O que é escalabilidade e por que ela é fundamental para a sua loja

O maior número de clientes. O maior número de vendas. Maior faturamento, lucro, crescimento do time. Esses são os principais objetivos de todo novo empreendedor ao criar uma loja virtual. E todos esses objetivos passam por um conceito comum entre startups: escalabilidade.

Há duas maneiras de se definir escalabilidade, ambas muito importantes para lojas virtuais: escalabilidade é capacidade de vender um produto ou serviço para um número crescente de usuários sem aumentar o custo da operação; e também é a capacidade de um sistema de manipular uma porção crescente de dados de forma uniforme.

Abaixo vamos abordar escalabilidade focados na habilidade da sua loja em atender o maior número de clientes.

A importância da escalabilidade

Durante o planejamento de uma nova loja virtual é provável que o empreendedor dedique horas pensando no marketing, vendas, fornecedores, estoque e deixando de lado a ferramenta que fará a ligação disso tudo com o consumidor final. O problema de uma atitude assim é que, muitas vezes, nos vemos forçados a alterar a estratégia para que ela se adapte à ferramenta ou, pior, adaptar a ferramenta aos nossos planos. Dessa forma, o mais indicado é que todo projeto de nova loja online comece pela escolha da ferramenta. Da plataforma em si.

Com isso em mente, a procura deve ser focada num sistema que suporte um grande número de usuários simultâneos sem ficar lento, engasgar ou até mesmo sair do ar. A importância de escolher uma plataforma escalável é a de transmitir segurança ao seu consumidor. Poucas coisas são piores para a imagem de um e-commerce do que um site que ficar fora do ar durante algum tipo de promoção ou na véspera de um dia importante, como dia das mães e Natal.

Outro fator decisivo sobre escalabilidade é a economia com profissionais de TI. Atualmente há ótimas opções de plataformas prontas na internet, mas poucas realmente prontas para crescer junto com a sua empresa. Escolher um sistema escalável implica em entender que os custos desse sistema não devem aumentar com o tempo e com o crescimento da empresa, nada além da manutenção desses novos clientes.

Em muitos casos se fazem necessárias migrações, novos servidores e gastos com desenvolvedores para preparar a loja para o crescimento da operação. Elevando os custos da operação e criando uma desvantagem competitiva.

Escalabilidade além do software

Tendo escolhido uma plataforma escalável é fundamental ter em mente que não apenas o software precisará crescer, mas seu time também precisa ser otimizado para dar suporte a esses novos clientes. Ou seja, seu SAC receberá mais reclamações, você fará mais entregas e, possivelmente, terá mais devoluções. Tudo isso precisa ser bem planejado para que a tão buscada escalabilidade não seja motivo para prejudicar a imagem da empresa.

Ainda assim, com um grande número de clientes, muitos estarão insatisfeitos. Então lembre-se de melhorar seus canais de comunicação para que todos sejam ouvidos e, quando possível, tenham seus problemas resolvidos. Um suporte escalável, que dê conta das demandas, é um grande diferencial num país onde as lojas virtuais possuem problemas com reclamações. Aproveite-se de nossas dicas para se diferenciar da concorrência e criar uma loja virtual de sucesso. E se restar alguma dúvida, utilize os comentários abaixo para entrar em contato!

Além disso, siga a gente em nossas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.Também possuímos várias dicas incríveis lá!


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais