5 cuidados com a logística de e-commerce para você se preocupar!

Quando se fala em e-commerce a principal etapa a se planejar é a parte da logística. Muitos pensam que ela só é direcionada à área do transporte, mas não é bem assim. O termo vai muito além e abrange desde fornecedor, estoque, armazenagem, movimentação e até mesmo a entrega, que é o contato direto com o cliente.

 

Existem alguns cuidados com a logística de e-commerce que devem ser observados. É preciso avaliar cada aspecto do processo, não só para eliminar os atrasos e os custos de movimentação, mas também para garantir a preservação da mercadoria e o bom atendimento do cliente.

 

Por isso, vamos apresentar no post de hoje alguns cuidados com a logística de e-commerce com que você deve se preocupar, para tirar o máximo proveito desse setor. Confira!

Contar com um bom operador logístico

Esse profissional pode contribuir e muito para uma análise mais profunda dos processos logísticos de seu e-commerce. Ele irá avaliar de acordo com as especificações de seu produto a melhor forma de envio, seja por correio ou por transportadoras.

 

Por meio de sistemas de informações e recursos, ele planeja, controla e programa toda a movimentação de mercadorias, identificando possíveis focos de retrabalho ou perdas. Ele também intermedeia as negociações com outros setores para identificar formas de envio mais rápidas e baratas, sem perder a qualidade no atendimento aos clientes.

Escolher um bom canal de distribuição

A escolha do melhor canal de distribuição é de suma importância, para garantir que o produto esteja no lugar certo, no momento certo, e nas melhores condições possíveis. Essas escolhas ajudam na redução dos custos de transporte, armazenagem e perdas com produtos manuseados de forma incorreta, aumentando seu lucro e fidelizando clientes, que ganham com qualidade e agilidade no recebimento do produto e a economia repassada pelo e-commerce.

Trabalhar com fornecedores confiáveis

É importante não se prender a um único fornecedor, pois quando não temos opções aceitamos todas as condições estabelecidas sem poder da barganha. Por isso, é necessário sempre ter um “plano B”.

 

Lidar com uma empresa confiável também te ajudará a evitar imprevistos e a não deixar seu cliente na mão — outra medida para isso é contar com um estoque de segurança. Um erro comum de empresas do setor de e-commerce é não imaginar o alcance que suas marcas terão e, com isso, não poder cumprir com todos os pedidos por falta de estoque, o que compromete o negócio.

Planejar o estoque, a armazenagem e a movimentação

Outro importante cuidado da logística de e-commerce é a forma como os produtos serão armazenados e movimentados. Um manuseio inadequado pode danificá-los, causando perdas e atrasos no envio. Se bem planejado, o estoque permite evitar perdas por prazo de validade vencido e torna a movimentação mais fluida, o que permite maior agilidade e mais facilidade de localização de cada pedido.

Fazer parcerias com Centros de Distribuição

Ao pensar em Centros de Distribuição, o que vem à mente são grandes investimentos. Porém, a verdade é que fechar parcerias com CDs permite reduzir custos com transportes. Além disso, essas alianças estratégicas tornam as empresas mais competitivas, pois aumentam a agilidade das entregas e a qualidade do serviço prestado.

 

Esses são alguns cuidados com a logística de e-commerce para você se preocupar. É preciso sempre avaliar cada aspecto do processo para eliminar os atrasos e os custos de movimentação. Isso sem nunca perder de vista a preservação da mercadoria e o bom atendimento com o cliente.

 

Aproveitou as dicas? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais