A Cyber Monday é a primeira segunda-feira após a Black Friday, onde o varejo online realiza promoções, com ênfase em produtos das áreas de informática e eletrônicos.

 

Claro que isso não quer dizer que você possa aproveitar a data para alguns dos seus produtos também. É hora de pensar estrategicamente e participar desta ação, que faz parte de uma temporada de vendas quente!

 

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre realizar ou não ações nesta data. No entanto, a Cyber Monday vem se mostrando cada vez mais importante, ano após ano, pelo seu alto faturamento e as grandes chances de liquidar os produtos que sobraram da sexta-feira de promoções.

 

Se você quer saber mais sobre o que é a Cyber Monday, quais as expectativas para a data e como aproveitá-la para vender muito, continue lendo o post!

O que é a Cyber Monday?

Seu grande diferencial é que ela acontece exclusivamente online. A segunda-feira cibernética surgiu em 2005, nos Estados Unidos, como uma forma de identificar a 1ª segunda-feira após o Dia de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira de novembro.

 

A data é uma ótima oportunidade de vender aqueles produtos que ainda sobraram da Black Friday, pois a intenção de compra de alguns clientes, principalmente aqueles que estão atrás de um celular, computador, câmeras fotográficas e eletrônicos do tipo, continua alta.

 

Algumas lojas costumam oferecer promoções durante toda a semana, e a campanha acaba virando a “Cyber Week”. Isso tudo possibilita que os consumidores possam aproveitar ainda mais essa onda de descontos e garantir as compras de fim de ano.

 

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A Cyber Monday passou a ser vista como se fosse uma prorrogação da Black Friday, feita para impulsionar ainda mais as vendas no e-commerce. No início, a data era específica para venda de produtos eletrônicos e games. Contudo, após um tempo, lojas virtuais de outros nichos passaram também a adotar essa prática.

Expectativas para a Cyber Monday

Se você está com grandes expectativas para a Black Friday deste ano, saiba que a Cyber Monday também está com promessas altas. Em 2019, de acordo com a Ebit|Nielsen, o varejo online brasileiro faturou R$412 milhões nesta data e, por conta do crescimento do e-commerce durante o isolamento social (Covid-19), as vendas de 2020 prometem ser ainda maiores.

 

As expectativas para a data no Brasil são bem altas, uma vez que seu faturamento em 2019 foi de R$412 milhões, alta de 11% sobre 2018, que foi de R$372 milhões. Os dados também apontam um avanço de 28% no volume de pedidos da Cyber Monday 2019 (966 mil) na comparação com o mesmo dia de 2018 (752 mil), segundo dados da Ebit-Nielsen.

 

Leia também: Lista de ferramentas essenciais para a sua Cyber Monday

 

Em 2018, a Cyber Monday norte-americana quebrou recorde histórico de vendas e faturou US $7,9 bilhões — superando até mesmo as vendas da Black Friday! Observar as tendências em um mercado mais consolidado (como o estadunidense) é vital para quem quer sair na frente da concorrência.

 

Apesar de não ter divulgado números precisos, a Amazon afirmou que a Cyber Monday 2018 foi o dia de maior venda de produtos da história do site. Então fique atento: estar neste marketplace pode alavancar suas vendas ainda mais!

 

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Dicas para aproveitar a Cyber Monday

Faça o planejamento do seu e-commerce

A Cyber Monday é uma grande oportunidade para esgotar (de vez) o estoque do seu e-commerce, por isso, planeje-se com antecedência. Defina tudo antecipadamente, com estratégia e calma, considerando as expectativas de vendas e campanhas da sexta e da segunda-feira.

 

Também é essencial fazer uma pesquisa de mercado para verificar como estão os preços dos seus concorrentes e pensar em como eles seguirão com suas promoções.

Quando começar a divulgar

Em meio a tantos estímulos e informações de descontos, comunicar que o seu e-commerce oferece na Cyber Monday apenas no dia da promoção, não será suficiente. É preciso iniciar a divulgação no período em que os usuários começam a pesquisar por ela.

 

De acordo com dados do Google Trends, as buscas por “Cyber Monday” no Brasil em 2019 começam a aumentar a partir do dia 17 de novembro, intensificam-se de 24 a 30 do mesmo mês, com pico na própria data.

 

Leia também: Como continuar vendendo mesmo após a Black Friday

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

Faça o planejamento das redes sociais

É fundamental criar um calendário de campanhas para que a criação seja feita sempre de forma antecipada e organizada. Com as artes prontas, crie os anúncios de mídia com antecedência e deixe agendadas as campanhas da Cyber Monday.

 

Use ferramentas de automação para facilitar o agendamento das postagens, assim você terá menos uma preocupação no dia. Além disso, lembre-se de usar estratégias de Inbound Marketing.

Estratégias de SEO

Planejar SEO para Cyber Monday deve ser a primeira estratégia a ser feita antes mesmo de qualquer coisa do marketing digital. Isso, por conta do tempo que leva para os buscadores do Google fazerem a indexação e rankeamento das páginas.

 

Faça uma pesquisa de boas palavras-chaves para usar nos seus conteúdos, crie uma landing page para a data, defina produtos em oferta e otimize os Títulos e Meta descriptions. Também comece a usar call to actions (CTAs) e atualize o sitemap!

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

Esteja nos marketplaces também

Se tem alguém que sabe lucrar bem na Cyber Monday, este alguém são os principais vendedores da internet: que em boa parte são marketplaces. Americanas, Submarino, Ponto Frio, MercadoLivre, Walmart, entre outros que permitem a sua entrada por lá.

 

Por isso, chegando a Cyber Monday é fundamental pelo menos estudar algum marketplace para vender na data de promoções!

Otimize o frete da loja virtual

De acordo com a pesquisa E-commerce Trends, mais de 80% dos abandonos de carrinho são causados pelo valor da entrega. Então, otimize o frete da sua loja virtual para evitar que isso ocorra com o seu negócio.

 

Para isso, você pode tentar fazer contratos diferenciados com transportadoras ou contratar um intermediador, por exemplo. Também vale criar cupons de frete grátis!

Invista na Cyber Week

Que tal estender a Cyber Monday do seu e-commerce e oferecer uma semana inteira de descontos? Essa é a proposta por trás da Cyber Week, estratégia amplamente utilizada para prolongar ao máximo o período promocional iniciado com a Black Friday.

 

Certifique-se de aproveitar ao máximo essa grande temporada de vendas!

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Produza uma nova identidade visual

Crie materiais e layouts diferentes especificamente para a campanha da Cyber Monday. Isso porque os consumidores entenderão que são ações diferentes e se interessam em visitar o site novamente para descobrir os novos descontos.

Valorize o senso de urgência

Sabemos que o senso de urgência é um grande aliado do e-commerce. Por isso, aproveite que as promoções da Cyber Monday duram apenas um dia e utilize essa informação a seu favor. Você pode, por exemplo, utilizar cronômetros com contagens regressivas em seu site, Stories do Instagram e e-mails marketing.

 

Pronto, essas são as dicas essenciais para você aproveitar a Cyber Monday para vender online como nunca! Gostou do post? Deixe seu comentário!

 

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