Você sabe o que é CMS e qual a vantagem para o seu e-commerce?

Post-Você-sabe- o-que-é-CMS-e-qual-a-vantagem-para-o-seu-ecommerce-1160x653

Você sabe o que é CMS?

CMS é a sigla para Content Management System, ou em português Sistema Gerenciador de Conteúdo.

Basicamente, uma plataforma de CMS tem como função tornar mais fácil a criação, publicação, edição e compartilhamento de informações.

Dessa forma, você consegue editar textos, imagens e também pode escolher o layout que você mais gosta para seu e-commerce.

Leia o artigo até o fim e descubra mais sobre CMS e como essa ferramenta pode impulsionar seu e-commerce.

 

CMS

Podemos dizer que o grande diferencial do CMS é que ele te permite gerenciar conteúdo ativo de forma prática, por exemplo, manter um blog, uma loja virtual ou qualquer outro tipo de site que necessita de receber atualizações de maneira constante.

Pense como seria se você fosse fazer atualizações semanais ou até mesmo diárias de forma manual. Não seria nada viável.

Por isso, o CMS é a solução perfeita para quem precisa de uma página que não seja inerte e passageira.

De forma geral, os CMSs são fáceis e práticos de serem utilizados, um dos pontos que torna tudo muito mais simples é que eles podem ser gerenciados através de qualquer navegador de internet.

 

CMS para e-commerce

Já no mundo dos e-commerces, um CMS torna possível editar e criar o layout, o template e o conteúdo de forma completa da sua loja virtual.

O sistema geralmente é integrado com a plataforma de e-commerce, existindo modelos que são totalmente editáveis e outros só permitem a edição de forma parcial.

Um exemplo é a última versão do CMS utilizado pela plataforma da iSET, ele vai funcionar como uma árvore de arquivos do seu e-commerce a qual você terá acesso para fazer edições como quiser.

Toda loja virtual é composta por uma série de arquivos e pastas que são organizadas de acordo com o seu conteúdo. Por exemplo: a sua página do produto é uma pasta com vários arquivos dentro dela, trazendo elementos que compõem a página, como o botão de comprar ou cabeçalho da página.

Todos esses arquivos passarão a ser editáveis, dessa forma, será possível alterá-los e atualizá-los sempre que preciso, ou até adicionar novos arquivos, facilitando atualizações que devem acontecer frequentemente.

Com isso, a sua liberdade de editar a página será muito maior, tendo muito mais controle sobre as modificações que desejar fazer, deixando seu e-commerce com a cara da sua empresa, diferenciando ele dos demais concorrentes.

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

 

Principais vantagens do CMS para o e-commerce

 

1- Custo de manutenção acessível

Quando uma empresa considera adicionar uma ferramenta nova, com certeza uma das principais questões a serem pensadas é o quanto ela vai custar para a organização.

Uma das principais vantagens de utilizar o CMS é que ele necessita de um baixo custo para ser mantido.

Isso significa que você consegue utilizar uma plataforma de extrema utilidade para a empresa, sem necessidade de investir muito.

Além disso, os gastos necessários, serão ainda menores do que se você contratasse um profissional de programação para trabalhar de forma integral.

 

2- Colaboração e fácil acesso

Os CMSs são capazes de permitir que diversos usuários não apenas possam acessar a sua página, mas também consigam colaborar facilmente em diversos projetos.

Por meio de contas individuais, vários colaboradores podem postar, atualizar ou editar o conteúdo, cada um utilizando seu próprio computador ou dispositivo.

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo também armazenam todo o seu conteúdo online em um lugar só, ele fica disponível para qualquer pessoa com acesso ao site. Você pode acessar o back-end do seu site de qualquer lugar. Só é necessário um computador, celular ou tablet e uma conexão com a internet.

 

4- Inserção de scripts

Os CMSs possibilitam o uso de diversos plugins e ferramentas que ajudam seu site a se classificar melhor nos principais motores de busca, dessa forma os plug-ins podem ajudar sua organização a aplicar uma estratégia de SEO, em busca de aumentar o tráfego do seu e-commerce.

 

5- Segurança

Atualmente, a última coisa que o empreendedor dono de um e-commerce não deseja é que seu site seja hackeado. As páginas podem ser vulneráveis e geralmente se tornam alvos de hackers que tentam roubar informações pessoais de clientes.

Porém os sistemas de gerenciamento de conteúdo são testados constantemente por diversos desenvolvedores e cientistas da computação, com o intuito de proteger os usuários contra qualquer tipo de ameaça em potencial.

Além disso, o CMS torna mais seguro e mais fácil de adicionar scripts à sua página, pois se algo der errado, será mais fácil de consertar já que as pastas com os códigos de cada parte do site estão devidamente separadas.

 

Você sabe o que é o certificado de segurança SSL e porquê ele é essencial em sua loja virtual? Saiba aqui!

 

6- Livre customização

Outra vantagem de usar o CMS é que ele permite a livre edição da sua página através de códigos, fazendo com que seja possível customizar de forma independente seu site de acordo com o que você achar melhor para ele.

Existem diversos temas já prontos disponíveis para adicionar na sua loja virtual, além disso existe também a opção de editar o tema já criado quase que por completo, isso pode ser feito utilizando o código CSS.

Com isso, é possível deixar seu site customizado da maneira que você achar melhor, dando a ele uma cara única e oferecendo aos visitantes uma experiência personalizada enquanto navegam pela sua loja virtual.

 

7- URL amigável

O gerenciador de conteúdo é capaz de gerar uma URL amigável automaticamente, ele se baseia no título de cada página publicada, além disso o CMS também possibilita a edição das URLs com o intuito de otimizar o SEO da sua página e melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca.

Nesse artigo nós podemos ver como seu site pode se tornar fácil de ser gerenciado, mais eficaz e custar bem menos utilizando um sistema de gerenciamento de conteúdo. Você não precisa mais se estressar ou desperdiçar seu dinheiro e seu tempo. Então o que você está esperando? Comece a utilizar um CMS agora mesmo.

Leia também:

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais