O email marketing tem se mantido há anos como uma das principais ferramentas para uma comunicação mais personalizada com o público. Uma estratégia de email marketing robusta ajuda a entregar conteúdos personalizados, engajar o público e construir relacionamentos duradouros com os clientes.

Enquanto o email marketing continua a entregar resultados, é interessante notar como os assistentes virtuais se tornaram populares. Com os consumidores esperando tudo de forma imediata e atenção personalizada, as empresas estão começando a se voltar mais para o marketing conversacional.

As pessoas usam assistentes virtuais porque esperam respostas rápidas, mas além desse fator do atendimento ao cliente, essas ferramentas ajudam a qualificar leads, otimizar a experiência do usuário e coletar dados importantes. Além disso, assistentes virtuais reduzem gastos e são uma solução com um ótimo custo-benefício.

Email marketing e assistentes virtuais oferecem ótimos resultados, mas a questão é como aproveitar ambos de forma integrada para atingir os objetivos do seu negócio. Então, vamos dar uma olhada em cinco maneiras de combinar essas estratégias para impulsionar o engajamento.

 

Colete endereços de email

Para que seus esforços de email marketing sejam bem-sucedidos, você precisa de uma base de emails qualificada, com pessoas que desejam receber as suas newsletters.

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar sua lista de emails é por meio de um assistente virtual. Eles conseguem atrair a atenção e envolver os visitantes do site. Ao contrário de um formulário em uma landing page ou pop-up, os usuários são mais propensos a responder a assistentes virtuais devido à sua natureza conversacional.

No entanto, você precisa ter uma abordagem adequada. Você não deve pedir aos visitantes o endereço de e-mail assim que acessarem seu site.

É importante estabelecer gatilhos com base nas ações específicas dos visitantes do seu site que indicam interesse. Por exemplo, se alguém está navegando no blog, você pode perguntar se ele está interessado em assinar o seu boletim informativo por email.

Como alternativa, você também pode oferecer incentivos valiosos na forma de eBooks, guias e demos por meio de assistentes virtuais, em troca do endereço de email do visitante.

É importante pedir um endereço quando estiver convencido de que o usuário está realmente envolvido com sua marca, por isso ofereça conteúdos que atraiam a atenção do visitante do seu site e apresentem informações relevantes.

Uma forma de fazer isso é usando recursos visuais, como infográficos que apresentem diversos tipos gráficos, como gráfico de pizza, pictograma e gráfico de linhas para comunicar dados de forma rápida e clara. Veja um exemplo:

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

 

Crie listas de correio segmentadas

Campanhas de email em massa podem ser contraproducentes, pois às vezes consomem recursos, desagradam os que não deveriam estar recebendo determinado conteúdo e pesam negativamente sobre o domínio do seu email. As pessoas desejam receber emails relevantes que atendam às suas necessidades individuais.

É aqui que as listas segmentadas entram em cena. Ao segmentar sua lista de email, você pode entregar os emails certos para a pessoa certa no momento certo. Na verdade, os profissionais de marketing descobriram um aumento de 760% na receita de email de campanhas segmentadas.

Aqui estão algumas maneiras comuns de segmentar sua lista de e-mails:

  • demografia;
  • localização;
  • personas;
  • estágio no funil de vendas;
  • compras anteriores;
  • comportamento do site.

 

A boa notícia é que você pode configurar seu assistente virtual para coletar dados específicos, ajudando a segmentar e qualificar clientes em potencial com base em suas respostas. Assim, você pode aproveitar as informações coletadas para criar campanhas de email personalizadas e direcionadas para impulsionar o engajamento e as conversões.

 

 

Gere leads e faça follow-ups de bate-papos

Os assistentes virtuais estão sempre online, o que significa que, a qualquer momento, eles podem iniciar uma conversa com os visitantes do site, oferecer soluções personalizadas e convertê-los em clientes potenciais.

Um lead é definido como alguém que demonstrou interesse em seu produto ou serviço, assinando seu boletim informativo por email, interagindo com seu site ou mesmo seguindo sua marca nas redes sociais.

Leads são extremamente valiosos porque têm maiores chances de conversão. Portanto, uma vez que o chatbot gere leads, você pode enviar a eles um email que aumente a credibilidade e, ao mesmo tempo, os incentive a agendar uma ligação com sua equipe de vendas.

Você pode incluir partes de conteúdo, como estudos de caso, ou reunir em um infográfico alguns depoimentos de clientes, avaliações positivas ou dicas, como esta abaixo, sobre design thinking.

 

Assistentes virtuais

 

Melhore o atendimento ao cliente

Não há nada mais frustrante para um cliente do que ser colocado em espera ou receber um email automático. De acordo com um estudo, 66% dos consumidores esperam respostas e interações em tempo real – e os assistentes virtuais podem ajudá-lo a conseguir isso.

Estando disponíveis 24 horas, os assistentes virtuais têm a capacidade de oferecer soluções instantâneas e encantar clientes ou clientes em potencial. Isso não é tudo, os assistentes virtuais podem realizar várias tarefas e ter conversas individuais com vários clientes ao mesmo tempo.

É uma boa ideia promover o atendimento dos assistentes virtuais em emails e avisar as pessoas que elas podem obter suporte instantâneo usando a funcionalidade de chat do seu site. Você pode incluir um link para seu assistente virtual em emails de boas-vindas e emails pós-venda.

Outra boa oportunidade é aproveitar os assistentes virtuais para reunir feedback rápido de forma integrada e usar esses dados para melhorar ainda mais a experiência do cliente.

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

Ofereça uma preferência de canal de comunicação

Nem todo mundo gosta de ser bombardeado com emails ou mensagens de texto. Por exemplo, a Geração X pode preferir emails, mas os millennials são mais propensos a se envolver com assistentes virtuais.

Portanto, presumir um canal de comunicação preferencial é um erro, pois acaba irritando alguns clientes. Para evitar tal cenário, você deve apresentar várias opções e perguntar qual é o modo de comunicação de sua preferência.

Isso abre caminho para um relacionamento mais benéfico e garante que seus emails deixem de ser lidos ou sejam enviados para spam.

 

Combine email marketing e assistentes virtuais: conclusão

Há casos em que o email é mais vantajoso. Em outros, a vantagem está com os assistentes virtuais.

Não se precipite em escolher um em detrimento do outro. Combine email e assistentes virtuais usando seus pontos fortes. Isso ajudará você a ampliar sua estratégia de marketing online, alcançar os clientes onde eles estão e proporcionar uma experiência perfeita para o cliente.

 

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