Mesmo enfrentando um cenário de aumento da inflação e de maior cautela dos clientes, o comércio virtual pretende bater seu recorde de vendas online na Black Friday desse ano.

Quando falamos de e-commerce e Black Friday, um dos fatores essenciais para você lojista alcançar o sucesso durante o evento é trabalhar bem a geração de leads para o seu negócio.

Continue lendo e descubra agora um pouco mais sobre como criar e preparar seus conteúdos para geração de leads para a Black Friday.

 

Sobre a Black Friday

Aqui no Brasil, a primeira edição do evento de Black Friday aconteceu no ano de 2010 tendo seu foco voltado para a venda de produtos online. Após o sucesso da data e com imensa aceitação do público, a ação passou a ser aderida por lojas físicas também.

O evento que inaugura a época de compras natalinas e traz consigo diversas ofertas em lojas tanto físicas quanto online.

De acordo com dados da Serasa Experian, 99% dos internautas já ouviram falar da Black Friday e 70% relataram já terem feito compras durante o evento.

Um quesito muito relevante é que o cliente está cada vez mais prevenido e atento. Antes de sair comprando, ele vai buscar a fundo para garantir que não está sendo lesado e nem comprando pela “metade do dobro”.

Por mais que a data esteja ainda mais digital, essa percepção vale também para as lojas físicas. O ideal para o evento é anunciar seus produtos ou serviços com promoções verdadeiras e relevantes.

 

 

Você sabe o que é um lead?

Lead é uma pessoa que, de alguma forma, possui interesse em um produto ou serviço oferecido por você.

Dessa forma, ao contrário de realizar a abordagem desses clientes utilizando técnicas pouco eficientes como, por exemplo, fazendo uma ligação intrusiva.

A comunicação entre cliente e empresa acontece primeiro por parte do visitante que, demonstrou estar atraído por um produto ou serviço oferecidos pela sua empresa.

Um Lead é adquirido quando o usuário fornece suas informações de contato para você, como exemplo:

  • Nome;
  • Email;
  • Telefone;
  • Dentre outros.

 

Essas informações são concebidas a você em troca de algo que tenha valor para o visitante, e pode ser oferecido em seu site, blog, landing page, etc.

Para que o visitante se interesse pela sua oferta, ela precisa apresentar um conteúdo rico, algo específico e relevante para o usuário. Use, por exemplo, um eBook, um template, guia, planilha ou até mesmo uma análise gratuita do seu serviço.

Quando essas informações forem compartilhadas com sua empresa, espontaneamente, esse usuário se tornará um lead do seu negócio.

 

 

Por que a geração de leads é tão importante?

Os leads são fundamentais para o sucesso do seu negócio, isso porque eles são os encarregados por trazer os resultados que toda organização procura.

Alguns dos benefícios ligados a geração de leads são:

  • Crescimento em vendas;
  • Fortalecimento de marca;
  • Expansão da empresa em mercado e territórios.

 

Com a geração de Leads sua empresa pode avaliar o interesse de seus visitantes em suas promoções e ainda entender como estão suas conversões. Se você tem uma boa taxa de conversão significa que seu conteúdo é interessante para a persona do seu negócio.

O processo de compra como conhecemos mudou rapidamente. Os lojistas e as organizações precisam buscar novas maneiras de alcançar o público, atraí-lo e interagir com ele.

Agora que você já sabe o que são os leads, acompanhe as dicas de como criar e preparar seus conteúdos para a geração de leads para a Black Friday!

 

Conteúdos para a geração de leads para a Black Friday!

 

1- Webinars

Webinar é um formato muito utilizado para produção de conteúdo e geração de Leads.

Através do uso de vídeo, os webinars acabam tendo um apelo mais pessoal capaz de aproximar mais o potencial cliente da empresa.

Um ponto positivo quando falamos de webinar é que, o formato possui um custo relativamente baixo, visto que é utilizado apenas um computador, uma câmera e um microfone para realizar a gravação.

Um ponto importante é que, o webinar pode ser exibido tanto gravado quanto vivo. Caso ele seja transmitido ao vivo existe a vantagem de que, é preciso assumir um compromisso de realizar esse webinar, você precisará estar presente no dia e horário marcados, o que inibe a procrastinação.

Além disso, caso você escolha por gravar, ele continuará gerando Leads ao longo do tempo.

 

Aprenda a definir objetivos claros para alcançar suas metas de maneira eficiente.

 

2- Infográficos

Infográficos são excelentes materiais capazes de gerar valor para sua audiência. São modelos visuais do seu conteúdo, misturando imagem e texto, o que torna esse modelo de conteúdo bem eficiente.

Aparenta até ser um pouco complexo em um primeiro momento, mas criar um infográfico atualmente já não exige mais um alto nível técnico e é possível fazer um até mesmo de forma gratuita com o auxílio de algumas ferramentas, basta ter as informações certas e algumas noções de design.

Algumas organizações criam infográficos e disponibilizam gratuitamente no blog. Esse modelo de oferta também é válido.

Um infográfico pode ser também uma estratégia muito eficiente para gerar Leads, oferecer o conteúdo para o visitante em troca das informações dele que você precisa.

 

 

3- Landing page de ofertas

Trabalhar com estratégias de antecipação é bem eficaz quando falamos de datas comemorativas.

Durante a Black Friday é praticamente indispensável trabalhar com o gatilho da Exclusividade.

Todo consumidor gosta de ter acesso a ofertas exclusivas e em primeira mão. Portanto, ele gosta de ter uma vantagem sobre todos os outros consumidores que talvez queiram comprar o mesmo produto que ele.

Por isso, é interessante desenvolver uma landing page exclusiva para que o cliente possa cadastrar seus dados e receber as ofertas de Black Friday exclusivas antecipadamente.

Vale lembrar que o evento acontece na última sexta-feira do mês de novembro, mas você pode aproveitar e liberar promoções exclusivas para os leads cadastrados em sua landing page antes da data.

 

 

4- Ebooks

Oferecer ebooks para os visitantes das suas páginas é outra excelente estratégia para geração de Leads, são modelos de conteúdo que precisam ser ricos em informações relevantes para aquele determinado público.

Um dos pontos positivos desse formato de conteúdo é que permite a você adentrar em determinado assunto e explorá-lo em um nível que provavelmente não seria possível em um artigo de blog, por exemplo.

Um ebook também é um conteúdo que pode ser criado em parceria com outra empresa do mesmo ramo que a sua, dessa forma os esforços são divididos e é possível escrever um conteúdo ainda mais completo e aprofundado.

As pessoas adoram ebooks, pois são objetivos, interativos, não ocupam espaço e podem ser consumidos de qualquer lugar. Além disso, com a popularidade dos tablets e smartphones aumentando, essa preferência vem crescendo cada vez mais.

Portanto, quando falamos em geração de leads, os ebooks são muito úteis e trazem ótimos resultados se forem feitos da forma correta.

Nesse artigo, apresentamos formas eficazes de como pode ser feito a geração de leads para a Black Friday.

Agora, resta a você lojista escolher qual dessas estratégias se encaixa melhor no seu modelo de negócio.

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