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Para aumentar conversões no seu e-commerce não basta só investir em ações de marketing para atrair mais consumidores. Mesmo que o tráfego da sua loja virtual esteja em pleno crescimento, isso não significa que todos que passarem por lá irão, de fato, comprar.

 

A taxa de conversão é muito importante para todo e-commerce, o que faz com que seja necessário conhecer os fatores que influenciam esse índice. E não basta distingui-los; em muitos casos, é preciso avaliar as mudanças que podem melhorar os resultados

 

Se você está pensando em maneiras de aumentar conversões, leia este post e conheça as top 8 dicas importantes de layout para a sua missão de aumentar conversões!

O que é conversão?

Antes de irmos para as dicas de aumentar conversões em si, é importante compreender o que é conversão.

 

Toda estratégia tem definidos um ou mais objetivos específicos. A conversão é cada vez que o usuário realiza aquela ação desejada dentro daquela página. 

 

Por exemplo, no caso de uma seguradora que trabalha com cotações online, conseguir que um possível cliente faça um orçamento pelo site, pode ser uma conversão.

 

No caso das lojas virtuais, a conversão é geralmente atribuída ao ato da venda, ou ao cadastramento em uma lista!

 

Conversões são todos o acessos de um site que cumpriram um objetivo pré-determinado, como por exemplo preencher um formulário de contato ou finalizar  uma compra numa loja virtual.

Top 8 dicas de layout para aumentar conversões

1- Escolha certa de CTAs

Além de levar o usuário a outra página, o botão de ação ou CTA (Call to action) tem um papel fundamental para fisgar mais pessoas e aumentar conversões!

 

Pensando de um jeito simples, podemos considerar o botão de ação como uma forma de chamar a atenção e despertar o interesse do usuário. E, para que isso aconteça de forma eficiente, o botão precisa ter um design arrojado.

 

Vale ressaltar que os botões de ação não precisam ser necessariamente voltados para a compra final, mas podem servir de ótimos caminhos para atingir esses objetivos.

 

Definir quais mensagens você quer destacar com foco nas vendas (preço, marca do produto, facilidades de pagamento) em seu site e depois fazer um mapeamento das áreas mais “quentes”, ou seja, onde o seu usuário percorre mais, é fundamental para saber colocar botões clicáveis e call-to-actions nos lugares certos.

 

Um bom design para e-commerce pode trazer muito mais resultados do que você imagina e, principalmente, pode lhe ajudar a aumentar suas vendas!

2- Escolha uma paleta de cores adequada

É cientificamente comprovado que as cores afetam o psicológico de quem as olha, o que torna a escolha dos tons um aspecto fundamental para aumentar conversões!

 

Quando o site é composto por cores erradas — inquietantes, por exemplo —, isso atrapalha o design e certamente abaixa a taxa de conversão. Afinal, é preciso atiçar o psicológico do usuário com cores atrativas.

 

Para obter melhores resultados nesse sentido, o melhor a ser feito é testar diversas cores buscando encontrar uma paleta adequada. Essas variações são fundamentais para chegar à escolha ideal.

 

As tonalidades usadas no seu site devem ter relação com as cores institucionais, afinal, não é interessante fugir da identidade visual da empresa. O que você pode fazer é buscar variações nos tons para gerar uma experiência mais agradável aos usuários.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

3- Tenha uma landing page atrativa

A landing page tem função de conhecer o usuário um pouco melhor e recolher informações dos leads. No geral, com o design certo, pensado no produto e no cliente, a landing page também vai despertar o desejo no usuário de obter mais informações daquilo que você oferece e, então, aumentar conversões.

 

O resultado é a ação: a pessoa deixa o seu nome e contato, entre outros dados, em troca de algo do seu interesse. Uma boa landing page precisa oferecer muito mais do que um produto ou um serviço para o usuário adquirir, ela deve fornecer informações relevantes, que seduz o visitante de forma que ele não pense duas vezes antes de deixar os seus dados.

4- Tenha design responsivo

O design responsivo é outro fator que pode aumentar conversões!

