Celulares estão entre os maiores aliados de um empreendedor. Uma série de atividades profissionais são facilitadas com o auxílio de um smartphone, estreitando relações com clientes, agilizando processos e permitindo um controle imediato de diferentes operações.

Naturalmente, isso inclui o armazenamento de informações importantes. Embora a segurança delas possa ser configurada pelo próprio usuário com o uso de senhas, o que acontece quando dados valiosos de um negócio são acidentalmente perdidos?

A verdade é que, embora a situação pareça catastrófica, nem tudo está perdido. Para te ajudar, eu trouxe 5 dicas práticas, entre coisas que você deve saber a fim de evitar perder informações do seu negócio e o que pode fazer para recuperá-las caso o pior aconteça.

 

1 – Mantenha a calma

Por um motivo ou outro, aconteceu: os dados que mantinha no celular foram perdidos, incluindo informações preciosas do seu negócio. O primeiro passo, nesses casos, é não se desesperar. O nervosismo vai ser o seu pior inimigo na hora de buscar uma solução.

Qualquer problema se torna maior quando estamos nervosos. Mais ainda, é possível aumentar os danos e eliminar os dados de maneira irreversível, dependendo das soluções aplicadas. Tome um tempo para respirar fundo antes de sair em busca de respostas.

 

[rock-convert-cta id=”52891″]

 

2 – Cheque a lixeira e pastas de itens apagados

As maneiras de realizar a recuperação de dados dependem de uma série de fatores. Quais tipos de arquivos foram apagados? Você ainda está em posse do celular? Qual o sistema operacional usado? Saber responder essas perguntas é essencial para encontrar soluções.

Na maioria dos casos, os dados não são eliminados de imediato. Por isso, uma primeira solução mais simples é checar lixeiras e pastas de itens apagados. Se você acabou de deletar o que está tentando recuperar, as chances são altas de as coisas ainda estarem ao seu alcance.

 

3– Faça um backup dos dados

Essa não é uma solução que ajuda com o problema imediato (os dados perdidos), mas ela irá te salvar de viver esse problema novamente no futuro. Ter uma cópia de tudo o que é importante (especialmente aqueles dados relacionados ao seu negócio) é essencial.

Se possível, programe o celular para que ele realize backups automáticos com alguma frequência. Salvar os dados em dispositivos físicos é uma alternativa, mas a nuvem costuma ser muito mais segura. Fazendo isso, os seus dados sempre estarão a salvo.

 

4 – Tenha cuidado com soluções milagrosas

Uma pesquisa rápida na internet permite que encontremos centenas de programas que proclamam conseguir recuperar dados deletados, mesmo sem terem ideia de quais são as especificidades do seu problema. Para evitar maiores transtornos, é importante ter cuidado.

Desconfie de soluções “mágicas” e que funcionam para quaisquer tipos de problemas. Manter a calma é extremamente importante aqui, porque permite que você consiga discernir entre soluções reais e aquelas que podem acabar lhe causando ainda mais problemas.

 

[rock-convert-cta id=”52964″]

 

5 – Utilize um programa para recuperar seus dados

Como falado anteriormente, a maioria dos dados não desaparece imediatamente após serem deletados. Isso não significa, porém, que eles podem ser recuperados apenas checando a lixeira e tentando reverter processos. Nesses casos, ferramentas externas podem ajudar.

Dentre os programas mais competentes para essa tarefa está o Dr.Fone. Disponível para computadores com os sistemas operacionais Windows e macOS, ele oferece diferentes ferramentas para usuários mobile, incluindo backup, transferência e recuperação de dados.

 

Como usar o Dr.Fone para recuperar os dados do seu negócio?

Se você está buscando como recuperar dados do Android, o Dr.Fone é o programa certo. O primeiro passo é baixá-lo e realizar a instalação. Essa etapa é bastante simples e pode ser feita mesmo por usuários sem muita prática.

Em seguida, execute o programa. Uma janela será aberta, onde estarão listadas todas as ferramentas disponibilizadas pelo Dr.Fone. A que estamos procurando é “recuperação de dados”. Clique no ícone e espere alguns segundos até uma segunda janela aparecer.

Duas opções estarão disponíveis, para a recuperação de dados de um Android ou de um aparelho que utiliza iOS (os iPhones da Apple). Clicando no robozinho verde, você verá novas ferramentas: recuperar dados perdidos no Android, Google Drive e WhatsApp.

Para esse tutorial, escolha “recuperar dados perdidos no Android”. Em seguida, conecte o seu celular ao computador utilizando um cabo USB e aguarde para que o programa reconheça o aparelho. Assim que o celular for identificado, a janela mudará.

 

print-recuperar-dados-dr-fone-800x385

 

A partir disso, você poderá escolher quais dados quer recuperar, entre arquivos de diversos tipos. Faça a sua escolha e clique em “avançar”. O Dr.Fone irá checar os dados que é capaz de recuperar por alguns segundos, e é importante que você não desconecte o celular.

 

dr-iphone-recuperar-dados-800x471

 

Checagem feita, você poderá ver os arquivos que podem ser recuperados. Escolha aqueles que está buscando e clique em “recuperar”.

 

print-dr-iphone-recuperar-dados-800x385

 

print-dr-iphone-recuperar-dados-samsung-800x385

 

E é só isso! Em poucos minutos, seus dados antes perdidos serão salvos no computador!

Recuperar dados perdidos, especialmente aqueles relacionados ao seu negócio, não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com um pouco de calma e a ajuda das ferramentas corretas, você não terá dores de cabeça. Boa sorte!

 

Leia também:

 

Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter! Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio decolar!