Templates para e-commerce: como escolher o ideal?

Segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), desde o fim de abril deste ano, o Brasil passou a marca de 1 smartphone por habitante. São cerca de 220 milhões de “telefones inteligentes” ativos no país. Deles, mais de 20% (48 milhões) foram vendidos só em 2017. Ainda de acordo com relatórios da empresa Criteo, em média 48% das vendas de e-commerce que investem em estratégias mobile são feitas em apps e versões responsivas desses sites.

 

Esses números mostram que, assim como em lojas físicas, as virtuais devem levar em consideração a funcionalidade e taxas de desempenho que podem garantir o seu sucesso para vários tipos de clientes em diversas plataformas, principalmente mobile. Por isso, é crucial a escolha de templates para e-commerce que garantam uma experiência de compra agradável ao usuário.

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Confira agora!

Atenção com a experiência do usuário (UX)

Para o administrador ou dono de um e-commerce, um dos principais motivos para a adoção de um template é a sua praticidade. Ele facilita a construção do site como um todo, pois baseia-se em uma estrutura previamente construída e avaliada. Isso diminui custos, tempo de implantação e a incidência de erros no processo.

 

Contudo, na escolha do template é necessário ter atenção com a experiência do usuário, que é o fator principal que afetará as métricas de desempenho do e-commerce, como taxas de conversão e rejeição de páginas e abandono de carrinho.

 

Disponibilize as informações da forma mais fácil e intuitiva possível, para o cliente não clicar muito (uma média 2 a 3 é suficiente) para achar o que precisa ou preencher muitos formulários para completar a compra. Uma alternativa é utilizar conversões por meio de redes sociais, para diminuir o número de campos a serem preenchidos.

Priorize o layout

Um dos fatores que vai gerar a imediata identificação do usuário com seu site e marca é o layout. Por isso, invista em um layout customizável, leve e organizado no qual possam ser inseridas a imagens, cores, estilos de fontes, desenhos e ícones, além de informações que possam remeter à comunicação da sua empresa.

 

Além disso, atenção com a integração do layout e ferramentas que poderão melhorar a UX. Ele deve oferecer máxima compatibilidade às soluções mais usadas no mercado, além de recursos que facilitem a administração da sua plataforma, como plugins de SEO e gateways de pagamento.

Escolha o ideal para o seu nicho de produtos

Assim como em uma pesquisa de mercado, considere quais os principais templates utilizados pelos seus principais concorrentes e analise o motivo da utilização deles. Ele deve agregar à experiência de compra e navegação do seu cliente, exibir o seu produto de forma eficiente e gerar rápida identificação sobre o que sua loja vende.

 

Um exemplo disso são lojas de delivery na web. A maioria desses sites usa o estudo de cores fortes, como o vermelho e o laranja. Elas dão ao cérebro a ideia de pressa e dinamismo, o que casa com o conceito de uma entrega rápida e eficiente.

Leve em consideração o conteúdo

A interação correta com o conteúdo é o que vai levar o usuário a se converter em cliente. Você deve utilizar uma brand persona e saber quem é realmente o seu cliente, o que o atrai, qual linguagem usar na descrição de produtos, dispositivos e canais que ele mais utiliza.

 

Além disso, a responsividade é muito além da capacidade de exibição do conteúdo para diversas telas. O perfil do cliente, sua relação com o conteúdo e seu comportamento de navegação e consumo muda de acordo com o dispositivo que ele usa. Por isso, faça uma pesquisa e utilize plugins para gerar conteúdos diferentes para formatos específicos, como desktop e mobile.

 

Com estas dicas, é possível compreender a importância de escolher corretamente templates para e-commerce. Por isso, na hora de contratar um fornecedor, leve em consideração sua confiabilidade e os serviços oferecidos.

 

Entre eles citamos um checkout transparente, recursos de promoções, logística e frete, temas responsivos, com versões mobile e apps, gestão de vendas, recursos de SEO, ferramentas de e-mail marketing, entre outras.

 

Gostou das dicas? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos incríveis em sua caixa de e-mail.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais