Quando se tem um comércio, principalmente no mundo virtual, é muito fácil que o empreendedor fique tão preso em suas tarefas diárias que não separe um tempo diário para questionar quais são os rumos que a empresa está tomando, se suas estratégias estão corretas e quais são os resultados que o seu negócio está apresentando no momento.

No post de hoje vamos falar sobre algumas perguntas que o empreendedor deve se fazer todos os dias para saber se a empresa está indo no rumo certo, ou se não, detectar o problema antes que ele se torne grave. Confira:

Estou me relacionando bem com meus parceiros?

Grande parte do sucesso de um e-commerce se deve a maneira com que a empresa trata seus relacionamentos, seja com clientes, funcionários ou fornecedores. É impossível que uma loja tenha sucesso sem manter bons relacionamentos com o seu público-alvo e colaboradores, mesmo que ela tenha uma ótima estrutura e organização.

A mesma lógica também se aplica aos fornecedores. Algumas lojas chegam a gastar até 50% do seu faturamento comprando produtos e matéria prima de seus fornecedores. Portanto, é preciso desenvolver um bom relacionamento com cada um deles, a fim de estabelecer parcerias a longo prazo e conseguir melhores preços e prazos de pagamento para o seu empreendimento.

Minha loja transmite confiança?

Confiança é uma palavra-chave no reino do e-commerce. Pois enquanto nas lojas físicas o cliente pode entrar na loja, conversar com o atendente e até apalpar o produto, no e-commerce ele pode no máximo visualizar o produto através de uma foto ou vídeo.

Portanto, é essencial investir em gestão de relacionamento e em qualidade do site, pois se o cliente se sentir inseguro ao fazer um pagamento, é certo que ele deixará o produto no carrinho de compras. Invista também em fotos e vídeos reais e formas de contato direto, buscando construir uma relação de confiança entre o cliente e a loja.

Meu marketing está sendo bem investido?

Em um meio tão concorrido quanto a internet um bom direcionamento das ações de marketing é essencial para atrair um bom tráfego para o seu site. Afinal, de nada adianta ter um negócio estruturado se a sua página não atrai os clientes.

Além de direcionar bem os gastos nessa área, é essencial que o empreendedor saiba aproveitar ao máximo os meios de marketing gratuitos – ou orgânicos – que são utilizadas para atrair mais visibilidade para a sua loja, como as ferramentas de SEO, as redes sociais e o e-mail marketing.

Meus produtos ajudam a vida dos meus clientes?

Se você quer ter sucesso no ramo do e-commerce é fundamental saber se o produto que você escolheu para vender satisfaz as necessidades do publico online. A escolha de um bom produto é de suma importância para saber se sua loja será próspera ou não. Além do mais se você escolher o produto errado você terá que gastar um bom tempo e dinheiro para conseguir redirecionar seu estoque e seu plano de marketing para atrair um novo público-alvo para o seu negócio.

Tire tempo para refletir e corrigir os erros

É muito fácil ficar insistindo nos mesmos erros e mesmo assim esperar ter melhores resultados para sua empresa. Por isso tire um tempo para refletir nos métodos de trabalho, no relacionamento com os clientes e fornecedores da empresa, e nos objetivos que deseja alcançar no futuro.

E você, já se questionou sobre as perguntas acima? Como o seu negócio esta indo? Compartilhe um pouco da sua experiência nos comentários!

 

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