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As mudanças estão presentes em todo tipo de mercado, até no virtual. O e-commerce não só sofre mudanças, como está no centro delas. E é por isso que é importante que sua loja virtual sempre esteja atualizada nas novidades para acompanhá-las.

 

Não é atoa que essa é a era da informação. É essencial saber o que está rolando, principalmente se isso está relacionado à sua empresa. Se você já tem uma loja virtual, já é meio caminho andado. 

 

Agora, para continuar crescendo no futuro, confira a lista que fiz com algumas tendências do ano de 2020 para os e-commerces!

Mobile

Não é atoa que este é o primeiro tópico do nosso post. Essa com certeza é um tendência que você deve estar bastante atento. Se seu site ou loja virtual ainda não tem um design mobile, faça isso o mais rápido possível, você pode estar perdendo vendas.

 

As vendas por smartphone e demais dispositivos móveis estão cada vez crescendo mais. Ele tem o objetivo de facilitar a compra dos usuários pela internet usando seus smartphones, tablets e qualquer outro dispositivo. Das muitas vantagens que uma plataforma mobile pode oferecer, uma delas certamente está relacionada ao fato de o conteúdo do site ser veiculado na tela de um smartphone sem qualquer distorção.

 

Um dos principais motivos para ter um site responsivo, falando mais da parte técnica, é que o Google possui preferência por esse tipo de portal. Ou seja, ele os exibe com prioridade em seus mecanismos de busca. Portanto, investir em uma plataforma de e-commerce mobile é também uma estratégia de marketing!

 

Clique aqui e descubra qual é a diferença entre site responsivo e site mobile além das vantagens de cada tipo.

Omnichannel

Isso já não é tão novidade, oferecer diversos canais de atendimento para o consumidor é uma tendência de mercado antiga. Porém, agora ser omnichannel é essencial e não pode faltar de jeito nenhum na sua empresa se você deseja que ela continue crescendo. Uma das principais vantagens do omnichannel é o fato de todas as informações estarem concentradas em um único local.

 

Esteja nas redes sociais, ofereça múltiplos canais de atendimento ao cliente e fonte de informações que possa ser encontrada pelo consumidor de forma virtual e fácil. Faça isso tudo com foco nos seus clientes e na experiência deles com a sua marca.

 

Tenha o Whatsapp Business e esteja no Google Meu Negócio. Não se esqueça de oferecer uma ótima experiência de compra. O atendimento ao cliente é um setor que está constantemente se inovando para acompanhar o lançamento de novas tecnologias e adequar-se às mudanças no comportamento, preferências e expectativas do consumidor.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Integração

Continuando com o foco na experiência do cliente e no atendimento, essa tendência diz respeito à sua loja virtual estar presente em canais variados. Para isso, estar integrado à plataformas é aconselhável.

 

Seu e-commerce deve estar integrado à marketplaces, à sistemas de gestão de estoque, controle financeiro e de questões administrativas da empresa. Isso pode ser muito vantajoso para a sua loja virtual, uma vez que a automatização dos processos manuais com esses sistemas e integrações faz com que você ganhe mais tempo para se envolver com novas campanhas e projetos.

 

Esse tópico nos leva ao próximo, pois estão diretamente ligados à automatização de processos, outra tendência para o ano de 2020.

Logística de entrega

Uma tendência no Brasil, com o intuito de alcançar os consumidores que moram distante dos centros urbanos e oferecer um melhor atendimento e experiência ao cliente, as empresas têm investido cada vez mais na otimização do processo de logística através da utilização de “pontos de retirada” de mercadoria.

 

Mas o que é isso? Bom, isso pode diminuir o preço do frete e tornar a compra do produto mais acessível para o consumidor e menos complicada para as lojas virtuais, já que o Brasil é um país com dimensões continentais e não possui uma rede de transportes variada e suficiente, o que gera impedimento de vendas online

 

Outra tendência para 2020 é a retirada na loja física. Isso diminui o preço do frete, torna a compra do produto mais acessível para o consumidor e descentraliza a logística. Todo mundo já sabe que um fator motivador para o abandono de carrinhos é o valor do frete, não é mesmo? Agora, imagine você enfrentando este problema na raiz e vendo suas vendas crescerem!

 

Saiba mais sobre o tema e conheça algumas sugestões de como desenvolver uma política de trocas eficiente.

Voice Commerce

O Voice Commerce é a modalidade de compra virtual realizadas por comandos de voz, é uma tendência e, até 2020, metade dos pedidos efetuados on-line receberá uma ação por voz, aponta projeção da ComScore.

 

Isso será possível com a popularização (já em andamento) de homekits e assistentes pessoais, como Siri e Alexa. Em um primeiro momento, os assistentes de voz eram usados para tarefas básicas, como consultar a previsão do tempo, traçar uma rota, fazer uma pesquisa no Google. Agora, a compra por comando de voz começa a entrar na rotina de quem já se acostumou com a tecnologia.

 

Portanto, é válido que o Voice Commerce seja inserido nas suas estratégias e nos seus planos para 2020, já que o seu e-commerce pode se beneficiar dessa tendência. E, quando falamos em tendências, é claro que sempre se deve avaliar quais estratégias fazem sentido ao seu negócio.

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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