Layout da loja virtual: como preparar para a Black Friday?

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Na última sexta-feira de Novembro acontece mais uma edição da Black Friday. De acordo com dados divulgados pela Webshoppers 43º Ebit|Nielsen, o lucro obtido entre o dia 26 e o dia 27 de novembro no ano de 2020, chegou a 4 bilhões de reais. Essa quantia é 25% maior do que a registrada no ano de 2019.

Ou seja, o evento de Black Friday cresceu de forma significativa de um ano para o outro. Com isso, você que é dono de uma loja virtual deve estar preparado para aproveitar esse crescimento todo do e-commerce para vender mais.

Para alcançar bons resultados, as empresas precisam se planejar utilizando estratégias e ações relacionadas ao marketing, divulgação em redes sociais, oferecer promoções atraentes, investir em uma loja virtual esteticamente mais bonita e capaz de oferecer uma boa experiência ao consumidor.

Leia o artigo até o fim e descubra como o layout da sua loja virtual pode ser decisivo para aumentar as conversões da sua loja virtual. Veja também como preparar um layout funcional para a Black Friday.

O impacto do layout no seu sucesso

Algumas pessoas pensam que para vender basta ter um produto de qualidade ou um excelente atendimento ou uma logística eficiente. E sim é preciso ter isso tudo, todos estes fatores são extremamente importantes.

Porém, o design da sua loja também não deixa de ser importante, pois se sua loja não tiver uma boa aparência, dificilmente o consumidor vai conhecer o seu produto ou querer comprar de você.

Se você consegue causar uma boa primeira impressão, essa é a imagem que seu cliente vai carregar de você e do seu negócio.

Durante a Black Friday é essencial que todos os aspectos da sua loja virtual estejam relacionados e focados no mesmo objetivo.

 

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Como preparar um layout funcional para a Black Friday?

A força de uma imagem

De acordo com dados divulgados pela Elizabeth Sillence baseados em um estudo feito por ela e sua equipe, cerca de 94% dos casos o motivo para a pessoa gostar ou não de um site está diretamente ligado ao design.

Aproximadamente 88% dos usuários não voltam para seu site depois de uma experiência negativa.

E 75% dos consumidores fazem um julgamento sobre a loja virtual e levam em consideração até mesmo a credibilidade da empresa baseado na experiência do design do site.

A hierarquia nas categorias e a qualidade das fotos dos produtos e textos são elementos capazes de impactar positivamente o consumidor que busca um produto e ajudam a aumentar a sensação de segurança durante a fase de compra.

Também vale lembrar que 60% dos usuários acreditam que a imagem é um fator decisivo de compra. Portanto, busque criar uma identidade gráfica original e associada a sua marca.

Isso tudo no final das contas é capaz de fazer uma enorme diferença, pois não podemos nos esquecer que até o produto chegar na casa do cliente ele comprou apenas uma foto.

Por isso é tão importante disponibilizar imagens bem detalhadas e com o máximo de qualidade possível.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Home ou página inicial

A home da sua loja é sua porta de entrada, ela é responsável por causar uma primeira intenção aos visitantes.

Existem algumas dicas valiosas para construir uma home capaz de causar uma boa primeira impressão, como por exemplo:

  • Busque eliminar distrações;
  • Utilize sempre Call-to-actions em evidência;
  • Use contrastes ou animações;
  • Crie uma página de confirmação de compra se coloque no lugar do seu cliente e imagine a experiência que você gostaria de ter;
  • Não se esqueça de incluir os botões para as redes sociais, atualmente elas são essenciais para todo modelo de negócio.

 

Experiência do usuário

A experiência de navegação do visitante na sua loja virtual é muito marcante, na maioria das vezes é até ideal na decisão de compra.

Portanto, opte por usar menus descritivos, que sejam capazes de facilitar a navegação para que eu usuário consiga encontrar qualquer tipo de produto e até mesmo consiga voltar em subcategorias.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Página de produto

A página do produto precisa conter todas as informações relevantes referentes à ele, se possível resenhas e avaliações, informações de tamanho ou especificações oferecidas pelo produto.

Isso é importante para que o usuário não tenha que sair da página que ele está, para buscar informações sobre aquele produto.

A página do produto também é muito boa para fazer o cross-selling, trata-se de oferecer ao consumidor algum item ou serviço que está relacionado ou que complementa o produto da página atual em que o cliente se encontra.

 

Categorias bem organizadas

Uma boa estratégia para aplicar no layout da sua loja virtual durante os eventos de Black Friday é dividir as categorias de acordo com o evento.

Se sua loja vende peças de roupa, ou livros, acessórios etc. Porque você não criar uma categoria só com os produtos com desconto?

Algumas grandes lojas fazem descontos progressivos na Black Friday, seja de 20, 30, 40 ou 50%. Então que tal criar categorias de acordo com os descontos?

Dessa forma será possível separar melhor os itens que estão em oferta dos que não estão, facilitando a vida do consumidor que visita sua loja e está interessado apenas nos artigos que estão em promoção.

 

Não se esqueça do mobile

Muitas pessoas investem muito em um layout atraente para o evento da Black Friday, mas esquecem de testá-lo em mais de um dispositivo.

Testar o layout do seu site apenas no Desktop não é uma boa ideia, pois o mobile vem crescendo cada vez mais, se igualando ao desktop e em alguns casos até ultrapassando em número de acessos e conversões.

 

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Portanto, não se esqueça de manter seu layout o mais responsivo possível. Isso sem dúvidas vai trazer bons resultados para sua Black Friday.

Nesse artigo, você aprendeu sobre como o layout da sua loja virtual pode aumentar suas conversões, vimos também como prepará-lo para o evento de Black Friday.

Layout e identidade visual ajudam na conversão, ajudam a performar, ajudam a alcançar resultados. Por isso, é importante olhar para o layout com atenção durante a Black Friday e em qualquer outra data sazonal.

 

Saiba como o design responsivo vai diminuir as taxas de abandono, melhorar a experiência de compra e alavancar os negócios em sua loja virtual. Confira!

 

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