Segundo o Ebit, o faturamento do Dia das Mães, em 2018, foi de 2,11 bilhões. Sabendo disso, é fundamental que seu comércio esteja preparado para garantir parte desse lucro também.

Se você quer saber como o dia das mães pode decolar o seu negócio e as melhores dicas para lucrar bastante nesta data comemorativa, leia o post até o final. Vamos lá!

 

Dados positivos sobre a data

As datas comemorativas no e-commerce costumam sempre dar bons resultados e lucros às lojas virtuais que sabem aproveitar devidamente.

Obviamente o crescimento do e-commerce é uma tendência constante no Brasil e no mundo, mas com a velocidade a qual o mercado digital expandiu nos últimos 12 meses, para decolar seu negócio, é quase impossível fora do mundo virtual.

Em 2021 o varejo online na China, pela primeira vez, deve ultrapassar o off-line, segundo estudo da eMarketer – empresa de pesquisa de mercado voltada à tendências no mundo de comércio e marketing digital.

Então, sabendo dessas informações promissoras, é preciso pensar bem em como usar as oportunidades para decolar seu negócio.

Você já entendeu que uma delas é o crescimento do e-commerce. Então, além de aproveitar essa onda online para criar uma loja virtual, também é essencial usar datas e épocas do ano a seu favor.

O dia das mães atrai muitas compras online. No Dia das Mães de 2019, de acordo com a Ebit/Nielsen, as lojas virtuais faturaram R$2,2 bilhões, representando crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

O estudo revelou que o setor que mais se beneficiou com o evento foi Beleza e Saúde, que concentrou 27,10% das vendas, seguido de Eletrodomésticos e Eletroportáteis (26,83%), e Moda (15,28%).

Já em 2020, o crescimento foi bastante significativo em relação ao ano anterior. O faturamento obtido pelos setor foi mais que o dobro, indo de R$ 2,2 bilhões para R$ 5,7 bilhões, de acordo com levantamento do site Compre&Confie, parceiro da Social Miner. A curva de crescimento de 123% foi impulsionada, principalmente, pela isolamento social no Brasil, levando as pessoas às compras pela internet.

De acordo com uma pesquisa realizada pela agência de marketing The Insiders, 95% das mais das 9.300 pessoas entrevistadas vão comprar presentes para as mães e, destas, 88% pretendem fazer suas compras online.

O dia das mães é a data com maior perspectiva de vendas em 2021.

Embora no ano anterior, 2020, dados do Mercado e Consumo mostraram um recuo de 41% nas vendas do comércio nacional em maio, o e-commerce aumentou o faturamento em mais de 117%. Inclusive, 84% dos brasileiros alteraram os hábitos durante a pandemia. Os focos passaram a ser: preço, qualidade e conveniência.

Sendo assim, as estratégias para o dia das mães podem aproximar seus potenciais clientes da sua marca. Além disso, iniciar essas ações em um período anterior à comemoração pode garantir que seus produtos sejam vistos como objeto de desejo nesta época.

62% dos compradores vão começar a pesquisar sobre o tema pelo menos 1 mês antes da data em 2021. Por essa razão, antecipar ou estender as campanhas de atração e identificação de novos leads é uma forma de gerar mais vendas!

Para saber mais dicas especiais para o dia das mães, continue lendo!

 

Como usar o dia das mães para decolar meu e-commerce?

Agora que você já sabe que o dia das mães é uma ótima oportunidade de data comemorativa para vender mais no e-commerce e decolar suas vendas, separamos dicas que são essenciais para que você tenha sucesso!

 

Tenha variedade de produtos

Possuir um nicho de e-commerce é fundamental para o sucesso do seu negócio, mas também é importante apresentar variedade dentro do seu segmento.

Por isso, tenha variedade de produtos para todos os tipos de mães!

Existem mães de todas as idades com diferentes necessidades, têm distintos problemas e diversos desejos.

Portanto, é recomendado que seu e-commerce tenha produtos adequados para a maioria delas, o que garantirá um maior engajamento nas aquisições.

 

Melhore a experiência de compra

Melhorar a experiência de compra do seu cliente no e-commerce é uma das formas de aumentar taxas de conversão e, consequentemente, as vendas da sua loja virtual!

A experiência de compra do seu cliente é o sentimento que o consumidor tem em qualquer etapa de sua jornada de compra no seu negócio online.

Então, sabendo disso, busque aplicar mudanças e melhorias na sua loja virtual para proporcionar uma experiência de compra cada vez com mais qualidade e decolar a vendas no dia das mães!

Reveja o layout e template do site, verifique o checkout, invista em integrações e variados meios de pagamento e envio, mapeie o atendimento e procure por detalhes onde você ainda pode melhorar mais.

Lembre-se sempre de que um bom atendimento é um dos fatores mais importantes na decisão de compra.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Use mais de uma estratégia

Se você quer aumentar as vendas no dia das mães para decolar seu negócio, saber usar variadas estratégias combinadas é o que você precisa fazer!

Uma tática que ainda costuma seduzir os consumidores é criar combos com produtos diferentes, mas que possam se complementar. Fazer kits é um ótimo jeito de aumentar o ticket médio da sua loja virtual.

Faça uma avaliação do seu estoque e use a criatividade para criar kits exclusivos para a data. É uma maneira de oferecer um produto diferenciado e agregar valor à sua mercadoria.

Se possível, ofereça embalagens de presentes personalizadas para o dia das mães — com essa opção, o cliente poderá montar seu próprio kit com os itens que preferir.

Além disso, as promoções também conquistam facilmente quase todo tipo de consumidor.

Outra técnica poderosa e que pode ser usada para aumentar as vendas no Dia das Mães é o cross selling. Ela consiste em mostrar à pessoa, no momento em que ela decide se direcionar ao checkout, outros itens relacionados ao que ela está levando.

Além disso, enviar pequenos brindes ou bilhetes de agradecimento também é outra forma de causar admiração pelo significado que você deu àquele cliente.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Impressione os clientes

Para vender mais e se tornar referência de marca no dia das mães, será preciso surpreender de verdade os seus clientes, para que eles voltem nos próximos anos ou datas comemorativas!

Para vencer seus concorrentes, basta ter e estabelecer um planejamento e uma logística capazes de atender a todos os pedidos no dia das mães. Vários comércios falham por não conseguirem fazer isso, perdendo muitos clientes.

A sua marca não pode fazer parte dessa estatística se você quer decolar o seu negócio com o dia das mães. Sendo assim, pense em formas de evitar essas reclamações e surpreender os clientes para que voltem outras vezes e se tornem fiéis à marca.

Faça parcerias com transportadoras, a fim de conseguir mais rapidez e preços justos. Se for possível colocar frete grátis nessa época, pode ser uma oportunidade a mais para que os usuários vejam valor em fazer aquisições pela sua loja.

 

Faça um layout personalizado

Assim como as lojas físicas enfeitam suas vitrines com uma decoração temática no dia das mães, seu e-commerce também deve entrar no clima. Além de colocar imagens que remetam à data, novos banners, você pode reorganizar a categorização dos produtos.

Uma opção é destacar alguns itens criando uma categoria “Dia das mães” ou uma tag “presentes”, por exemplo. Você também pode fazer com que alguns produtos apareçam em destaque na home e nas sugestões de busca. Quanto mais facilidade o cliente tiver para localizar os produtos relevantes para a data, mais chances de converter a venda.

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

 

Essas foram nossas dicas especiais para você usar o dia das mães para decolar o seu negócio. Anote tudinho e comece a se planejar ainda hoje para a data comemorativa!

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