Você sabe o quanto o Dia do Consumidor é importante para o seu e-commerce?

O Dia do Consumidor vem se tornando cada vez mais popular no comércio eletrônico, conhecido por alguns como a “Black Friday do primeiro semestre” a data representa o primeiro grande evento do ano para o calendário do e-commerce.

A data tem apresentado resultados tão positivos que os lojistas estão começando a estender o período e transformá-lo na Semana do consumidor.

Conheça mais sobre o Dia do Consumidor e quais as principais tendências para quem quer utilizar a data para aumentar suas vendas em 2022.

 

Como foi criado o Dia do Consumidor?

Realizado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi criado para lembrar a data que o ex-presidente John Kennedy, realizou um depoimento ao congresso abordando alguns dos principais direitos do consumidor, isso no ano de 1962.

Essa citação teve um peso muito grande, pois, tratava-se da primeira vez que alguém que com um cargo tão alto falou abertamente sobre o tema, afetando assim o mercado de maneira geral.

Alguns anos depois, em 1983, o Dia do Consumidor foi reconhecido na mesma data do memorável discurso e, mais de vinte anos após a declaração do ex-presidente, o mercado passou a entender a relevância da experiência de consumo dos clientes.

Aqui no nosso país, o evento ganhou vida no ano de 2014 e vem se popularizando cada vez mais.

 

O Dia do Consumidor no ano passado

De acordo com dados divulgados pela Lett em parceria com a Social Miner e outras empresas, no ano de 2021 os e-commerces faturaram cerca de R$6,3 bilhões entre os dias 2 e 15 de março.

Esse valor representa um crescimento de 85% em relação ao mesmo período do ano passado.

Vale ressaltar que, somente no dia 15 de março, os e-commerces alcançaram o valor de R$592 milhões, cerca de 10% do faturamento total do mês.

Outro ponto curioso sobre os dados divulgados, é que, as redes sociais estão se tornando cada vez mais decisivas para o e-commerce durante o Dia do Consumidor.

Os próprios clientes apontam a influência das redes sociais no e-commerce, conforme a pesquisa, 27% dos consumidores relataram optar pelo Instagram na hora de achar lojas (físicas e online) e 22% utilizam o Facebook na hora de comprar.

 

Qual a relevância do Dia do Consumidor para sua empresa?

É fundamental que os lojistas entendam o valor de atender seus consumidores de forma efetiva o ano inteiro. A experiência do cliente na jornada de compra é um dos fatores primordiais para sua decisão de compra.

 

[rock-convert-cta id=”53012″]

 

Atualmente nos estamos passando por uma evolução no atendimento ao consumidor, isso fica claro quando percebemos que os consumidores preferem comprar de marcas que prestigiam a relação entre cliente e fornecedor.

Da mesma forma sugerida por Kennedy, respeitam pontualmente os direitos do cliente.

Caso o atendimento e o tratamento com o lead não seja satisfatório, são grandes as chances dele desistir da compra, além de difamar a imagem da marca perante ao mercado, através dos seus canais de comunicação, redes sociais, etc.

Atualmente podemos observar que o consumidor está no topo da pirâmide de mercado, fazendo com que ele seja mais afetado por indicações de terceiros do que por anúncios e propagandas.

Nessas condições, o Dia do Consumidor apareceu como uma ótima oportunidade para seu negócio reforçar o comprometimento que tem com a experiência do consumidor, uma data voltada para fazer o cliente se sentir valorizado da forma adequada.

Isso quer dizer que a empresa precisa ultrapassar as ofertas do Dia do Consumidor e se empenhar para criar e cultivar vínculos perenes, sinceros e, consequentemente, mais rentáveis.

Para isso acontecer, é primordial compreender os direitos dos consumidores, visto que, ao descumprir com eles você está gerando uma imagem negativa e descredibilizando sua empresa.

 

As principais tendências para o Dia do Consumidor

Descubra o que o seu cliente procura

Para garantir a satisfação dos consumidores, o primeiro passo é descobrir o que ele procura, a partir disso, você poderá organizar sua loja virtual para prestar um atendimento qualificado.

Realize uma pesquisa de mercado no nicho em que sua marca atua, busque compreender o comportamento do cliente.

É fundamental determinar sua persona, analisar as preferências de consumo dela, seu histórico de compras, dentre outras informações sobre os clientes que podem se atrair pelo seu negócio.

Quanto mais informações você tiver, maior será a eficiência da sua estratégia de ações, campanhas de divulgação, etc.

 

Ofereça promoções e descontos atrativos

Agora que você já analisou os dados necessários para entender os padrões de consumo do seu público, é hora de pensar em ações atrativas para ele.

Após analisar estes dados, você pode oferecer algumas das seguintes condições:

  • Promoções e descontos: essa dica não é novidade para ninguém. Muitos clientes têm o hábito de se planejar financeiramente para datas sazonais contando que os produtos que eles buscam, estarão em promoção. Por isso, utilize o dia do consumidor para suprir essa esperança;
  • Frete grátis: atualmente, diversas lojas virtuais estão oferecendo o frete grátis já como padrão ou perante a condições especiais, como compras acima de um valor estipulado. Portanto, se sua marca não costuma oferecer frete gratuito, a data pode ser ótima para colocar essa estratégia em prática;
  • Cashback: oferecer parte do valor da compra de volta ao cliente é uma excelente maneira de presentear consumidores já fidelizados, que se sentirão motivados a realizar a compra atual e também a realizar outras compras;
  • Condições especiais de pagamento: às vezes, o cliente poder parcelar sem juros faz toda a diferença. Que tal utilizar o dia do consumidor para oferecer meios de pagamento especiais para o evento?

 

[rock-convert-cta id=”52989″]

 

Atendimento omnichannel

O atendimento omnichannel, torna a experiência de compra do cliente mais prática e fluida, favorecendo as vendas por parte das empresas, isso porque, é possível abranger diversos canais de maneira simultânea.

Além disso, esse modelo de atendimento também melhora a agilidade, comodidade e qualidade do processo de atendimento ao consumidor.

Por isso, é essencial que sua marca esteja preparada para suprir essas necessidades. Uma dica muito importante é utilizar a internet para produzir conteúdo e ganhar cada vez mais presença e credibilidade no âmbito digital.

Resumindo, é importante estar presente através de vários pontos de contato, seja nas redes sociais, streaming, sites, canais de comunicação tradicionais, blogs, etc. Lembrando que, é sempre primordial estar ciente sobre quais canais são os mais comuns entre sua persona.

 

Segurança e privacidade

Com o uso ilimitado de dados pessoais e transações cada vez mais digitais, um dos pontos mais importantes para a adequação desse novo cenário de vendas será a segurança oferecida nas transações feitas online.

A LGPD guia o uso de dados dos clientes, da mesma maneira que o código de defesa do consumidor orienta sobre as boas práticas no comércio que se encaixam também no meio digital.

 

[rock-convert-cta id=”52943″]

 

Disponibilizar a documentação referente ao uso de dados e cookies no site, da mesma maneira que os termos de uso e condições de compra e venda durante todo o processo de compra.

Para aproveitar o dia do consumidor é preciso lidar com a data como uma comemoração aos consumidores que compram ou pretendem comprar da sua marca.

Para isso, é recomendado que eles sejam tratados além de simples clientes e oferecer vantagens que ultrapassam a redução dos preços.

Neste artigo você viu algumas dicas e tendências para fazer com que seu dia do consumidor seja muito proveitoso e lucrativo para o seu negócio.

Espero que você tenha gostado das dicas e boas vendas!

Leia também:


Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter! Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio decolar!