O que é Curva ABC e como usá-la no seu negócio

Quando você entra de cabeça no mundo das vendas, muitas dúvidas começam a surgir. São diversas expressões diferentes, siglas e informações demais para serem aprendidas de uma só vez. Para sanar esse problema, agora o Plugg.To começa a trazer aqui de forma simples e rápida as principais dúvidas do e-commerce.

 

Hoje, para estrear esse novo ciclo, começaremos com o que é a Curva ABC. Você já sabe tudo sobre ela? Continue lendo para descobrir os seus segredos.

 

Sem mais delongas, vamos aos finalmentes:

O que é a Curva ABC?

A curva ABC é um jeito de categorizar estoques. O objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes para a loja.

 

Imagine todos os seus produtos em um só lugar. Pensou? Agora separe só os seus produtos mais vendidos, aqueles que precisam de renovação de estoque frequente e são os favoritos do público. Essa é a sua curva A, o segmento que costuma representar 80% do seu faturamento.

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

 

Já a curva B, representa bem menos em porcentagem, 15% do faturamento, mas ainda são vendidos com frequência. E a curva C seriam os produtos que ficam encalhados no estoque e representam 5% das vendas totais.

 

Agora que sabemos o que é a Curva ABC, como isso pode ajudar na estratégia de negócios?

 

Saber sobre a sua curva ABC é muito importante para fazer uma análise da sua loja, inclusive para promoções e ações de marketing. A sua curva A já vende naturalmente, certo? Já que você não precisa de muito esforço para que ela seja vendida, então não faz sentido aplicar descontos, cupons e outras ações.

 

No momento de limpar o estoque, o foco precisa ser sempre estar nos produtos da curva C.

 

Conheça os 5 indicadores de desempenho mais importantes.

 

Ninguém quer que um produto fique encalhado no estoque, gerando custo a cada mês por armazenagem. A dica para conseguir vender esses itens é abusar da visibilidade dos marketplaces e abaixar seus preços em datas especiais como Dia das Mães, Black Friday, Cyber Monday e Natal, por exemplo.

A Curva ABC – Dica Rápida dos Analistas Plugg.To:

Está com muitos itens na curva C e não gostou disso? Uma alternativa para vender os itens da curva C com mais rapidez é utilizar os kits! Faça um combo unindo um produto da curva B com um da curva C e em breve você verá a diferença.

 

Sabia que além da curva ABC, o Dashboard do Plugg.To mostra todas as informações que você precisa para fazer uma verdadeira análise de mercado?


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