Não é nenhum segredo que a internet mudou completamente a forma como nos comunicamos, consumimos e fazemos negócios. A ruptura das barreiras espaciais e temporais, bem como a facilidade e a rapidez com que podemos selecionar e comprar itens dos mais diversos segmentos, fizeram com que o consumidor se tornasse muito mais exigente.

 

A comodidade e a experiência do cliente no momento da compra passaram a ser encaradas como verdadeiros diferenciais. Por isso, analisaremos ao longo deste artigo questões ligadas aos benefícios da tecnologia CDN, que podem ajudar sua loja física ou virtual a conquistar cada vez mais clientes. Confira a seguir!

O que é CDN?

A sigla CDN tem origem na expressão inglesa Content Delivery Network, ou rede de entrega de conteúdo, em português. Trata-se de um termo popularizado durante a década de 90 para descrever um sistema de computadores interligados através da internet que interagem de forma cooperativa para entregar conteúdo ao usuário final.

 

A utilização dessa tecnologia permite que grandes conteúdos de mídia possam ser entregues sem maiores problemas de desempenho.

O que isso tudo quer dizer?

Convenhamos, a grande maioria dos consumidores pesquisam bastante antes de fechar a compra. Muitos abrem diversos sites de empresas concorrentes em diferentes abas do navegador e, antes mesmo de começarem a analisá-los, fazem uma triagem eliminando as páginas que demoram demais para abrir e as aberrações que eventualmente surgem nos resultados das buscas.

 

O pior cenário para um comerciante é não conseguir sequer a oportunidade de mostrar seu produto ou mercadoria. E essa situação se agrava ainda mais quando estamos diante de um detalhe técnico que pode ser facilmente solucionado.

 

É bem verdade que o problema pode ser parcialmente resolvido se diminuirmos a quantidade e a qualidade de imagens, animações, vídeos e áudios da página. Entretanto, corremos o risco de criar uma série de limitações no conteúdo da página sem ter qualquer garantia de resultado.

Por que eu preciso saber disso?

Além da velocidade, um item de primeira necessidade para manter seu site competitivo no mercado, a tecnologia CDN também proporciona segurança às suas informações e à estabilidade do seu site. Qualquer tipo de ataque perpetrado por DDoS ou syn flood, por exemplo, será absorvido pela rede intermediária e não chegará até o servidor em que o site está hospedado.

 

Quando o assunto é segurança, é sempre melhor prevenir do que remediar. Qualquer vazamento nas informações bancárias dos clientes pode gerar uma chuva de processos judiciais e o fim da credibilidade da marca.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Se o site ficar fora do ar devido a picos de acesso ou a ataques, isso pode passar a sensação de falta de profissionalismo e certamente a loja perderá uma leva de clientes ou, no mínimo, deixará de realizar vendas.

 

Em conclusão, podemos afirmar que a tecnologia CDN proporciona duas vantagens estratégicas para o site de sua loja: velocidade e segurança. A velocidade é fundamental para colocar o site na briga pela clientela e a segurança é uma condição sem a qual simplesmente não podemos nos estabelecer no mercado.

 

A plataforma iSET foi desenvolvida de modo a proporcionar a melhor experiência possível a seus usuários. Sendo assim, não poderíamos operar sem incorporar a tecnologia CDN.

 

Continue acompanhando nossas dicas aqui no blog e faça suas considerações utilizando o campo de comentários logo abaixo. Até a próxima!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.