Cerca de 60% dos e-commerces no Brasil fecham antes do primeiro ano de atividade. Este é um número intenso para um mercado com altos índices de crescimento. Só em 2014 o Brasil faturou 35,8 bilhões de reais, 24% a mais do que em 2013, se tornando o décimo melhor mercado de e-commerce do mundo.

 

O que acontece, então, com as empresas que fecham? Se elas estão em um mercado tão promissor, por quê elas fracassam?

 

No post de hoje vamos apresentar algumas dificuldades que os empreendedores encontram nos primeiros meses de negócio e que podem levar ao fracasso da loja online. Você pode – e deve! –encarar esta lista como um guia para não errar no seu e-commerce, garantindo o seu sucesso duradouro!

 

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Baixo investimento na estrutura de entrega

A logística de entrega é uma das bases mais importantes do e-commerce. É preciso ter um setor muito bem estruturado e eficiente para garantir que os produtos serão entregues em boas condições e dentro do prazo para deixar os clientes satisfeitos.

 

Saiba como lidar com essa situação de maneira rápida e eficaz.

 

Segundo pesquisa feita pelo FBITS E-commerce One Stop Shop, especialista em soluções do comércio eletrônico, 20% das lojas brasileiras gastam mais de 10% do seu faturamento com custos de entrega de mercadorias e outros 24% das empresas investem entre 5% e 10%.

 

Este número aponta que a maior parte das lojas online investem menos de 5% na estrutura de entrega. É preciso tomar cuidado com este setor, afinal, sem ele uma loja virtual pode vir a fracassar em pouco tempo.

Atendimento ao cliente ineficaz

Uma nova lei do e-commerce exige que toda loja virtual tenha um canal de comunicação com o consumidor, seja ele chat, telefone ou via e-mail. No entanto, não basta abrir um canal de contato com seus clientes, é preciso garantir a eficácia dele.

 

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Através de um bom relacionamento com seu público você consegue não só fidelizar clientes, mas descobrir o que precisa melhorar em sua loja online. Invista em pesquisas de opinião de seus clientes e você terá uma fonte infinita de insights para continuar melhorando seu negócio.

Pouca diversidade de estratégias em marketing digital

Outro erro que as novas lojas de comércio virtual cometem é investir pouco em estratégias de marketing digital. Segundo especialistas, o SEO e o Google são as duas formas mais comuns de investimento. No entanto, o e-mail marketing é capaz de atrair entre 20% a 50% de novas compras.

 

As redes sociais também são muito presentes, mas nunca recebem grandes portes de investimento, assim como programas de afiliados, parcerias com blogs e comparadores de preço.

 

O ideal é diversificar ao máximo os canais de divulgação, que além de maximizar seu retorno de investimento, você consolida sua loja no mercado, promovendo os seus serviços e produtos.

Mix de produtos discreto

Investir em um mix de produto com poucas opções é oferecer menos para seus clientes em potencial. Este é um outro erro muito cometido pelas novas lojas de e-commerce.

 

Antes de investir em sua loja virtual, estruture um mix de produtos interessante, com boas opções e que seja atraente para seu público-alvo. Quanto mais você oferecer o que seu cliente quer, maiores serão suas vendas.

 

E você, já tem uma experiência com e-commerce e presenciou todos estes desafios? Então conte sua experiência para a gente. Ela pode servir de guia para os novos empreendedores deste setor!

 

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