Construir ações eficientes de Marketing de Conteúdo não é uma tarefa simples, mas a boa notícia é que existem algumas estratégias que podem ser muito úteis para potencializar os seus resultados.

Uma das estratégias mais eficientes de Marketing é a produção de conteúdo, não é mesmo? Afinal, como fortalecer a reputação da sua empresa na internet se seus clientes em potencial não são impactados por materiais produzidos pela marca? Mas não é uma tarefa tão simples construir uma estratégia de Marketing de Conteúdo com tanta concorrência no mercado.

Para aproveitar todos os benefícios que essa estratégia pode oferecer, é necessário seguir algumas práticas que fortaleçam ainda mais o seu trabalho e garantam bons resultados.

Pensando nisso, preparamos este post completo, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Neste artigo, vamos falar sobre os seguintes tópicos:

 

O que acha de dar o próximo passo e começar a criar materiais ainda mais relevantes dentro da sua estratégia de Marketing de Conteúdo? Confira, agora!

 

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo nada mais é do que uma estratégia de produção de materiais relevantes para aumentar o engajamento com a sua audiência.

Eles são disponibilizados de maneira gratuita, normalmente, em um blog, site ou redes sociais, para atrair consumidores em potencial para um negócio. Mas seu propósito inicial não é apenas fechar negócios.

O objetivo é construir uma jornada em que o usuário seja educado sobre determinado problema, cenário ou situação. Tudo isso é feito a partir de textos, infográficos e vídeos que abordam determinado assunto do interesse do leitor.

A partir desses conteúdos, a visibilidade e o alcance da marca aumentam, fortalecendo a reputação de uma empresa dentro do seu segmento.

 

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Quais benefícios isso pode trazer?

E como uma estratégia de Marketing de Conteúdo pode beneficiar o seu negócio?

 

Maior visibilidade

Um dos principais benefícios do Marketing de Conteúdo é, justamente, aumentar a visibilidade do seu negócio. Afinal, quantas vezes você não faz pesquisas no Google ao longo de um dia?

Com conteúdos relevantes e o uso de técnicas como SEO (Search Engine Optimization), a sua marca passa a ter um destaque maior no buscador, e consequentemente potencializa o alcance do seu negócio.

Muitos consumidores em potencial podem ser impactados sem nem mesmo saber sobre sua marca.

A partir da entrega de valor agregado, eles passam a ter esse conhecimento e se tornam compradores em potencial para o seu negócio. Para quem busca se estabelecer como referência no seu segmento, investir na produção de conteúdo é fundamental.

 

Atração de clientes

Com o maior alcance e visibilidade da sua marca, a tendência é que isso se transforme em mais vendas. Afinal, são mais clientes em potencial impactados pela sua marca, o que pode aumentar as chances de sucesso nas conversões.

Os consumidores passam a confiar no que o seu negócio oferece, o que abre uma série de oportunidades.

Imagine que um usuário pesquise por determinada palavra-chave no Google. Quando o trabalho é bem-feito, suas páginas vão aparecer logo entre os primeiros resultados, ou seja, cria uma conexão inicial com o consumidor. A partir dessa confiança, a chance de conversão aumenta consideravelmente.

 

Fidelização

Quem não busca a fidelização de clientes? É a partir de uma base consolidada que qualquer negócio consegue se sustentar por um longo período. As chances de sucesso aumentam consideravelmente quando se utiliza a produção de conteúdo relevante como estratégia. Quanto mais os usuários confiam na sua marca, maiores são as chances de que eles retornem para comprar na sua loja.

Afinal, por que não confiar em quem demonstra tanto entendimento sobre determinado assunto? Para um e-commerce, essa ajuda constante pode ser um diferencial competitivo importante.

Quem trabalha com roupas, por exemplo, pode produzir conteúdos sobre combinações de peças, o que ajuda os seus clientes em uma decisão, além de reforçar o desejo de compra.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

Como melhorar sua produção de conteúdo?

Mas, então, o que pode ser feito para potencializar a produção de materiais para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo? Confira algumas das nossas dicas!

 

1. Conhecer seu público-alvo

Assim como você precisa entender quem é o seu cliente ideal ao estruturar o portfólio do seu e-commerce, é preciso fazer o mesmo quando se fala em produção de conteúdo.

Conhecer o seu público-alvo vai potencializar as suas chances de construir artigos e materiais realmente relevantes para o leitor. Caso contrário, pode se tornar apenas um bom texto para a audiência errada.

