Envios pelo Correios: como enviar e calcular o frete

Você certamente conhece ou até mesmo já usou algum serviço de envios pelos Correios – e quem trabalha com comércio eletrônico precisa utilizá-lo. É comum que lojistas virtuais tenham dúvidas sobre como enviar encomendas pelos Correios, sobretudo pela questão dos preços. Como o Brasil é um país com distâncias muito grandes de um lugar a outro, as cotações variam muito no valor.

Com o crescimento do e-commerce, a demanda das lojas virtuais cresceu consideravelmente. Este artigo tem o intuito de ajudar lojistas a entender detalhes de produtos e serviços dos Correios, como enviar suas encomendas e calcular o frete. Vamos lá?

 

Os Correios

Os Correios são responsáveis por realizar as entregas pelo sistema de mesmo nome, ou seja, pelo próprio correio. Em algumas localidades do país, é a única opção para enviar encomendas de um lugar para outro.

A maioria dos e-commerces do Brasil trabalha com os serviços de envio e entrega dos Correios, pois não há restrições quanto ao volume de envio e a localidade.

 

Tipos de envios pelos Correios

Os principais tipos de envios são PAC, PAC Mini, Sedex, Sedex 12, Sedex 10 e Sedex Hoje. Destes, os mais populares são o PAC e o Sedex. Confira mais sobre cada um desses produtos:

 

PAC

PAC significa prático, acessível e confiável – simples assim. Funciona oferecendo preços mais atrativos e prazos mais longos, ou seja, as entregas não são tratadas como prioridade. O serviço é bastante popular principalmente por atender o Brasil todo.

Os prazos e preços variam de acordo com a distância, a qual pode ser bem considerável, pois nosso país, conforme mencionado anteriormente, é amplamente extenso em área.

 

PAC Mini

Serviço disponibilizado para transportar pequenos objetos, sendo ideal para envios de livros, brindes, jóias, camisetas, pequenos acessórios, entre vários outros.

Somente é possível utilizar o serviço do PAC Mini se o lojista tiver um contrato com os Correios ou se for usuário de uma plataforma de gestão de envios.

 

Sedex

Indicado para encomendas que necessitam de prioridade, com entregas mais ágeis e custo mais elevado. Geralmente, o prazo de entrega é de menos de cinco dias úteis e contempla envios para todo o Brasil. Há outras três modalidades mais rápidas de envio pelo Sedex:

 

Sedex 12

Para entregas até as 12h do dia útil seguinte ao da postagem.

 

Sedex 10

Para entregas até as 10h do dia útil seguinte ao da postagem.

 

Sedex Hoje

Para entregas no mesmo dia da postagem.

 

Serviços dos Correios

Além dos envios, os Correios oferecem serviços que podem ser úteis à logística do seu negócio.

 

Contrato

Lojistas que postam com frequência podem firmar um contrato com os Correios. O acordo contempla um valor mínimo por mês em vendas que você deve enviar utilizando a postagem dos Correios. Em troca, são oferecidas vantagens como os serviços de logística reversa, coleta e pagamento faturado (uma forma de pagamento à prazo).

 

Logística reversa

Se o produto chegou até o cliente, mas mesmo assim, por algum motivo, ele precisou devolver ou trocar, há a logística reversa. Este processo, quando feito pelos Correios, faz com que seus clientes devolvam produtos sem pagarem pelo frete.

A logística reversa é extremamente importante na política de trocas e devoluções, sendo também fundamental para oferecer uma boa experiência ao cliente nesses casos.

 

Rastreamento de pedidos

Ao ser iniciado o transporte do produto, é possível rastrear a encomenda. O site oficial dos Correios oferece informações como a data de postagem, a localização atual do pacote e uma estimativa sobre quando a entrega será efetivada.

 

Disque coleta

Feito para clientes com contrato, o serviço de coleta busca as encomendas PAC e Sedex onde o lojista estiver. O intuito é evitar o deslocamento até uma agência.

 

Como fazer envios pelos Correios e calcular o frete

Para determinar se os envios pelos Correios são a alternativa ideal para seu negócio, você precisa conhecer mais sobre o preço e prazo da empresa, bem como compará-los com outras modalidades de entregas.

Não há um valor fixo para fretes nos Correios, ele varia de acordo com algumas informações a respeito da encomenda, tais como tamanho, volume total e distância entre o remetente e o destinatário.

Para calcular o frete dos envios pelos Correios, acesse a página da empresa destinada para calcular preços e prazos tendo as mãos os seguintes dados:

  • CEP de origem e destino do pacote;
  • Altura, largura e comprimento do pacote (cm);
  • Peso aproximado (kg).

Na página, siga os seguintes passos:

  • Preencha os dados e selecione a modalidade de envio que pretende contratar (PAC, Sedex e demais);

 

envios pelos Correios

 

  • Selecione a embalagem que será utilizada (que pode ser uma fornecida pelos próprios Correios ou um embrulho próprio). Clique em “Calcular” e pronto!

 

envios pelos Correios

 

Frete simulado, e para enviar os pacotes?

Para enviar, você vai embalar a encomenda com embrulho próprio ou em uma caixa fornecida pelos Correios, conforme mencionado.

Na caixa devem constar os dados de destinatário e remetente (nome, rua, número, complemento se houver, bairro, UF e CEP). Por fim, lembre-se de emitir a nota fiscal ou declaração de conteúdo e anexá-la do lado de fora da embalagem.

Dirija-se a uma agência dos Correios mais conveniente para você, realize o pagamento e a encomenda estará despachada.

 

Mas atenção: tenha sempre outras opções!

Toda essa praticidade torna-se atrativa para lojistas de e-commerce enviarem suas encomendas. E você sabia que também é possível pagar ainda mais barato fazendo envios pelos Correios? Para isso, você pode utilizar plataformas de gestão de envios como a Kangu.

Essas plataformas permitem fazer a intermediação logística de forma muito mais otimizada com os Correios e diversas transportadoras, sendo possível também realizar a integração da sua loja virtual a fretes mais baratos e direto no checkout.

Como são muitos os fatores que interferem no preço e prazo dos envios pelos Correios, é interessante poder comparar os fretes da estatal, certo? Com a Kangu, você tem a cotação dos Correios e de diversas transportadoras, possibilitando uma comparação de preços de fretes muito mais rápida e fácil. Você pode usar a calculadora virtual da Kangu para simular os fretes dos Correios e transportadoras parceiras.

 

Leia também:

 

Não se esqueça de se inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.