O setor de Beleza, Perfumaria e Saúde compõe 15,2% dos pedidos realizados no primeiro trimestre de 2021, de acordo com o 7° Relatório NeoTrust, sendo o segundo segmento com maior volume de pedidos no e-commerce.

Portanto, a categoria de Beleza, Perfumaria e Saúde lidera o ranking, além de ser a categoria com mais recorrência, tendência que também deve se manter forte em 2022. Todos esses dados são encontrado no último relatório da Neotrust.

O Brasil tem movimentado bilhões de dólares com o crescimento do mercado de maquiagem. Até 2022, a expectativa é que esse setor ultrapasse o marco de US$ 80 bilhões, segundo a empresa de pesquisa de mercado Fact.MR.

Segundo dados do IBGE e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, o crescimento médio do setor de cosméticos nos últimos 20 anos foi de 11,4%.

Todos esses dados animadores mostram como criar uma loja virtual de maquiagem é vantajoso!

Então, sabendo de tudo isso, tenho certeza de que você tem interesse em criar uma loja virtual para vender maquiagem online!

Leia o post até o final e saiba como abrir uma loja de maquiagem online!

 

Crie um plano de negócios para abrir uma loja de maquiagem

O plano de negócios serve para que a empresa tenha uma visão mais ampla sobre si mesma e o mercado no qual está inserida, desse modo fica muito mais claro como criar uma loja virtual.

No plano de negócios, você irá definir de forma mais estratégica, objetiva e racionalmente os assuntos relacionados ao seu negócio, as questões financeiras, recursos humanos, produtos e desenvolvimento em geral.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e produção.

Além disso, deve-se procurar entender melhor o seu público-alvo, concorrentes e muito mais.

 

Principais pontos do Plano de Negócio de uma loja de maquiagem:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem é seu público;
  • O capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

 

principais-pontos-plano-negocios-loja-de-maquiagem

 

 

Documentação necessária para abrir uma loja de maquiagem:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Escolha uma plataforma de e-commerce para criar uma loja virtual

Uma boa plataforma de e-commerce funciona como uma ferramenta para fazer as operações do processo de criar uma loja virtual.

É interessante que uma plataforma também forneça temas gratuitos e possibilite a personalização total da estrutura das lojas virtuais hospedadas, pois isso é essencial para a identidade visual de uma marca.

 

Recursos para priorizar na plataforma de e-commerce da loja de maquiagem:

  • Cadastro de número ilimitado de produtos e clientes;
  • Funcionalidade B2C e B2B, para sua loja de maquiagem vender para atacado e varejo;
  • Checkout transparente, mas prefira aquela que ofereça One Page Checkout, pois assim suas conversões ao criar uma loja virtual serão maiores ;
  • Suporte técnico de qualidade que te ajude a escalar sua loja de maquiagem ;
  • Painel de controle personalizável, completo e fácil de usar;
  • Múltiplos templates personalizáveis e gratuitos;
  • Várias integrações de meios de pagamento e envio, marketplace, gestores, ERPs, e outros.

 

Inclusive, todos esses recursos são ferramentas já existentes na plataforma iSET. Para conhecer todos os nossos recursos, clique aqui!

 

[rock-convert-cta id=”49570″]

 

Tenha uma boa precificação

Com um bom entendimento do mercado e um modelo de negócios fica mais fácil encontrar a melhor precificação dos seus produtos e criar uma loja virtual.

Para ter uma boa precificação na sua loja de maquiagem, você deve levar em conta os seguintes pontos:

  • Satisfação do consumidor: como ajustar o preço ao bolso do cliente;
  • Concorrência: até onde é possível ir numa briga de preços e ainda se manter competitivo;
  • Descontos: entender qual é a sua margem mínima e segura de lucro para não ter prejuízos;
  • Fornecedores: quais são os melhores fornecedores, com preços baixos, produtos de qualidade e confiança;
  • Custo de https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistração: quanto é necessário ter em caixa para manter o negócio funcionando.

 

Defina o seu mix de produtos

As pessoas não gostam de entrar em uma loja de maquiagem online e encontrar apenas 2 ou 3 itens, elas gostam de muita variedade. Além disso, ter um bom e variado mix de produtos na loja de maquiagem pode fazer com que os clientes comprem mais, aumentando seu ticket médio.

Por isso, ao criar uma loja virtual, é preciso definir bem o mix de produtos que será oferecido para os clientes da sua loja de maquiagem.

 

loja de maquiagem
Loja Charmosa Cosmetics

 

E para não investir em mercadorias que não terão saída (ou que não têm a ver com a marca), o ideal é manter o foco no seu nicho e especialidade.

Fazer uma pesquisa e estudo da Curva ABC da sua loja virtual também pode ajudar bastante nessa tarefa. Se você não sabe como usar a Curva ABC, recomendo que leia esse post do nosso blog:

 

É interessante selecionar produtos complementares, que serão úteis para o cliente. Outra ideia é acrescentar itens semelhantes, mas de marcas diferentes, no mesmo leque de opções.

 

Pense na identidade visual da loja de maquiagem

Mesmo antes de criar uma loja virtual e começar a vender online com sua loja de maquiagem, é preciso tomar cuidado para não passar uma impressão de amadorismo para o mercado.

A melhor maneira de evitar isso e criar autoridade e reconhecimento no seu segmento de mercado no e-commerce é definindo a identidade visual da sua loja de maquiagem. O ditado “a primeira impressão é a que fica” é válido quando falamos sobre identidade visual de uma loja de maquiagem.

Diante do alto número de concorrentes no mercado online, causar uma boa impressão com uma identidade visual linda e criar uma cara para a sua marca, é uma solução incrível para destacar-se entre os demais ao criar uma loja virtual.

Defina cores, imagens, padrões, fontes, banners, tudo sobre design! Se quiser, contrate um profissional, um designer pode fazer esse trabalho impecavelmente para você se preocupar apenas com criar uma loja virtual.

 

Crie descrições detalhadas e completas

Se você está pensando em abrir uma loja de maquiagem online, não se esqueça de caprichar nas descrições dos produtos. Assim como as fotos, a forma como os produtos estão descritos podem determinar o sucesso da sua loja virtual.

Nesse caso, é indicado incluir o máximo de detalhes possíveis, tais como:

  • Datas de fabricação;
  • Validade;
  • Cores;
  • Modelo;
  • Marca;
  • Fabricante;
  • País de origem.

 

Por fim, experimente ter uma visão de comprador ao se informar sobre como abrir uma loja online de maquiagem. Isto é, passe as informações necessárias com precisão para que os clientes façam compras tendo a certeza de que estarão satisfeitos com o produto recebido em casa.

 

Capriche nas fotos dos seus produtos

Se você quer criar ou já é dono de uma loja virtual, certamente precisará aprender como tirar boas fotos dos seus itens.

Fotos de qualidade fazem total diferença nas vendas da sua loja, pois é dessa maneira que irá apresentar seus produtos e enaltecer eles para o público. Além de ajudar seu consumidor a ver todos os detalhes do item em que ele está interessado.

Se tratando de uma loja virtual, onde o visitante não tem acesso físico ao que quer comprar, é fundamental que a foto do produto seja capaz de despertar o interesse dele.

Fotos bem feitas podem auxiliar no aumento das suas vendas.

Leia o artigo até o fim e descubra agora como tirar fotos de produtos que realmente convertem em vendas!

 

Tema para sua loja virtual

Utilizar um tema compatível com seus produto é fundamental para proporcionar ao visitante uma experiência completa em sua loja virtual. Pensando nisso, nós da iSET desenvolvemos temas que se encaixam perfeitamente em certos nichos de mercado.

Para você lojista que já vende ou quer vender no mercado de moda, o tema ideal para sua loja é o Sense.

mockup-sense-loja-de-maquiagem-2560x1828

O tema Sense é a união entre delicadeza, charme e sensualidade que sua loja virtual precisa, ideal para vender produtos de moda feminina e acessórios em geral, sex shop, maquiagem e peças íntimas.

Veja todos os temas disponíveis na plataforma iSET.

Gostou das dicas para você criar uma loja virtual de sucesso? Siga os passos desse post para ter muito sucesso com sua loja de maquiagem!

Deixe seu comentário. Boa sorte e boas vendas!

Leia também:

 

Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter! Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio decolar!