Não é isso que você quer, certo? É preciso direcionar os conteúdos para que eles atraiam o maior número de interessados, fortalecendo a relevância da marca. A única forma de se fazer isso é compreender quem está do outro lado.

A partir da definição de uma persona, com preferências, dificuldades e demandas, os seus conteúdos podem ser mais segmentados e precisos para impactar o leitor certo.

Isso ajuda, também, na definição de questões como o tom de voz e a linguagem utilizada. Um público mais jovem, por exemplo, pode preferir conteúdos com um tom mais coloquial, e o uso de canais como as redes sociais para esse engajamento.

Enquanto isso, um perfil mais velho pode preferir conteúdos mais diretos e práticos para o seu dia a dia. Para ter essas respostas, é preciso entender quem está do outro lado.

 

2. Oferecer informações

Isso não significa que qualquer conteúdo que faça parte do universo da sua persona vai ser interessante. Especialmente, em um mercado repleto de informações sobre todos os assuntos, é necessário se diferenciar dos concorrentes.

Como fazer isso?

A partir da entrega de valor em cada um dos seus conteúdos. É preciso que cada material tenha relevância para o leitor.

Qual informação importante está sendo apresentada? Qual detalhe diferente do que os seus concorrentes apresentam? Pode ser um dado que corrobora uma ideia ou, até mesmo, o estilo da escrita.

A ideia é diferenciar a sua entrega com detalhes que enriqueçam o conteúdo, aumentando a probabilidade de que seu interlocutor tenha uma experiência positiva.

Caso contrário, o visitante vai apenas encontrar mais do mesmo. É lógico que alguns assuntos vão se repetir, o que é completamente natural. Afinal, quantos textos sobre Marketing de Conteúdo já foram produzidos apenas neste ano?

A diferença é a forma como ele é construído, as dicas relevantes e, até mesmo, as informações complementares que agregam ainda mais valor ao conteúdo.

 

3. Investir em diferentes tipos de materiais

Outro ponto positivo do Marketing de Conteúdo é a variedade de opções que essa estratégia fornece. Os blog posts são os mais comuns, mas o seu leitor não deve ser impactado apenas por isso.

Com tantos recursos acessíveis, por que não apostar em diferentes formatos de conteúdo? Infográficos, por exemplo, podem deixar os textos ainda mais atrativos e relevantes para o usuário.

Investir em um canal do YouTube para complementar alguns dos seus materiais também pode ser muito interessante. Uma audiência nova pode ser atraída a partir dos seus vídeos.

Ainda existem outros formatos, como os conteúdos interativos, que aumentam o engajamento com a audiência e proporcionam uma experiência ainda mais interessante para a sua persona.

O ideal é que o seu plano de Marketing contemple vários formatos diferentes e, aos poucos, você e sua equipe consigam avaliar quais são os mais adequados para cada cenário.

Com o tempo, é possível identificar quais temas podem ter melhores retornos com um infográfico ou com um vídeo. Isso vai aumentar a precisão das suas estratégias e o ROI das suas ações.

 

 

4. Manter uma constância de publicações

Todos os tópicos abordados acima são fundamentais, mas é importante se lembrar de outro aspecto para ter bons resultados: a regularidade.

De que adianta ter um conteúdo excelente, mas não publicar de forma constante em seu blog?

O leitor precisa ter motivos para voltar mais vezes ao seu blog ou site. Isso só vai acontecer se a sua equipe tiver uma constância de publicações.

Para começar, é preciso desenvolver um calendário editorial. As coisas mudam com o tempo, mas isso não significa que você não possa ter organização em relação aos tópicos que vão ser publicados, certo?

Com esse calendário, sua equipe consegue se planejar de maneira mais precisa, além de conseguir produzir os conteúdos com calma, assegurando sua maior qualidade.

Quando isso é feito, fica muito mais fácil manter essa regularidade, garantindo que os usuários sempre encontrem conteúdos novos e relevantes. Não é preciso publicar todos os dias ou três vezes na semana.

Tudo vai depender do tamanho da sua equipe, do seu orçamento e, é claro, do perfil do seu público. A partir das respostas, você pode definir a melhor estratégia para atrair mais visitantes.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia cada vez mais importante no planejamento das empresas que buscam fortalecer a presença digital.

Mostrando toda a expertise da companhia, torna-se muito mais fácil se posicionar como referência dentro do seu segmento, fazendo com que mais clientes se interessem pelo que a sua marca tem para mostrar e, consequentemente, aumentando suas chances de vendas.

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