4 tipos de comunicação para diferentes tipos de clientes de e-commerce

Utilizar os tipos de comunicação certos é a receita mágica para atingir os clientes e alavancar suas vendas. Desenvolver um bom relacionamento através dos tipos de comunicação é muito importante para estabelecer um relacionamento com seu público.

 

Sendo assim, estar presente em diferentes canais é essencial para transmitir as informações sobre seu e-commerce e melhorar suas estratégias de marketing digital. Os canais de comunicação são todos os meios pelos quais você pode chegar até os seus clientes, e é imprescindível diversificar para atingir todos os tipos de consumidores possíveis.

 

Os tipos de comunicação vão variar conforme o perfil do público que você quer atingir. E você vai reconhecer que público é esse através da delimitação das personas – perfil fictício ideal, porém baseado em dados dos seus clientes – obtido através da sua estratégia de marketing digital.

 

Mas, até mesmo dentro das personas podemos identificar 4 tipos de comunicação, para 4 perfis que podem estar presentes no universo de consumidores potenciais do seu e-commerce. E nós vamos te explicar aqui qual o tipo de consumidor e os canais adequados para falar com ele.

O Conservador

É um cliente com mais objetividade, e muitas vezes ele mesmo entrará em contato com você e irá fornecer seus dados. Como você pode imaginar, esse é um lead valioso, super qualificado, e que você pode alcançar sem gastar muito.

 

Como ele se cadastra voluntariamente para receber seu conteúdo, isso sinaliza a vontade e o interesse de estabelecer um relacionamento com sua marca. Assim, o retorno ao utilizar algum dos tipos de comunicação abaixo é mais satisfatório, com taxas de conversão maiores.

 

Os principais canais de comunicação para esse perfil de consumidor são:

 

  • Listas para envio de email marketing e mensagens de texto;
  • Chatbots para atendimento instantâneo em seu e-commerce ou blog;
  • Feed RSS, que divulga suas informações em tempo real para quem assina;
  • Podcasts sobre assuntos relacionados ao seu e-commerce.

 

Saiba como lidar com essa situação de maneira rápida e eficaz.

O Antenado

Sabe aquela pessoa que não sai do celular e está constantemente checando as redes sociais? É com essa pessoa que você falará aqui. O tipo de comunicação que vai resultar maior efeito é, de fato, caprichar na sua presença nas redes.

 

Mas, não pense que é só chegar e publicar qualquer coisa. Esse tipo de cliente é impactado constantemente por várias marcas e influencers, por isso, é importante oferecer conteúdos de valor, que ofereçam experiências positivas e um alto potencial de viralização.

 

E a interação que os consumidores têm com sua marca nas redes sociais pode servir como um termômetro para avaliar a popularidade do seu e-commerce. E quando falamos de popularidade, não estamos nos referindo às famosas métricas de vaidade – como quantidade de curtidas – mas sim ao volume de comentários que são deixados nas postagens, o volume de compartilhamento, as menções a outros perfis.

 

O uso desse tipo de comunicação exige um empenho maior do seu time de marketing e conteúdo, para elaborar estratégias e materiais que atraiam novos seguidores e mantenham o engajamento alto.

 

As principais plataformas que você pode utilizar para falar com esse público são:

 

  • Instagram;
  • TikTok;
  • Youtube;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • Pinterest;
  • LinkedIn.

Conheça os 5 indicadores de desempenho mais importantes.

 

O Curioso

Esse cliente não é encontrado, porque ele encontra você! Mas, para que ele te encontre, você precisa caprichar em algumas estratégias que garantam a visibilidade do seu e-commerce. Por isso, é importante que você desenvolva bem as táticas para adquirir relevância ao seu site e fazer com que ele possa ser encontrado através dos mecanismos de pesquisa.

 

Primeiramente é de extrema importância que seu e-commerce ofereça uma boa experiência aos usuários para obter uma “qualificação” satisfatória na SERP. Que é uma lista de resultados de pesquisa feitos na internet através de um mecanismo de busca.

 

E para conseguir ficar entre os primeiros, seu e-commerce precisa investir no marketing de conteúdo. Quando o cliente escreve no mecanismo de busca, o melhor site posicionado será aquele que oferece as palavras que estão na pesquisa, com as informações mais relevantes e acessadas por outros usuários. Então, você tem que dar uma atenção especial para o planejamento de SEO da sessão de e-commerce e do blog se quiser alcançar resultados de forma orgânica.

 

Agora se você quer utilizar um tipo de comunicação mais objetivo e que vai garantir que o usuário o veja em destaque, promova seu e-commerce através de anúncios pagos nos mecanismos de busca. Você pode selecionar determinadas palavras-chave que irão acionar seus anúncios quando o usuário efetuar a busca com aquelas mesmas palavras.

 

Mas, não deposite toda a fé no aumento do tráfego. Como citamos, o marketing de conteúdo é que fará a diferença para a conversão de leads, por isso, certifique-se de oferecer materiais que agreguem ao seu público.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

E o principal canal para executar esse tipo de comunicação, como você viu, são os motores de busca:

 

  • Google;
  • Bing;
  • Yahoo.

O preguiçoso

Aqui está o cliente que vai demandar os maiores investimentos. Você precisará fazer esforços em tipos de comunicação pagos para atingir esse usuário, pois ele tem uma atitude passiva. Os anúncios online vão auxiliar no aumento do seu tráfego, mas será necessário combinar estratégias de redes sociais.

 

Você irá reimpactar potenciais consumidores, para potencializar as chances de conversão, e na sequência trabalhar a nutrição destes leads.

 

Os principais canais que você pode utilizar são:

 

  • Google Ads, LinkedIn Ads, Instagram Ads, entre outros.
  • Anúncios em portais de notícias, como: Uol, G1, Folha de S. Paulo, Estadão, entre outros.
  • Anúncios em vídeos no Youtube ou TikTok.

E concluindo…

Como você pode ver, há uma infinidade de tipos de comunicação para serem utilizados com cada tipo de cliente do seu e-commerce. Mas, nenhuma técnica destas será relevante se você desconsiderar os indicadores de satisfação.

 

Você precisa ter um processo de pós-venda e atendimento eficientes, para garantir que seus clientes tenham uma boa experiência de compra no seu e-commerce. E também é necessário ter atenção a todos os canais que você utiliza, pois reclamações podem surgir e será necessário agir rapidamente para sanar o problema. Evite que sua estratégia e investimento em promoção da sua marca não seja a causa de uma mancha na reputação do seu negócio.

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

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