O fim de ano se aproxima, e torna-se enorme a expectativa de aumentar as vendas com as festividades natalinas e de Ano Novo, bem como a partir do impulso recebido pelo 13º salário embolsado pelos trabalhadores que estão na ativa.

 

Os últimos meses do ano correspondem a uma época tradicionalmente de comércio aquecido. Contudo, preparar as vendas de fim de ano, mesmo com a probabilidade de aumento nos lucros, é algo estressante para o lojista.

 

Existem muitas coisas a se fazer na ocasião, com o objetivo de atender bem os clientes e não perder vendas. E tudo quase ao mesmo tempo!

 

Já que são tantos detalhes para se lembrar, que tal ver uma lista simplificada de algumas coisas que você não pode deixar que falte em sua loja virtual de jeito nenhum?

Páginas de promoção

O fim de ano é um período em que as pessoas estão com mais dinheiro no bolso e propensas a gastar. Ainda assim, boa parte dos consumidores pesquisa os melhores preços antes de fechar uma compra. Logo, vale a pena escolher alguns produtos-chave no seu segmento e criar páginas especiais, destacando ofertas e descontos.

 

Lembre-se que uma promoção em um produto pode levar à compra de outros. É muito difícil que, nesta época do ano, um cliente saia de um e-commerce apenas com um produto no carrinho de compras.

Verba de anúncios

Como sua atuação é on-line, você deve divulgar sua loja virtual através de estratégias específicas deste meio. Pesquise onde seu nicho de mercado mais visita, e invista em promoções em links patrocinados, Facebook Ads ou Google AdWords, por exemplo.

 

Quem está à frente de um e-commerce já deve vir preparado para esta época do ano, separando um montante adequado para estes recursos, além das verbas que são usualmente consumidas em ações de marketing. No entanto, é imprescindível que as pesquisas e observações de mercado indiquem onde vale a pena investir mais, de maneira que se façam chamadas especiais para a estação, com os produtos de maior destaque nos anúncios e textos curtos e objetivos os quais mostrem promoções mais atraentes.

E-mails promocionais

O e-mail marketing pode ser intensificado nesta época do ano, já que as pessoas estão mesmo em busca de melhores condições de compra dos produtos e mais dispostas a gastar.

 

Assim, envie newsletters e ofertas personalizadas com frequência um pouco maior, sempre com os produtos com desconto em destaque.Preste bastante atenção para fazer disparos inteligentes de e-mail marketing, de acordo com a segmentação de seu banco de dados.

 

A performance de sua estratégia de divulgação vai depender também do agendamento bem sucedido dos envios automáticos e dos testes que forem realizados para avaliar erros e a entregabilidade. Procure um serviço disparador de e-mail marketing confiável, e que lhe apresente relatórios constantes e pontuais!

Reforço no estoque

Os últimos meses do ano são uma oportunidade quando não se pode, de jeito nenhum, perder vendas por escassez de produtos no acervo da loja ou do fornecedor.

 

Só uma coisa é pior do que isso: disponibilizar um produto para a venda, o cliente adquiri-lo na expectativa de utilizar ou oferecê-la de presente, e a mercadoria, na verdade, não se encontrar disponível para ser comercializada. Assim, é muito importante que o gestor do e-commerce pratique uma revisão geral e bastante confiável de como está a disponibilidade dos produtos com os quais trabalha, além de ter uma excelente gestão de estoque.

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

 

Encomende com antecedência aqueles artigos que têm alta rotatividade e mais saída nessas épocas específicas, faça um acervo de reserva de produtos que colocou em promoção, e monitore constantemente suas vendas ao longo desses dias de fim de ano.

 

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Atendimento ao cliente

Uma questão altamente positiva para sua loja virtual é a prestação de um excelente serviço de atendimento ao consumidor. Trata-se de uma serventia que deve ser ininterruptamente bem feita, mas principalmente nas épocas de maior movimentação, como em datas comemorativas e nos últimos meses do ano.

 

Logo, dê atenção especial aos seus canais de comunicação com o público: telefones, e-mail e chats on-line. Tirar dúvidas e responder as reclamações de forma rápida, educada e eficiente pode ampliar expressivamente a satisfação daquelas pessoas que entram em contato com sua loja, e turbinar ainda mais as suas vendas.

 

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Além disso, não perca a chance de desenvolver os relacionamentos nas mídias sociais, de maneira a marcar presença também nos espaços onde as pessoas costumam recorrentemente exibir suas reclamações e opiniões publicamente. Disponha de uma equipe ágil, que resolva as pendências com polidez e qualidade, e agregue mais valor à imagem da empresa.

Segurança no web site

É importante conferir certificados digitais de que seu web site é seguro e oferecer aos clientes o maior número possível de meios de pagamento para não perder vendas. Os consumidores fecham muito mais compras quando se sentem seguros e encontram o método adequado para realizar o pagamento, de acordo com suas condições atuais.

 

O lojista precisa manter seu web site seguro contra eventuais ataques de hackers, além de apostar em artifícios de encriptação de dados, a fim de protegê-los nos momentos de sua transferência. O padrão das soluções tecnológicas empregadas para o resguardo dos dados deve ser ainda mais alto quando existem formulários com o cadastro das diversas informações pessoais dos clientes, o que acontece na maioria das vezes, já que isso facilita o acesso a nome e endereço para o mais correto despacho das mercadorias e canal adequado para fazer a comunicação de pós-venda.

 

Utilizar uma plataforma de e-commerce de alta qualidade, como a iSET, ajuda o lojista com estas questões! Assim, seu tempo fica mais livre para cuidar das vendas enquanto a equipe técnica da iSET cuida da segurança dos seus dados e escalabilidade do seu acesso!

 

Essas são algumas das principais iniciativas para as quais você não pode deixar de elaborar um programa de investimento de tempo e recursos. Imagine o cenário que se aproxima, relembre como foi o ano anterior, entenda como seu negócio evoluiu e cumpra as recomendações dessa checklist.

 

Se você der atenção a todos os detalhes, com perfeição, conquistará os melhores resultados para seu e-commerce, de maneira que os negócios abrirão o ano que tem início com muito mais vigor e entusiasmo. E então, como você está organizando seu e-commerce para a provável alta nas vendas de fim de ano?

 

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