Ter um aplicativo para uma loja virtual é uma necessidade que, cada vez mais, os empreendedores percebem e, por isso, tentam implantar em seus negócios. Afinal, hoje é comum que as pessoas utilizem seus smartphones para tudo, principalmente para compras online.

 

Sendo assim, esse artigo tem o intuito de mostrar como e por que você pode desenvolver um app para sua loja virtual.

 

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

App para loja virtual: Veja como e os motivos para ter o seu

Como desenvolver um app para sua loja virtual?

Para que você possa criar um aplicativo para sua loja, primeiramente, é preciso planejar e ver se ele realmente trará benefícios ao seu e-commerce. Isso é um processo de validação. De nada adianta seguir a ideia apenas por uma tendência de mercado quando isso não será acrescentará muito ao seu negócio.

 

Antes de começar o desenvolvimento, você deve fazer todo o planejamento sobre como funcionará o aplicativo, ou seja, o que ele irá oferecer ao cliente, cada etapa, cada tela e funcionalidades desejadas. Elimine tudo aquilo que não precisará no momento, afinal, cada coisinha a mais, é mais um custo.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

É preciso que o aplicativo realmente traga um diferencial para conseguir chamar a atenção do seu consumidor, do contrário, ele poderá trazer um resultado indesejado para sua loja virtual, como aqueles aplicativos que são instalados e desinstalados rapidamente. Por isso, quem for desenvolver, precisa entender de UI/UX (interface e experiência do usuário). Uma empresa de desenvolvimento de aplicativos poderá ajudar no planejamento, clareando suas dúvidas.

 

Depois da definição sobre os objetivos e como será o funcionamento do seu aplicativo, você deve escolher, então, uma plataforma para criá-lo.

 

Hoje em dia, há diversas plataformas disponíveis online, gratuitas e pagas, que oferecem o serviço de criação de aplicativos de forma prática.

 

Caso você não queira, por si só, criar seu aplicativo ou não saiba realmente por onde começar, a melhor dica é contratar uma empresa para realizar o serviço ou um Freelance Web Designer para te ajudar.

 

Algumas das funcionalidades que devem estar presentes no aplicativo da sua loja virtual para que ele entregue o melhor do seu negócio para o usuário, são:

 

  • Integração do app com as redes sociais da sua loja;
  • Ofertas especiais para os clientes (maior chance de fidelização);
  • Notificações com promoções programas;
  • Listas de desejos;
  • Comparação de produtos;
  • Check-out rápido.

Por que desenvolver um app para sua loja virtual?

Agora que você viu brevemente como criar um app para sua e-commerce e quais as principais funcionalidades que o mesmo deve ter, é hora de entender os motivos para ter um aplicativo para vendas.

Saiba que um aplicativo pode sair muito caro, talvez uma empresa de criação de sites, como a que fez o seu e-commerce, poderá personalizar sua loja para dispositivos móveis, assim não sendo necessário todo processo de desenvolvimento de um aplicativo.

1 – Maior visibilidade para sua loja virtual

Como dito, hoje em dia, a maior parte das pessoas passam muito tempo em seus smartphones, e isso contribui para que os aplicativos sejam parte importante da vida delas.

 

Assim, se torna essencial ter um aplicativo da sua loja que permita que seus consumidores/clientes e leads tenham acesso facilitado a ela.

 

Se uma empresa possui um aplicativo, torna-se muito mais fácil que os usuários a visitem com mais frequência do que se tiverem que acessá-lo no site via navegador, ou pelo menos, ajuda no branding, estamos mais presentes na visão e memória do cliente.

2 – Melhor possibilidade de comunicação

As notificações nos smartphones são formas essenciais de comunicação nos dias atuais e há muitas empresas que possuem aplicativos que utilizam a tática de enviá-las constantemente para chamar a atenção dos seus clientes. Claro que isso deve ser feito de forma natural, para não obter um efeito contrário.

 

É muito mais fácil que eles venham a lembrar-se da sua loja via notificação do aplicativo do que se você tiver apenas o site. Isso também pode ser feito através de interações com seu aplicativo. Quanto mais o cliente o acessa, mais personalizada as notificações são.

3 – Maior chance de fidelizar os clientes

Nos recursos que qualquer aplicativo de uma loja virtual deve ter, você pode ver como as promoções são importantes, pois permitem que o cliente veja valor ali.

 

Assim, ao utilizar um aplicativo que possui, por exemplo, ofertas especiais para seus clientes, como descontos e promoções, maior as chances de fidelizá-los.

 

O objetivo deve ser sempre, além disso, proporcionar uma melhor experiência de compra e satisfação para seus clientes.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

4 – Maior chance de conversão

Com um aplicativo, sua loja virtual não só tem mais chances de gerar leads, engajamento e fidelização de clientes, mas também de conseguir conversões em vendas.

 

Isso porque um aplicativo pode auxiliar o potencial cliente em toda a sua jornada de compra, como um funil, ou traçando um perfil de usuário e através de marketing direto, fazer vendas pontuais.

 

Portanto, esse pode ser considerado como mais um excelente motivo para que você venha a criar um app para seu comércio eletrônico.

 

Como você viu, vale muito a pena para quem tem uma loja virtual apostar no desenvolvimento de aplicativos, levando-se em consideração a importância desses softwares nos dias atuais e na vida das pessoas.

 

Neste texto, você pôde ver informações importantes a respeito de como desenvolver um app para sua loja virtual, fazendo um planejamento prévio e escolhendo uma boa plataforma para tal, principalmente.

 

Além disso, ainda foram mostradas os principais motivos, benefícios ou vantagens da criação de um app para sua e-commerce.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Gostou do artigo de hoje sobre como e por que desenvolver um app para a sua loja virtual?

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

Dados do autor:

Artigo escrito por Wellington Duarte
CEO na empresa: Web No Rio – Criação de Sites

E-mail Gravatar: contato@criacaodesites.com.br