O que é pós-venda e como os marketplaces podem ajudar nisso?

O-que-é-pós-venda-como-os-marketplaces-podem-ajudar-nisso-1160x653

O nome é autoexplicativo: pós-venda é todo o processo que se inicia assim que uma venda é realizada. Porém, você sabe tudo que compõe essa etapa?

Quando você pensa na jornada de compra online do seu cliente, onde exatamente essa trajetória termina? Quando a compra é finalizada? Quando o cliente recebe o produto em casa?

A verdade é que, assim que uma venda é confirmada, o momento mais importante da jornada de compra dos seus clientes se inicia: o pós-venda!

O pós-venda é toda a parte de suporte e relacionamento com o cliente que começa a partir do momento em que a venda é feita. O objetivo principal desse processo é fidelizar o seu cliente, fazendo com que ele tenha a melhor experiência de compra e volte a comprar na sua loja.

No e-commerce, a atenção ao pós-venda deve ser redobrada! Isso porque, ao comprar online, os consumidores não têm contato com os produtos como nas lojas físicas, por isso eles acabam buscando por experiências diferenciadas e soluções rápidas caso encontrem alguma dificuldade na aquisição.

 

Qual a importância do pós-venda?

Hoje, se fala muito sobre a experiência de compra de um consumidor e do quanto isso é importante para o negócio. E, vale lembrar, que essa experiência não começa nem termina quando a compra é finalizada. Na verdade, ela envolve todas as etapas, do pré ao pós venda.

Segundo o relatório Customer Trends, da Opinion Box, 81% dos consumidores gastam mais em empresas que oferecem uma boa experiência de compra.

Quando um consumidor é bem atendido e a entrega do produto supera as suas expectativas, ele tem grandes chances de voltar a comprar na loja e até de indicá-la para outras pessoas. Para que isso aconteça, é necessário que a sua loja tenha uma boa estratégia de pós-venda.

Além de garantir uma maior retenção de clientes, ter um pós-venda eficiente pode ser um grande diferencial para a sua loja e trazer uma grande vantagem competitiva.

Lembre-se: são as suas ações de pós-venda que fazem a sua marca ficar na memória dos clientes. E quanto mais a sua marca é lembrada, mais frequentes se tornam as vendas.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

A relevância do atendimento no pós-venda

Ter um atendimento eficiente ganha um peso ainda maior quando pensamos em possíveis situações que podem acontecer no pós-venda, como problemas na entrega ou casos de troca e devolução de produtos.

Apesar de indesejáveis, esses momentos são ideais para mostrar que a sua loja está preparada para qualquer cenário. Um atendimento mais humanizado e próximo fará toda a diferença e irá melhorar a experiência do seu cliente.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit, 92% dos consumidores que precisam passar por um processo de troca ou devolução de produto voltariam a comprar na mesma loja caso tivessem uma boa experiência durante a situação.

Ou seja, com um bom atendimento pós-venda, você pode contornar até as piores situações e garantir uma experiência de compra inesquecível — por bons motivos.

 

Por que investir no pós-venda?

Pense no seu processo para conquistar novos clientes. Você deve apresentar o seu negócio e convencê-lo de que a sua loja é a melhor opção para ele. Agora, pense em convencer alguém que já comprou na sua loja a comprar novamente. Se essa pessoa teve uma boa experiência, o processo parece muito mais simples, não é mesmo?

Investir em pós-venda é investir na fidelização de clientes, que, por sua vez, é uma solução ágil e de baixo custo para aumentar a sua conversão de vendas, ainda mais quando comparamos com o custo para aquisição de novos clientes.

 

O que incluir em uma estratégia de pós-venda?

Uma boa estratégia de pós-venda abrange mais do que apenas o atendimento ao cliente. É sobre nutrir o relacionamento com o seu público, se fazer presente e criar uma experiência de compra única.

Sendo assim, separamos 5 pontos que você pode incluir na sua estratégia de pós-venda:

1- Mantenha contato com o seu cliente

Pergunte sobre a experiência de compra dele e entenda os pontos positivos e negativos. Esse feedback será extremamente importante para que você identifique possíveis melhorias no seu negócio.

 

2- Informe o seu cliente sobre as novidades da marca

Faça com que seus clientes fiéis sejam os primeiros a ficar sabendo dos seus lançamentos e novidades da sua marca. Essa exclusividade reforça o quanto eles são especiais para você e cria uma expectativa ainda maior sobre os seus produtos.

 

3- Aproveite as datas especiais

O aniversário dos seus clientes pode ser a oportunidade perfeita para você entrar em contato com eles e enviar um presente ou desconto na sua loja. Além de incentivar uma nova compra, esse mimo fará com que os clientes se sintam lembrados e mostra o quanto você se importa com eles.

 

4- Crie promoções exclusivas e dê descontos

Nada como um desconto para impulsionar as vendas! E esse desconto pode ser exclusivo para os seus clientes fiéis ou até mesmo uma promoção geral, assim, além de estimular uma nova compra, você ainda atrai novos consumidores para a loja.

 

5- Crie um programa de fidelização

Essa é a estratégia ideal para criar um relacionamento ainda mais próximo dos seus clientes e incentivá-los a continuar comprando na sua loja, já que, com o programa, ele acaba recebendo alguma recompensa ou benefício diferenciado.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

O pós-venda nos marketplaces

Se você tem uma loja, seja ela online ou física, entrar em um marketplace pode ser uma ótima opção para aumentar o seu alcance e ainda contar com toda expertise e estrutura de gestão de negócio que essas plataformas oferecem.

A B2W Marketplace, por exemplo, conta com uma série de soluções e serviços que auxiliam o seu negócio durante o pós-venda e facilitam o atendimento. Além disso, tudo acontece dentro do próprio site, o que otimiza os processos, e os parceiros podem contar com o suporte da equipe para solucionar qualquer problema.

E quando o assunto é atendimento, as marcas da B2W Marketplace (Americanas, Submarino e Shoptime) buscam oferecer a melhor experiência aos clientes. A Americanas, por exemplo, conta com o certificado RA 1000, classificação das lojas com excelentes índices de atendimento no ReclameAQUI.

Agora que você já sabe a diferença que uma estratégia de pós-venda eficiente e transparente faz no seu negócio, prepare a sua loja e ofereça uma experiência memorável para os seus clientes.

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

 


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais