A criação de promoções para qualquer data comemorativa depende do seu objetivo. Promoções devem ser encaradas como um investimento: uma margem de lucro mais estreita agora para poder experimentar um aumento na fidelização de seus clientes no futuro.

Criar promoções especiais no Dia das Crianças pode ser muito vantajoso.

O estudo do Itaú, apontou que em 2021 o varejo virtual faturou 57% a mais no fim de semana antes da data, quando comparado ao ano anterior.

Já no próprio dia das crianças, o crescimento foi de 92%, ainda segundo o estudo do Itaú.

Quando falamos do comércio em geral, somando as vendas feitas 7 dias antes da data. Podemos notar um aumento de 2,3% [Serasa Experian] quando comparamos 2020 com 2021.

Neste artigo você irá encontrar as melhores dicas de como criar promoções eficazes para o dia das crianças.

 

Quais são as vantagens das promoções?

Focar neste tipo de estratégia proporciona efeitos mais amplos do que o aumento nas vendas. Quer entender mais sobre isso? Continue lendo!

 

O número de clientes cresce

Como resultado imediato das ações de promoção, você verá o número de clientes crescer. Afinal, conseguirá atrair mais público para conhecer seus produtos ou serviços.

Seja qual for o segmento do seu negócio, estamos tratando de uma época excelente para trabalhar seu branding, adquirir novos clientes, propagar sua marca e quem sabe, até viralizar nas redes sociais.

 

Os clientes atuais são fidelizados

Com boas promoções atrativas, você consegue fidelizar clientes. Isso significa que quem consome o que você vende tem uma percepção tão positiva da marca que a concorrência cai por terra, independentemente das comparações de preço.

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Os clientes fiéis se tornam embaixadores

Só melhora! Os clientes que são fidelizados se tornam embaixadores da marca, isto é, ajudam a divulgá-la e a atrair novos consumidores.

Contribuindo assim para a identidade da marca, com a qual ele se identifica.

 

A marca é consolidada

Com os embaixadores da marca conquistados, sua empresa será vista como algo maior do que um logotipo no produto.

A visibilidade e credibilidade também aumentarão em consequência e o seu negócio se tornará uma referência em seu nicho de mercado.

 

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Como criar promoções para o Dia das Crianças

Agora que você já está convencido de que usar promoções na sua loja virtual pode ser algo muito vantajoso para o seu negócio, deve estar desejando as melhores dicas para fazer isso no Dia das Crianças, que já se aproxima.

Aproveitar o dia das crianças para divulgar seus serviços e produtos é uma excelente ideia. As crianças são um público fiel e que está sempre em busca de novidades.

Além disso, elas têm influência direta sobre os pais, que são os principais compradores dos produtos infantis.

Para quem não possui um negócio voltado exclusivamente para crianças, mas que quer aproveitar a data para aumentar sua visibilidade na internet, existem algumas dicas importantes.

Uma delas é produzir conteúdos relacionados ao tema e postá-los nas redes sociais com a hashtag #diamundialdascrianças.

As vantagens são muito positivas, né? Veja agora como colocá-las em prática!

 

Venda combos e kits de produtos

É muito comum que no Dia das Crianças os consumidores precisem de mais de um presente. Pense em pais que têm mais de um filho ou em padrinhos que têm mais de um afilhado.

Essas pessoas vão precisar de presentes diferentes e você pode aproveitar a necessidade para incentivá-los a comprar todos os presentes na mesma loja: a sua.

Para isso, crie ofertas com diferentes combinações, como presentes para gêmeos, para menino e menina e até mesmo para diferentes faixas de idade. Os combos de produtos são muito procurados e podem aumentar o ticket médio da sua loja virtual.

 

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Há muitas razões para essa estratégia dar certo. Pode ser pelo fato de pagar um único frete, de centralizar o pagamento em um só local ou até mesmo o fato de facilitar a compra.

Ofereça brindes personalizados

Os brindes personalizados são muito estratégicos, pois promovem uma percepção positiva da marca. Mesmo que inconscientemente, quem os recebe começa a construir uma lembrança favorável em relação ao negócio.

Amostras grátis também são um excelente jeito de atrair novos clientes e conquistar a confiança na sua oferta.

É importante se lembrar que, adultos também adoram brindes! Portanto, se seu negócio lida com diversas faixas etárias, pense em oferecer uma lembrança ao consumidor que comprou para o filho.

Isso sem dúvidas irá fazer com que o cliente se lembre da sua marca em outras ocasiões!

 

Faça sorteios especiais

Os sorteios geralmente envolvem mais do que um produto ou serviço específico. Normalmente, o que está em jogo é um “kit” de ofertas.

Esse prêmio é dado a um cliente sorteado que, em troca, precisa realizar alguma ação, como acumular um valor em compras ou divulgar uma hashtag estratégica nas redes sociais.

 

Invista na divulgação

O que não faltam são plataformas para você divulgar suas promoções especiais de Dia das Crianças: mídias sociais, mecanismos de busca, comparadores de preço, e-mail marketing, dentre outras.

Então, aproveite essa oportunidade para criar anúncios temáticos para o Dia das Crianças nos canais relevantes para a sua loja virtual.

 

Prepare campanhas de e-mail marketing

Pense na estética e nas referências à infância que o seu time de marketing pode usar para criar as campanhas de e-mail marketing para divulgar as promoções especiais de Dia das Crianças da sua loja online.

Mesmo que sua campanha não seja focada diretamente em produtos infantis, você pode e deve entrar na brincadeira para lucrar durante a data!

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Crie banners diferenciados

Os banners são ótimos para chamar a atenção de quem visita o site do seu e-commerce. Você pode criar conjuntos específicos de banners para o Dia das Crianças e utilizá-los para divulgar suas promoções especiais para a data!

Para entrar no clima, pense em uma decoração temática bem colorida para sua loja — e a estenda para peças gráficas e banners em seu site e redes sociais.

Use banners laterais em sua loja virtual e troque a foto de capa e de perfil nas redes sociais para dar destaque a sua ação de Dia das Crianças.

 

Diversifique suas formas de pagamento

A escolha do produto é orientada pela criança, sendo que a compra é feita pelos pais, tios e avós. Por isso, é importante oferecer boas condições de pagamento, como parcelamento e descontos especiais.

O cartão de crédito é a forma de pagamento preferida pelos brasileiros. Segundo o Webshoppers, 67% das pessoas pagaram suas compras nessa modalidade no 1º semestre de 2019.

O boleto bancário ocupa a segunda posição, favorito de 19% dos consumidores.

Isso não significa que o lojista deva oferecer apenas essas duas opções. O ideal é oferecer várias formas de pagamento e deixar o cliente escolher livremente.

Possibilitando que todos os membros da família participem da compra do presente, seja qual for o seu meio preferido!

 

Pense no frete grátis

Como você com certeza já sabe, o valor do frete causa a maioria dos abandonos de carrinho!

O cliente chega até o checkout da sua loja virtual, mas fecha a página quando visualiza o valor da entrega?

Uma alternativa para contornar essa situação é oferecer frete grátis e o Dia das Crianças é uma oportunidade valiosa para utilizar esse desconto, que pode servir como ferramenta para atrair mais clientes para o seu negócio.

Apenas lembre-se de analisar se o frete grátis é uma estratégia viável para o seu negócio, ou seja, a prática não pode comprometer o seu lucro!

Sempre vale lembrar: nenhum lojista é obrigado a oferecer o benefício.

 

Estruture uma boa logística de entrega e estoque

É importante que você esteja preparado para atender a essa demanda, organizando sua distribuição de forma a atender um número maior de pedidos nos dias que antecedem a data.

Mesmo que deixe para a última hora, o consumidor não quer correr o risco de não receber a encomenda. A última coisa que mães, pais e avós querem é decepcionar uma criança, deixando-a sem presente.

Por isso, é importante que você deixe claro seus prazos de entrega, se possível oferecendo opções de entrega expressa. Caso ocorram atrasos, essas opções podem significar um cliente que não voltará a comprar em sua loja!

Além disso, é fundamental manter um controle rigoroso sobre os estoques para garantir que haja produtos disponíveis para todos os clientes que procurarem comprar no Dia das Crianças.

 

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