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A taxa de conversão é uma métrica adquirida através da relação dos visitantes do seu site que cumprem um determinado objetivo pré-definido. A meta principal do cálculo da taxa de conversão é entender o resultado real gerado pelas estratégias que estão sendo utilizadas por um negócio.

O que é uma taxa de conversão?

Taxa de Conversão é a relação entre os visitantes do seu site versus aqueles que cumprem um objetivo importante de marketing (de forma que esse objetivo seja a “conversão”.)

Ao criar uma loja virtual, é muito importante que sejam acompanhadas algumas estatísticas, também chamadas métricas, para conseguir administrar melhor suas decisões e estratégias.

A partir desse acompanhamento, podem ser gerados relatórios com os dados mais relevantes para suas necessidades, como por exemplo a taxa de conversão. E é através da detecção de gargalos que poderão ser articuladas melhorias para a loja com um embasamento estatístico.

Hoje falaremos de uma métrica que pode ser obtida ao comparar duas estatísticas do seu site: a taxa de conversão.

O que é conversão?

Antes de entendermos o que é a taxa em si, é importante compreender o que é conversão.

Toda estratégia tem definidos um ou mais objetivos específicos. A conversão é cada vez que o usuário realiza aquela ação desejada dentro daquela página. Por exemplo, no caso de uma seguradora que trabalha com cotações online, conseguir que um possível cliente faça um orçamento pelo site, pode ser uma conversão.

No caso das lojas virtuais, a conversão é geralmente atribuída ao ato da venda, ou ao cadastramento em uma lista.

Conversões são todos o acessos de um site que cumpriram um objetivo pré-determinado, como por exemplo preencher um formulário de contato ou finalizar  uma compra numa loja virtual.

 

Exemplos de conversões:

 

  • Realizar um Pedido na loja virtual
  • Preencher um formulário
  • Baixar um e-book
  • Assinar uma newsletter
  • Acessar página de destino específica

O que é Taxa de Conversão

Taxa de Conversão é a relação entre os visitantes do seu site versus aqueles que cumprem um objetivo importante de marketing (de forma que esse objetivo é a “conversão”).

 

Em uma loja virtual, uma das estatísticas mais importantes é a taxa de conversão. Mas o que isso significa? Ela é uma fórmula utilizada para calcular a frequência com que uma visita em uma determinada loja, se transforma em algo relevante, como o fechamento de uma venda ou uma inscrição em newsletter ou feed.

Como calcular a Taxa de Conversão

A taxa de conversão é calculada em um espaço de tempo predefinido, dividindo-se o número de conversões pelo número de visitantes que acessaram o site naquele intervalo e multiplicando o resultado por 100. Vejamos um exemplo:

A loja virtual ‘X’ obteve 5 mil visitas no mês de outubro. Destes visitantes, 200 concretizaram suas compras.

Taxa de Conversão = Total de Vendas / Visitantes x 100

Taxa de Conversão = 200 / 5000 x 100 = 4%

Neste exemplo, a loja virtual ‘X’ apresentou uma taxa de conversão de 4% no mês de outubro.

Qual a importância disso?

A taxa de conversão é um dos mais importantes indicadores de desempenho que sua loja pode gerar. É uma informação crucial sobre a performance das suas vendas.

Portanto, a taxa de conversão deve ser monitorada ao menos uma vez por mês, para que sejam detectados problemas no menor espaço de tempo possível, e possibilitar assim a realização de todos as modificações necessárias, em busca da otimização da conversão de seu site.

Uma variação negativa na taxa de conversão diz que sua loja está vendendo proporcionalmente menos do que no período anterior. De posse desta informação, o lojista pode tomar as devidas providências, como experimentar mudanças no layout, novas estratégias de marketing ou alocação de recursos para divulgação.

A cada mudança realizada, podem-se comparar as taxas, para verificar qual configuração render melhores resultados. O aprendizado proporcionado por este comportamento, ensina o lojista sobre o seu público, as estratégias mais adequadas para atingí-lo e práticas melhores para gerir seu negócio. Isto se reflete em uma loja melhor e que vende mais!

Queremos saber se você utiliza essa e outras métricas para melhorar suas vendas! Comente e conte-nos!

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Thiago Távora
Gerente de Marketing da empresa iSET. Formado em Gestão de Marketing. Especialista em Marketing DIgital e Mídias Sociais. Atuando como Gerente comercial e Negócios. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Apaixonado por esportes, filmes de ficção científica e amante de música eletrônica.
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