Como e por que desenvolver um app para a sua loja virtual

Ter um aplicativo para uma loja virtual é uma necessidade que, cada vez mais, os empreendedores percebem e, por isso, tentam implantar em seus negócios. Afinal, hoje é comum que as pessoas utilizem seus smartphones para tudo, principalmente para compras online.

 

Sendo assim, esse artigo tem o intuito de mostrar como e por que você pode desenvolver um app para sua loja virtual.

 

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

App para loja virtual: Veja como e os motivos para ter o seu

Como desenvolver um app para sua loja virtual?

Para que você possa criar um aplicativo para sua loja, primeiramente, é preciso planejar e ver se ele realmente trará benefícios ao seu e-commerce. Isso é um processo de validação. De nada adianta seguir a ideia apenas por uma tendência de mercado quando isso não será acrescentará muito ao seu negócio.

 

Antes de começar o desenvolvimento, você deve fazer todo o planejamento sobre como funcionará o aplicativo, ou seja, o que ele irá oferecer ao cliente, cada etapa, cada tela e funcionalidades desejadas. Elimine tudo aquilo que não precisará no momento, afinal, cada coisinha a mais, é mais um custo.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

É preciso que o aplicativo realmente traga um diferencial para conseguir chamar a atenção do seu consumidor, do contrário, ele poderá trazer um resultado indesejado para sua loja virtual, como aqueles aplicativos que são instalados e desinstalados rapidamente. Por isso, quem for desenvolver, precisa entender de UI/UX (interface e experiência do usuário). Uma empresa de desenvolvimento de aplicativos poderá ajudar no planejamento, clareando suas dúvidas.

 

Depois da definição sobre os objetivos e como será o funcionamento do seu aplicativo, você deve escolher, então, uma plataforma para criá-lo.

 

Hoje em dia, há diversas plataformas disponíveis online, gratuitas e pagas, que oferecem o serviço de criação de aplicativos de forma prática.

 

Caso você não queira, por si só, criar seu aplicativo ou não saiba realmente por onde começar, a melhor dica é contratar uma empresa para realizar o serviço ou um Freelance Web Designer para te ajudar.

 

Algumas das funcionalidades que devem estar presentes no aplicativo da sua loja virtual para que ele entregue o melhor do seu negócio para o usuário, são:

 

  • Integração do app com as redes sociais da sua loja;
  • Ofertas especiais para os clientes (maior chance de fidelização);
  • Notificações com promoções programas;
  • Listas de desejos;
  • Comparação de produtos;
  • Check-out rápido.

Por que desenvolver um app para sua loja virtual?

Agora que você viu brevemente como criar um app para sua e-commerce e quais as principais funcionalidades que o mesmo deve ter, é hora de entender os motivos para ter um aplicativo para vendas.

Saiba que um aplicativo pode sair muito caro, talvez uma empresa de criação de sites, como a que fez o seu e-commerce, poderá personalizar sua loja para dispositivos móveis, assim não sendo necessário todo processo de desenvolvimento de um aplicativo.

1 – Maior visibilidade para sua loja virtual

Como dito, hoje em dia, a maior parte das pessoas passam muito tempo em seus smartphones, e isso contribui para que os aplicativos sejam parte importante da vida delas.

 

Assim, se torna essencial ter um aplicativo da sua loja que permita que seus consumidores/clientes e leads tenham acesso facilitado a ela.

 

Se uma empresa possui um aplicativo, torna-se muito mais fácil que os usuários a visitem com mais frequência do que se tiverem que acessá-lo no site via navegador, ou pelo menos, ajuda no branding, estamos mais presentes na visão e memória do cliente.

2 – Melhor possibilidade de comunicação

As notificações nos smartphones são formas essenciais de comunicação nos dias atuais e há muitas empresas que possuem aplicativos que utilizam a tática de enviá-las constantemente para chamar a atenção dos seus clientes. Claro que isso deve ser feito de forma natural, para não obter um efeito contrário.

 

É muito mais fácil que eles venham a lembrar-se da sua loja via notificação do aplicativo do que se você tiver apenas o site. Isso também pode ser feito através de interações com seu aplicativo. Quanto mais o cliente o acessa, mais personalizada as notificações são.

3 – Maior chance de fidelizar os clientes

Nos recursos que qualquer aplicativo de uma loja virtual deve ter, você pode ver como as promoções são importantes, pois permitem que o cliente veja valor ali.

 

Assim, ao utilizar um aplicativo que possui, por exemplo, ofertas especiais para seus clientes, como descontos e promoções, maior as chances de fidelizá-los.

 

O objetivo deve ser sempre, além disso, proporcionar uma melhor experiência de compra e satisfação para seus clientes.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

4 – Maior chance de conversão

Com um aplicativo, sua loja virtual não só tem mais chances de gerar leads, engajamento e fidelização de clientes, mas também de conseguir conversões em vendas.

 

Isso porque um aplicativo pode auxiliar o potencial cliente em toda a sua jornada de compra, como um funil, ou traçando um perfil de usuário e através de marketing direto, fazer vendas pontuais.

 

Portanto, esse pode ser considerado como mais um excelente motivo para que você venha a criar um app para seu comércio eletrônico.

 

Como você viu, vale muito a pena para quem tem uma loja virtual apostar no desenvolvimento de aplicativos, levando-se em consideração a importância desses softwares nos dias atuais e na vida das pessoas.

 

Neste texto, você pôde ver informações importantes a respeito de como desenvolver um app para sua loja virtual, fazendo um planejamento prévio e escolhendo uma boa plataforma para tal, principalmente.

 

Além disso, ainda foram mostradas os principais motivos, benefícios ou vantagens da criação de um app para sua e-commerce.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Gostou do artigo de hoje sobre como e por que desenvolver um app para a sua loja virtual?

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

Dados do autor:

Artigo escrito por Wellington Duarte
CEO na empresa: Web No Rio – Criação de Sites

E-mail Gravatar: [email protected]


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais