lugar. Veja no artigo de hoje como prosperar, mesmo quando a situação não está tão favorável!

Ouça seus clientes

Já é uma obrigação de toda empresa ouvir e atender ao máximo possível as necessidades e anseios de sua clientela. Em tempos de crise, essa atenção precisa ser triplicada. Nos dias de hoje as pessoas têm muito mais facilidade para procurar o que desejam e podem mudar de loja em segundos. A prova disso é a grande taxa de abandono de carrinho de compras nas lojas virtuais. Ouça o que querem, monitore as redes sociais e esteja ligado em seu SAC: ali pode estar o caminho das pedras para você traçar suas estratégias e conquistar mais vendas e formar uma clientela fiel.

 

Utilize nosso cupom “isetjivo” e ganhe 15% de desconto no momento do pagamento, além de 40 dias gratuitos para teste!

 

Adote uma postura mais flexível

Existe uma metáfora bastante conhecida que compara as decisões do homem ao bambu e ao carvalho. Levados aos limites por uma forte tempestade, o bambu, aparentemente mais frágil, se curva e sobrevive à ventania, enquanto o grande carvalho tomba inteiro, arrancado pela raiz. Esta parábola se aplica aqui!

 

Esteja preparado para rever suas decisões. Com um cenário de crise e de muitas mudanças, decisões precisam ser revistar e adaptadas a cada novo contexto do mercado. Não deixe você ser guiado pelo seu ego e terminar em ações fracassadas. Antecipe-se aos problemas e acompanhe de perto o curso da sua empresa, sempre pronto para fazer ajustes e correções.

Enquanto os outros estão paralisados pelo medo, movimente-se

A maioria dos empreendedores em tempo de crise tendem a investir o mínimo e observar o mercado antes de realizar grandes mudanças. Cautela nesse momento é recomendável, porém você não deve abrir mão de oportunidades e modernização. Empresas paradas ficam obsoletas e perdem clientes! Redefina regras, faça testes em menor escala e meça os resultados. Quando o retorno é quase garantido, o investimento vale à pena em qualquer momento.

Não pare de acreditar

Um dos grandes erros dos empreendedores quando enfrentam adversidades é parar de acreditar em sua capacidade e seu negócio. Em tempos de incerteza, acredite no planejamento, na sua equipe e se agarre nos seus objetivos. Lógico que com inteligência, alterando e analisando o que for necessário, mas mostre postura e liderança, deixando seus membros confortáveis e seguros dos rumos do seu negócio. Com essas atitudes, todos trabalharão melhor e tenderão a obter melhores resultados, ganhando ainda mais um diferencial para tempos de crise. Grandes vencedores já passaram por problemas e talvez sua maior qualidade tenha sido acreditar em si mesmo quando mais ninguém acreditava.

Seguindo essas dicas, você poderá passar por momentos de crise com menos turbulência do que a concorrência. Essas horas atrapalham todo e qualquer empreendimento, mas agindo com inteligência, você pode descobrir novos meios e caminhos para atingir suas metas. Aposte em você, se você não fizer, ninguém mais o fará!

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.

 


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais