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Com estratégias de marketing digital, o resultado de vendas obtido na Black Friday é surpreendente. Muitos e-commerces relatam vender em um único final de semana, o equivalente a um mês inteiro de faturamento.

 

Para potencializar seus resultados nesta data importante, basta saber fazer estratégias de marketing digital corretamente. Neste post, você vai conferir as melhores dicas para montar suas estratégias de marketing digital para a Black Friday do seu e-commerce.

 

Continue lendo!

Prepare o seu espaço no mercado

Muitas empresas investem milhares de reais em suas estratégias para Black Friday e acabam esquecendo do mais simples, a estrutura para que o site suporte receber uma grande quantidade de visitas na data da Black Friday

 

Por isso, certifique-se junto ao seu serviço de hospedagem que o seu plano contratado junto a sua plataforma de e-commerce suporta uma boa carga de visitas. Outro ponto importante é certificar-se que o funcionamento do seu site esteja 100% estável e funcional. Ou seja, verifique se não existem links quebrados, imagens que não carregam e o mais importante, que o sistema de compra está funcionando perfeitamente.

 

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Planeje suas promoções

Quando a Black Friday surgiu no Brasil, muitos varejistas com más intenções maquiaram os preços para que eles parecessem menores durante a data, criando a famosa “Black Fraude”. O que acontece é que cada vez mais as pessoas estão atentas ao que é “maquiado” e ao que é realmente um bom desconto. 

 

Por isso, não tente enganar as pessoas, ofereça realmente descontos incríveis e suas vendas serão um sucesso! Fazer isso pode acabar com a reputação da sua loja virtual e prejudicar o seu negócio não só na Black Friday, mas em outros eventos também!

Ofereça uma experiência diferenciada

Você com certeza já tem alguns clientes fidelizados, aquela audiência que sempre volta para comprar com você, certo? Então, por que não conceder a eles um desconto ainda melhor do que aquele que será oferecido para quem nunca comprou nada de você?

 

Aproveite a Black Friday para dar um mega desconto as pessoas que fazem parte da sua lista de e-mails ou para aquelas que curtiram sua fanpage, por exemplo.

 

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Em outras palavras, se você vai dar 50% de desconto para o público geral, ofereça 60% ou até mesmo 70% para aqueles que já confiam em você, para aqueles que já foram ou são seus clientes.

 

Essa pequena ação pode fortalecer ainda mais seu relacionamento com seus clientes e ainda incentivar aquelas pessoas que ainda não foram finalizadas!

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Invista em Anúncios Patrocinados

O Google Adwords e o Facebook Ads podem te ajudar bastante na Black Friday. Se você tem uma fanpage, promova suas ofertas e descontos para as pessoas que curtiram sua página. A disputa no leilão no AdWords certamente estará alta, mas se você souber trabalhar bem as palavras-chave que utilizará para anunciar no Google, é possível conseguir um bom ROI. 

 

Use a criatividade na hora de criar suas campanhas de anúncios e otimize-as, descartando os anúncios que não geram resultado. Posts patrocinados no Twitter também podem trazer bons resultados, uma vez que durante a Black Friday, muitas pessoas fazem uso de hashtags para encontrar descontos, por isso, faça o teste!

 

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Aumente e aqueça sua lista de e-mails

Nós sabemos que o e-mail é um aliado muito forte para as vendas, por isso que tal aumentar sua lista e promover o engajamento através dela? 

 

Para isso, ofereça conteúdo de qualidade para as pessoas que assinaram sua newsletter e comunique a elas que você está preparando ofertas incríveis para a Black Friday 2020. Todo brasileiro ama descontos, por isso, aproveite da força que a data oferece, converse com sua audiência e arrase nas vendas!

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

Incentive a criação de lista de desejos

Comece já a pedir para as pessoas criarem listas de desejos na sua loja virtual. Se você tem um e-commerce, essa é uma estratégia matadora! 

 

Funciona assim: elas colocam na lista todos os produtos que elas comprariam, caso existisse um bom desconto na hora da compra. Dias antes da Black Friday, você verifica na base de dados quais foram os produtos “mais desejados” e oferece um bom desconto justamente nesses produtos. Por fim, no dia da Black Friday você envia um e-mail, informando à pessoa que um dos produtos da lista de desejos dela está com desconto. 

 

É venda na certa! Gostou?

Atenda pelo WhatsApp

Dependendo do tamanho da sua loja virtual, é possível também potencializar seus resultados fazendo vendas pelo WhatsApp. Nós sabemos que praticamente todos os brasileiros têm acesso a esse aplicativo e certamente sua audiência ficará muito confortável tendo mais esse canal de comunicação, para tirar eventuais dúvidas que precedem o momento de compra. 

 

Verifique se sua plataforma de e-commerce integra com serviços de chat online que integram com o Whatsapp para priorizar o atendimento mais organizado e eficiente. Explore esse recurso e maximize suas vendas!

Use o contador regressivo de promoção

Você já reparou que nós tendemos a tomar uma ação rápida quando temos pouco tempo para decidir? É o que chamamos de gatilho da escassez! Essa é uma estratégia que você pode utilizar na Black Friday, uma vez que o ponto alto das vendas é no dia mesmo. Se possível, implemente um contador regressivo de promoção.

 

Um widget de contagem regressiva pode ser uma maneira divertida de aumentar o clima de fim de ano e também motivar os compradores a agir! É uma ótima forma de criar o senso de urgência nos seus clientes e fazê-los tomar a decisão de compra mais facilmente!

 

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Descubra aqui como montar uma estratégia de marketing online vencedora!

 

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