 

Quando um e-commerce é criado, ela é pensando primeiramente no site. Porém, com o acesso mobile em crescimento, é preciso que a loja virtual também esteja disponível em vários formatos amigáveis. Isso garante o acesso apropriado, independentemente do lugar e do dispositivo em que está acontecendo o acesso.

 

Boa parte do seu tráfego pode vir de acessos mobile. Por isso, é importante ter um site responsivo que se ajuste a todos os tipos de telas e dispositivos!

 

Além disso, seu e-commerce deve ser compatível com todos os modelos de navegadores e sistemas operacionais do mercado. Caso contrário, ele não carregará ou não funcionará corretamente, prejudicando a experiência do usuário e, provavelmente, não irá aumentar conversões.

 

Saiba como o design responsivo vai diminuir as taxas de abandono, melhorar a experiência de compra e alavancar os negócios em sua loja virtual. Confira!

5- Organize as informações

Muitos usuários entram nos sites só para dar uma olhadinha e outros já sabem o que querem comprar. Em ambos os casos, se a sua loja virtual estiver confusa, os internautas sairão rapidamente da página e procurarão os sites concorrentes.

 

Mais do que ter uma cara bonita para aumentar conversões, seu e-commerce precisa de um layout que facilite a navegabilidade e que priorize a organização das informações!

 

Os produtos devem estar separados por categorias como marcas, gêneros, idades e características de produto, para facilitar a procura e oferecer formas simples de filtrar as informações.

 

A descrição dos produtos também é importante para mostrar a usabilidade, diferenciais, especificações técnicas, preços, formas de pagamento, entre outras informações. Ao criar suas próprias descrições dos produtos você gera conteúdo relevante e ainda se beneficia nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

6- Tenha um checkout transparente

Na hora de finalizar a compra, quanto menos burocrático for o processo, maiores as chances de aumentar conversões. O preenchimento de formulários de cadastro e de informações como número de conta ou de cartão é uma etapa que não dá para ser pulada, porém, você pode garantir que o cliente não seja levado para outras páginas intermediárias de pagamento.

 

Com o checkout transparente, o usuário permanece no seu e-commerce durante todo o processo de compra e não sofre interferência de telas pré-formatadas e pop-ups. Isso porque o checkout é integrado ao sistema da loja virtual, fazendo do site e do módulo de pagamento uma experiência só.

7- Use o one page checkout

Para atender seus clientes com agilidade e aumentar conversões, é necessário otimizar o processo de compra em sua loja virtual. Para isso, o one page checkout é uma parte muito importante. 

 

Com o one page checkout, seus clientes poderão fazer o checkout em apenas uma tela, facilitando o processo de compra para aumentar suas vendas e conversões!

 

O one page checkout é um modelo de pagamento e de finalização de compra, que auxilia, principalmente, a aumentar conversões, mas também pode aumentar suas vendas.

 

Nesse formato, o checkout é feito em uma página única e isso ajuda a evitar o abandono de carrinhos e, consequentemente, melhora a experiência de compra. Ou seja, em vez de cinco páginas, o cliente finaliza sua compra em uma única etapa.

 

Para saber mais sobre o one page checkout, leia este post sobre: “Como aumentar suas vendas com um one page checkout”.

 

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8- Use imagens

Utilizar as imagens certas no seu site pode aumentar conversões, e por diferentes motivos. Uma figura positiva, como a de uma pessoa sorrindo ou uma criança brincando, é capaz de trazer à tona no cliente bons sentimentos, como felicidade e alegria, e fazer com que ele crie laços com a marca. 

 

Muitas pessoas compram algo por razões emocionais, e essa identificação criada entre consumidor/empresa a partir dos sentimentos despertados facilita o processo de compra. Adicione às fotos alguns depoimentos e a fórmula mágica está pronta.

 

Crie também uma mascote para o seu site! Muitas empresas vêm adotando essa prática, uma vez que esses desenhos ajudam a construir um elo junto ao consumidor, que guarda na mente a marca mais facilmente quando associada a uma mascote simpática!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.
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