Essa pergunta certamente passa pela cabeça de muitos empreendedores. Afinal, não basta ter boas ideias de negócio, é preciso conseguir meios reais de capitalizar seu empreendimento. Quando as reservas próprias não são suficientes para garantir a expansão do seu e-commerce, o empréstimo financeiro pode ser uma boa pedida.

 

Mas cuidado! Os empréstimos podem ao mesmo tempo ser a solução ou se tornarem um grande problema para a sobrevivência da sua empresa. Por isso, separamos para o post de hoje algumas informações sobre empréstimos, suas principais vantagens e desvantagens. Confira!

Planeje suas finanças

Antes de decidir se vale ou não a pena recorrer a um empréstimo financeiro, é muito importante que você tenha em mãos um planejamento completo do seu e-commerce. Concorrência, volume de vendas e público-alvo precisam ser conhecidos e aferidos com frequência, assim como o fluxo de caixa, estoque de produtos e gastos fixos e variáveis também devem ser monitorados. Com esses dados em mãos, terá condições de avaliar se o negócio realmente precisará desse investimento.

Saiba quando recorrer ao empréstimo

Existem algumas situações que justificam que o empreendedor recorra a um empréstimopara turbinar ou até mesmo salvar seu e-commerce, mas também há momentos em que essa decisão pode ser um “tiro no pé”. Vamos analisar:

 

  • Caso positivo: aprimoramento do serviço — seu e-commerce é viável e você já tem uma clientela e demanda real para crescimento nas vendas, mas não possui recursos para adquirir estoque ou diversificar os produtos.
  • Caso negativo: pagamento de contas — não pegue empréstimos para pagar contas, pois isso já é um sinal claro de que o negócio não está funcionando como devia. Talvez seja mais vantajoso rever suas estratégias e redirecionar seu ramo de vendas.
  • Caso positivo:contratação de mão de obra — seu comércio eletrônico cresceu mais rápido do que o previsto e você precisa de mais funcionários, mas não tem como custeá-los de imediato.
  • Caso negativo: pagamento de dívidas antigas — não vale a pena adquirir empréstimos novos para pagar os anteriores. Essa medida pode se tornar uma bola de neve que “engolirá” seu e-commerce.

Analise as vantagens e as desvantagens

O empréstimo bancário, quando feito no momento certo, pode ser benéfico, pois as despesas com juros podem ser reduzidas no imposto de renda de quem recorre a ele. Se a taxa de juros for fixa, ainda é mais vantajoso. Mas atente-se a estas taxas! As mais altas do mercado são as praticadas pelos bancos no cartão de crédito, que chegam a ultrapassar 11% ao mês. Por isso, feche empréstimos com juros honestos e não aceite abusos.

 

É importante contar com o serviço de um contador de confiança antes de adquirir o empréstimo, pois a maior desvantagem de empresas endividadas é que elas têm seu risco aumentado. Portanto, seu e-commerce terá de apresentar um desempenho ainda melhor do que o atual para sobreviver. O empréstimo é coisa séria, então, calcule exatamente o quanto a dívida vai levar do seu orçamento todos os meses.

Tenha alguns cuidados extras

Se o seu e-commerce não conseguir fundos para pagar ao menos os juros mensais, você pode ir à falência. Tenha cautela com relação a quem vai te emprestar o dinheiro e fuja de pessoas e empresas “sujas” no mercado, pois elas podem comprometer as transações do negócio. Tome muito cuidado também com os empréstimos ilegais. Você poderá ser penalizado, pois agiotagem é crime no Brasil.

 

Agora que já está ciente das vantagens e desvantagens de se adquirir um empréstimo, compartilhe suas dúvidas e opiniões com a gente! Será um prazer poder ajudar! Até a próxima!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais