É comum, no momento em que estamos criando peças publicitárias, como banners e ícones para nosso negócio, sentirmos a necessidade de utilizar imagens da internet para compor os mesmos.

 

Entretanto, nem sempre as imagens que gostaríamos possuem licença livre para uso comercial e a falta de conhecimento de bibliotecas gratuitas torna-se um inconveniente nesse processo.

 

Pensando nisso, separamos uma seleção de bancos de imagens gratuitas para facilitar a criação de seus conteúdos. Vamos lá!?

Flickr

Já o Flickr começou como uma rede social, adquirida pela Yahoo! Inc. Em 2005, tornando-se hoje um dos maiores bancos de imagens gratuitas.

 

Contando com mais de 13 bilhões de fotos e 2 milhões de grupos, possibilita o gerenciamento de álbuns e o compartilhamento de suas imagens com pessoas de diversos lugares do mundo.

 

Apesar de tanta variedade, deve-se tomar cuidado com o tipo de licença das imagens que deseja utilizar, e para tal, o site disponibiliza uma busca refinada para auxiliar, capaz, inclusive, de filtrar os resultados por tipo de licença, podendo ser de uso comercial permitido, modificações permitidas, mods, sem restrições de direitos autorais ou para trabalhos do governo, tornando a procura de imagens mais simples e eficaz.

Free Images

O Free Images por sua vez já foi um grande conhecido por seus antigos nomes (sxc.hu, Stock.XCHNG), sendo do mesmo grupo de sites pagos como Getty Images e iStock, portanto, é comum que apresente resultados de pesquisa dos mesmos junto de seus próprios.

 

Possui uma galeria extensa e variada com diversas imagens gratuitas com licença permitida para uso tanto pessoal como comercial, sendo proibida apenas a redistribuição ou a utilização na criação de logomarcas.

 

Este banco de imagens possui suporte para a língua portuguesa, tornando a navegação e pesquisa mais fáceis, sem a necessidade de fazê-las em inglês, além disso, para que o usuário consiga fazer o download das imagens faz-se necessário apenas um cadastro simples.

Freepik

Uma das bibliotecas mais famosas atualmente devido a sua grande variedade de arquivos e formatos.

 

O Freepik conta com uma vasto acervo de fotos, vetores e ícones, entretanto deve-se atribuir crédito ao autor dos conteúdos, sendo dispensada tal política apenas para assinantes Premium.

 

A licença Premium também disponibiliza conteúdos exclusivos da mesma, aumentando ainda mais as opções para seus projetos.

 

Apesar de ser um banco de imagens originalmente espanhol, é possível acessar a versão em português para tornar as buscas mais eficazes.

Gratisography

O Gratisography é ideal caso esteja a procura de fotos diferentes, engraçadas e curiosas. Nele, você é capaz de baixar diversas imagens gratuitas, totalmente livres de restrições e direitos autorais, sem a necessidade de cadastro.

 

Este banco de imagens foi desenvolvida pelo fotógrafo Ryan McGuire onde a proposta é reunir imagens peculiares, transmitindo sensações como alegria, solidão e desespero, algo que não se encontra em qualquer lugar.

Pexels

O Pexels possui um acervo bem diversificado de imagens gratuitas em alta qualidade sob a licença Creative Commons Zero (CC0) que permite a utilização livre dos arquivos seja para uso pessoal ou comercial, sem a obrigatoriedade de atribuir créditos ao artista ou ao site, com a liberdade também, de não apenas editar os conteúdos livremente como copiá-los e redistribuí-los. Tendo como única restrição o não uso de maneira ofensiva, racista ou que difame os presentes no elemento gráfico.

Pikwizard

Temos também o Pikwizard, um banco de imagens ainda novo no mercado mas que já conta com uma biblioteca variada de imagens gratuitas de alta qualidade sob a licença Creative Commons Zero (CC0) que não exige atribuição de créditos e de uso livre.

 

Este banco de imagens oferece também a opção de editar a imagem por meio do Design Wizard, ferramenta própria do site que permite edições básicas antes de efetuar o download das imagens, como a inserção de textos e formas.

Pixabay

No Pixabay pode-se encontrar uma enorme variedade de imagens gratuitas de diversos temas, entretanto, apesar do mesmo ser em português, sua versão original é em inglês. Com isso, utilizar palavras-chave em inglês pode otimizar o resultado de suas buscas.

 

O banco de imagens oferece ainda, várias imagens vetoriais, ilustrações e até mesmo vídeos sob licença livre, apresentando também um filtro que permite a segmentação por cores predominantes nas imagens, o que pode ser um grande diferencial nas buscas por peças que completem seus materiais gráficos.

 

E então, alguma opção citada chamou sua atenção?

 

É hora de se desvincular da boa e velha pesquisa do Google Imagens e abrir os horizontes para novas opções de materiais gratuitos e de alta qualidade capazes de otimizar cada vez mais seus trabalhos, lembrando sempre de atentar-se ao tipo de licença dos conteúdos que deseja utilizar evitando, assim, problemas futuros.

 

Ah! E não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter e seguir a gente no Twitter, Instagram, YouTube e no Facebook!