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Deseja alcançar o tão sonhado sucesso em seu e-commerce e saber como solucionar os problemas com o abandono de carrinho? A resposta pode ser mais simples do que você imagina.

 

O assunto deste post, o checkout transparente, está cada vez mais relevante dentro das estratégias de gestão de e-commerces.

 

Por isso, leia este post até o final e conheça tudo o que você precisa saber sobre checkout transparente, saiba dicas poderosas sobre o assunto e diminua o abandono de carrinho do seu e-commerce!

O que é checkout transparente

Quando se fala em experiência do cliente, quanto maior a agilidade e menor a burocracia, melhor. E é por isso que o checkout transparente é importante. 

 

Mas, para quem ainda não está familiarizado com a ferramenta ainda, vou explicar melhor o que ela é e como ela funciona!

 

Checkout é o termo dado ao processo de finalização de compra. Checkout transparente no e-commerce significa oferecer ao visitante uma experiência de navegação fluída e dinâmica, sem que ele precise sair do website para concluir uma ação, geralmente uma compra, cadastro, inscrição etc.

 

A compreensão sobre o que é checkout transparente é fundamental para toda empresa online que deseja se destacar.

 

Lojas virtuais com checkout transparente, normalmente, possuem indicadores de conversão mais altos se comparadas com outras lojas que oferecem checkout padrão.

 

Mas qual a diferença entre checkout padrão e checkout transparente?

Checkout padrão vs. checkout transparente

O objetivo de qualquer loja virtual é aumentar a taxa de conversão – ter o máximo de vendas possíveis em relação a quantidade de pessoas que acessam a loja, e o checkout é um dos grandes responsáveis por aumentar ou diminuir esta taxa.

 

No checkout padrão, o pagamento acontece em um ambiente fora da loja, geralmente na página de algum intermediador de pagamento (PagSeguro, PayPal, BCash, Mercado Pago, etc). Nessa página externa, o cliente insere dados pessoas e de pagamento (número do cartão de crédito, por exemplo) para efetuar a compra.

 

Já no “checkout transparente”, a conclusão do pagamento ocorre dentro da própria loja sem a necessidade de direcionar o cliente para pagar em outro site. Ao preencher todos os campos e clicar em “Finalizar compra“, o cliente realiza o pagamento do pedido.

Benefícios do checkout transparente

O checkout transparente, fácil e intuitivo é um passo importante na venda e não pode ser desprezado de forma alguma. É nesse processo que todo o seu trabalho será convertido em lucro.

 

Portanto, separei uma lista de vantagens e algumas dicas especiais que você pode obter ao usar essa forma de finalização de compra na sua loja virtual.

Agilidade

Uma das vantagens do checkout transparente é a maior agilidade da finalização de compra. Esse é um momento crítico na compra, pois envolve uma série de decisões do consumidor — qual a melhor forma de pagamento, em quantas vezes é possível parcelar, o valor do frete e quais tipos de entrega, por exemplo.

 

E é por isso que ele deve ser claro, assertivo e contar com facilitadores. Além disso, garantir transparência e agilidade em todos os processos do seu e-commerce com certeza vai fazer com que você fidelize clientes e aumente sua taxa de conversão.

 

Se você redirecionar seu cliente para outros sites durante a requisição de informações, ele desistirá da compra. Então, invista no checkout transparente e em uma experiência de consumo mais direta e integrada. 

 

Evite pop-ups, pois essas janelas podem atrapalhar o processo de compra na medida em que a abertura das janelas é bloqueada por muitos navegadores. Reduza também o máximo possível de etapas para a finalização e compra, e lembre-se de deixá-las bem claras e objetivas.

 

Fazendo isso, o número de taxa de abandono de carrinho reduzirá bastante.

Segurança

Existem muitas pessoas hoje em dia que ainda têm medo de disponibilizar seus dados pessoais e bancários online, visto os casos de roubo de dados, quando a empresa não investe em certificados de segurança

 

Por isso, no momento de finalizar a compra, ser direcionado para outra página fora do site pode causar certo receio e fazer com que o cliente desista do pedido e abandone o carrinho.

 

Dessa forma, investindo em um checkout transparente, o cliente tem a certeza de que está operando somente dentro do e-commerce, com todos os seus dados seguros.

 

Você sabe o que é o certificado de segurança SSL e porquê ele é essencial em sua loja virtual? Saiba aqui!

Personalização

Com o checkout transparente, consequentemente, sua loja terá um checkout inteiramente dentro da sua plataforma. Com isso, torna-se possível personalizar a página e fazer testes, reduzindo a taxa de abandono.

 

Você poderá alterar e personalizar botões, informações dadas e solicitadas, design da página, dentre outros.As alterações são importantes, pois permitem avaliar quais são as melhores opções. Dessa forma, você poderá optar por um site de checkout que atrai mais o seu público-alvo e o faz tomar a decisão de compra dentro do seu site.

 

Um bom design para e-commerce pode trazer muito mais resultados do que você imagina e, principalmente, pode lhe ajudar a aumentar suas vendas!

Como usar e criar um checkout transparente

Facilite o momento do cadastro

Cadastros excessivos e muito extensos assustam e desanimam clientes. Por isso, reduza ao máximo a quantidade de etapas e número de perguntas. Tire todos os dados e informações desnecessários.

 

Um dica é usar o social login, que permite que o cliente faça o cadastro por meio de uma rede social da qual é usuário. Bastando apenas um único clique!

 

O sistema de compra com um clique é uma estratégia já adotada por grandes plataformas, sendo uma excelente maneira de simplificar o processo de checkout e agilizar a experiência do cliente.

Opte por um sistema de checkout responsivo

Com a popularização do uso de smartphones, houve também o aumento de compras via mobile. Então, é essencial que o e-commerce seja adaptado para os dispositivos mobile, como smartphones e tablets.

 

Faça algo mais bem elaborado, focando na experiência do usuário quando estiver comprando em um dispositivo móvel. Lembre-se que qualquer problema de usabilidade poderá fazer com que o cliente desista da compra.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Transmita segurança no processo

Outra das soluções para abandono de carrinho diz respeito à segurança do cliente na página de pagamentos. 

 

Como dito anteriormente, muitas pessoas não se sentem totalmente seguras ao realizar comprar pela internet. Por isso, é importante reforçar a todo momento, principalmente no checkout, que sua loja virtual é segura.

 

Esse é um critério importante, pois os usuários estão atentos a esse fator. Isso porque caso não se sintam seguros,  eles não concluirão a compra. Logo, irão buscar um site que lhes transmita mais segurança.

 

Isso pode ser facilmente resolvido ao colocar selos de certificados de segurança que atestam a confiabilidade da página. Quer saber mais sobre os SSL? Tenho um post perfeito para você, confira: ‘’

Faça testes de conversão

Uma das soluções para abandono de carrinho mais importantes é não se esquecer de realizar testes de conversão. Por meio deles, você consegue avaliar a taxa de abandono de compra.

 

Analise possíveis problemas e adote ações que visem ao aumento da taxa de conversão. Lembre-se sempre oferecer uma experiência de usabilidade, agilidade e navegabilidade é um fator que também impacta na experiência do consumidor positivamente.

Deixa as informações claras

Nunca omita custos e seja transparente em relação a todos os valores e taxas. Não fazer isso pode manchar a reputação do seu e-commerce. Portanto, deixe bem claro, desde o início, qual será o real valor a ser pago por um produto do seu site.

Deixe a mostra as etapas da compra

Deixe claro logo no início quantas e quais são as etapas do processo de compra. Essa é uma dica e ação simples, mas pode fazer a diferença. Pode transmitir um sentimento de satisfação e calma ao usuário, que não ficará ansioso para saber quando terminará de fazer a compra.

Tenha checkout bonito

Se o cliente não achar o site agradável logo no início, pode ter um impacto em sua decisão de continuar ou não no processo de compra

 

Por isso, tente manter um design que seja simples e moderno, destacando de forma suave somente as partes importantes, além de ter uma hierarquia visual dos elementos, organizando bem as informações para que sua visualização seja fluída e agradável.

 

Além disso, use o feedback dos seus clientes para saber qual caminho seguir.

Tenha um resumo do pedido durante a jornada de compra

Essa dica é bastante interessante, uma vez que essa ação possibilita que o cliente visualize quais produtos estão no carrinho. É recomendável exibir um resumo da jornada de compra para que o consumidor possa adicionar ou alterar mercadorias de acordo com o seu desejo.

 

Além de gerar credibilidade, essa prática evita que o usuário deixe de efetuar a compra por falta de informações, como o custo do frete ou outras taxas, por exemplo.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Ao longo desse artigo você entendeu o que é checkout transparente e conheceu poderosas soluções para abandono de carrinho. Esperamos que você as adote e, assim, garanta uma experiência dinâmica e segura para os seus clientes!

 

Oferecer um checkout transparente, com todo o processo ocorrendo dentro do seu site, de forma otimizada, pode aumentar as vendas e reduzir a taxa de abandono de carrinho.

 

Além disso, seguir todas essas ações ajudarão a minimizar a desistência da compra, fazendo com que mais vendas sejam concluídas e que o lucro do seu empreendimento aumente. Boas vendas!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.
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